As enchentes provocadas pelo transbordamento dos rios Taquari e Caí alcançaram o nível máximo nos vales gaúchos. A situação crítica ocorreu após o rápido e intenso crescimento das águas ao longo da última segunda-feira (21).
Impacto das chuvas na Serra
O cenário de alerta foi intensificado pelos volumes expressivos de precipitação acumulados nas regiões da Serra e dos Campos de Cima da Serra. Nestas localidades, os temporais despejaram marcas de até 200 mm de chuva, sobrecarregando os leitos fluviais.
Avanço em direção à capital
Com a estabilização e a retração gradual dos rios nos vales, a atenção das autoridades de Defesa Civil e dos moradores agora se volta inteiramente para a bacia hidrográfica do lago Guaíba.
A previsão meteorológica e hidrológica indica que a massa d’água acumulada nos afluentes superiores seguirá o fluxo natural, resultando inevitavelmente em uma nova enchente e elevação expressiva do nível em Porto Alegre nos próximos dias.








