–:–:–
Conecte-se conosco

Alta das fibras naturais impulsiona o retorno do cultivo de algodão no Paraná

Produtores rurais apostam na cotonicultura e na rotação de culturas para reconquistar espaço histórico no mercado global de pluma.

43 visualizações
Fibras naturais em alta abrem portas para algodão do Paraná

Impulsionado pela forte valorização das fibras naturais no mercado internacional, o produtor Ricardo Padulla, de Santo Inácio, no Norte paranaense, decidiu arrendar uma área de 35 hectares para investir na cotonicultura. O plantio na região está programado para ocorrer durante a primeira quinzena de novembro.

Vantagens agronômicas e mercado global

A escolha do agricultor foi motivada não apenas pelos preços atrativos, mas também pela resiliência da planta frente às condições climáticas adversas e características do solo da região.

“É uma cultura que se adapta bem ao solo de arenito e que tolera as adversidades climáticas que a gente tem, como os veranicos. Então, acredito que o algodão se adapte até melhor do que a soja na nossa região. E como é uma cadeia bem-organizada, resolvi apostar”, conta o produtor.

O otimismo do agricultor encontra respaldo nos números da economia agrícola. O Brasil consolidou sua posição como o maior exportador mundial de algodão, com projeção da consultoria Agroconsult para alcançar mais de 4 milhões de toneladas de pluma na safra 2025/26, estabelecendo um recorde histórico.

Sustentabilidade e o problema dos microplásticos

Esse avanço na produtividade caminha lado a lado com a crescente preocupação de cientistas e consumidores em relação à sustentabilidade ambiental. Enquanto tecidos sintéticos como poliéster e nylon liberam partículas poluentes nos oceanos — sendo responsáveis por cerca de 35% dos microplásticos marinhos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) —, as fibras naturais ganham espaço como alternativas ecológicas.

Pesquisas indicam que a ingestão de microplásticos por meio da água, do ar e dos alimentos impacta a saúde humana, com potenciais alterações hormonais e celulares. Representantes de entidades ambientais apontam que a solução exige mudanças sistêmicas na indústria e na agricultura.

“Quando nós olhamos as evidências e os estudos científicos, a dimensão do problema é sistêmica. Então, a solução também precisa ser sistêmica. O agronegócio pode ter um papel relevante se colocar como alternativa alguns produtos”, disse Michel Rodrigues dos Santos, gerente de Políticas Públicas e Advocacy do WWF-Brasil, durante o 15º Congresso Brasileiro do Algodão, em Belo Horizonte (MG).

Histórico e apoio técnico no estado

Para aproximar os agricultores paranaenses das novas tendências, o Sistema FAEP e a Associação dos Cotonicultores Paranaenses (Acopar) organizaram uma comitiva com 20 produtores para o evento nacional. O presidente da Acopar, Almir Montecelli, destaca que a preferência por materiais naturais é um movimento consolidado no cotidiano das famílias.

“Esse problema do microplásticos já é conhecido há algum tempo. Médicos e mães sabem muito disso. Toda mãe sabe a importância de colocar uma roupa de algodão num bebê”, aponta.

O cenário atual representa uma oportunidade de resgate para o Paraná, que há cerca de 35 anos, na safra 1991/92, liderava a produção nacional com 709 mil hectares cultivados — o equivalente a 36% da área do país. Na época, a expansão da cultura da soja, a crise econômica e a praga do bicudo-do-algodoeiro provocaram uma forte retração, reduzindo a área atual para apenas 1,7 mil hectares.

Diante desse desafio, dirigentes e líderes rurais defendem a retomada da atividade com o suporte de novas tecnologias e manejo adequado.

“O Paraná pode aproveitar essa oportunidade para se restabelecer na produção de algodão, por ser extremamente diversificado na produção rural e por já ter sido o maior produtor de algodão do Brasil. Temos uma oportunidade boa de voltar a trabalhar com essa cultura”, afirma José Antônio Borghi, presidente do Sindicato Rural de Maringá.

Ágide Eduardo Meneguette, presidente do Sistema FAEP, reforça que o momento é propício para reposicionar o setor produtivo paranaense no cenário internacional.

“A busca por fibras naturais e o debate sobre a sustentabilidade abrem uma janela de oportunidade para o Paraná. O algodão já teve um papel histórico no nosso Estado e, hoje, com tecnologia, assistência técnica e organização da cadeia, temos todas as condições de reconquistar esse espaço e agregar ainda mais valor à produção paranaense”, avalia.

Rotação de culturas e ganhos de produtividade

Além dos benefícios ambientais, o cultivo de algodão intercalado com outras lavouras, como soja, milho e trigo, ajuda a controlar pragas, doenças e otimiza a absorção de nutrientes pelo solo.

“A cultura do algodão apresenta diversas vantagens para o produtor rural. Quem começa a plantar passa a produzir também mais soja e milho após a rotação”, afirma Wilson Paes, consultor da Acopar e ex-pesquisador do antigo Iapar.

Segundo o especialista, os reflexos positivos também aparecem no volume colhido das safras seguintes:

“Após uma lavoura de algodão, a produtividade da soja tende a aumentar até 20%. Então, podemos dizer que o algodão aumenta a lucratividade do produtor de soja”, diz. “Muitos agricultores têm dificuldade em ingressar no algodão porque é uma cultura mais técnica, de ciclo mais longo, então exige mais de atenção, avaliação da lavoura e monitoramento de pragas para ter sucesso. Mas aí entra a Acopar, que oferece o corpo técnico para assistir os produtores”, afirma Paes.

Produtores como Getulio Frederico Neto, de Ibiporã, já colhem frutos positivos dessa parceria no manejo agrícola em rotação com o trigo, enquanto Borghi expandiu sua área plantada de 20 para 100 hectares ao longo de três safras.

“É uma alternativa interessante para a rotação de cultura”, avalia. “Além disso, contribui para a versatilidade da produção. Quanto mais você diversifica, mais mitiga risco e agrega alternativas de rendimento à atividade rural”, conclui.

Mais em Paraná

Ver tudo →