–:–:–
Conecte-se conosco

Médico e três enfermeiras viram réus por morte de menino no Paraná

Promotoria aponta negligência em hospital após vítima de quatro anos testar positivo para o vírus da gripe

44 visualizações
Médico e enfermeiras são denunciados por morte de criança de 4 anos no Paraná

O Ministério Público do Paraná (MPPR) denunciou um médico, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem por homicídio culposo após a morte de uma criança de quatro anos em um hospital de Joaquim Távora, no Norte Pioneiro. O caso ocorreu em junho de 2026.

Homicídio culposo e agravantes na Justiça Segundo a denúncia, a criança chegou à unidade hospitalar com sintomas gripais e permaneceu em observação durante a noite. Para o Ministério Público, os quatro profissionais deixaram de adotar medidas necessárias e de garantir o acompanhamento contínuo do paciente, que morreu na manhã seguinte. O resultado do exame foi positivo para influenza.

Os quatro profissionais foram denunciados por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O MPPR também pediu o aumento da pena pela suposta inobservância de regras técnicas da profissão.

Pedidos de reparação e investigações paralelas A Promotoria de Justiça solicitou ainda que a Justiça estabeleça um valor mínimo de indenização para reparar os danos causados aos familiares da criança.

Além da investigação criminal, o Ministério Público apura problemas estruturais e organizacionais no atendimento hospitalar.

Irregularidades estruturais na unidade Entre as falhas apontadas estão a presença de apenas um médico clínico geral no plantão, sem retaguarda pediátrica, e a falta de protocolos específicos para urgências envolvendo crianças.

O procedimento também investiga a ausência de reavaliações médicas periódicas de pacientes em observação, problemas na classificação de risco durante a triagem e falta de procedimentos formais para comunicar e transferir crianças em estado grave.

Outros pontos apurados incluem falhas nos registros médicos e de enfermagem e a possibilidade de alteração de informações no sistema eletrônico de prontuários.

Mais em Paraná

Ver tudo →