–:–:–
Conecte-se conosco

Temporal no sul: paraná concentra maior risco de tempestades

Frente de instabilidade traz rajadas de vento, granizo e volumes expressivos a partir desta quarta-feira em três estados

39 visualizações
Temporais e chuva forte ameaçam a região Sul nos próximos dias; Paraná concentra principal preocupação

Após um período de tempo firme, a região Sul do Brasil se prepara para uma mudança drástica nas condições atmosféricas a partir desta quarta-feira (21). A instabilidade começa de forma gradual, mas ganha força generalizada na quinta-feira (22), elevando significativamente o alerta para tempestades severas, principalmente em território paranaense.

Sistemas meteorológicos provocam tempestades

A reviravolta climática é motivada pela interação de diferentes fenômenos no Centro-Sul da América do Sul. Segundo informações divulgadas pelo portal Climatempo, o cenário favorece o desenvolvimento de nuvens carregadas, associadas a rajadas intensas de vento, pancadas volumosas de chuva e episódios isolados de granizo.

O principal motor dessa instabilidade é o aprofundamento de um centro de baixa pressão atmosférica que atua sobre o Paraguai. Esse fator se une ao suporte de ventos fortes em camadas elevadas da atmosfera e à presença de um cavado meteorológico próximo ao Sudeste, criando o ambiente perfeito para a expansão das tempestades.

Paraná em alerta máximo para chuvas intensas

Dentro do panorama regional, o estado paranaense surge como o principal ponto de atenção para os meteorologistas. O maior risco concentra-se na região Centro-Oeste do estado, onde os modelos apontam para potenciais volumes elevados de precipitação ao longo de quinta-feira (22).

Apesar de existirem divergências entre as projeções numéricas quanto à distribuição exata da chuva, o estado lidera as estatísticas de vulnerabilidade para temporais abrangentes. No caso de Curitiba, a exatidão sobre a severidade do temporal ainda depende de novas rodadas de dados nas próximas horas.

Impactos previstos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Em território gaúcho, as alterações começam já na quarta-feira (21), atingindo inicialmente zonas do Oeste, Noroeste e Norte com acumulados previstos entre 10 e 40 milímetros. No dia seguinte, a instabilidade ganha o centro do estado, podendo somar até 50 milímetros de chuva e registrar queda de granizo em pontos isolados.

Enquanto isso, Santa Catarina também acompanha o avanço da frente instável a partir de quarta-feira. Contudo, os meteorologistas destacam que a precisão sobre os volumes exatos e as cidades mais atingidas no solo catarinense dependerá do monitoramento das próximas atualizações do tempo.

Mais em Paraná

Ver tudo →