–:–:–
Conecte-se conosco

Denise Pires de Carvalho é a primeira brasileira na vice-direção da Unesco

Presidenta da Capes assumirá a Diretoria-Geral de Ciências da organização internacional nos próximos dias.

27 visualizações
Presidenta da Capes será primeira brasileira vice-diretora da Unesco

A cientista brasileira Denise Pires de Carvalho assumirá em breve o posto de vice-diretora-geral de ciências da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Trata-se de um marco histórico, pois é a primeira vez que o Brasil ocupa esta posição desde a fundação da ONU em 1945.

O processo de escolha Para oficializar a indicação, a Unesco ressaltou a trajetória da pesquisadora em gestão, liderança e avaliação de programas voltados à cooperação científica global. A instituição pontuou que o trabalho dela “abordou dimensões sociais da ciência, incluindo acesso equitativo, igualdade de gênero e governança institucional inclusiva”.

Atualmente no comando da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a gestora ressalta que levará para a agência internacional a mesma perspectiva adotada pelo país recentemente, focada no fortalecimento multilateral e em pesquisas centradas na população.

“Nesses últimos três anos, o que o Brasil fez, a Capes fez, foi defender a interação sul-sul no nível da pós-graduação, internacionalizar cada vez mais os programas de pós-graduação do país, interagindo com a América Latina e o Caribe, com os países da África, para além de toda a cooperação que nós já fazíamos”, disse.

Visão sobre o desenvolvimento nacional A futura dirigente reforça a relevância do conhecimento científico para alavancar nações em situação de vulnerabilidade, frisando que o progresso brasileiro depende diretamente desse setor.

“Quem nega a ciência, nega o desenvolvimento da nação. Não há país independente sem universidades. Não há país independente sem ciência. E o Brasil começou muito tardiamente esse processo de verdadeira independência. Todos os países mais desenvolvidos do mundo são mais desenvolvidos porque investiram em ciência”, disse.

Escopo da diretoria Cabe ao setor de ciências da organização impulsionar parcerias acadêmicas globais e executar iniciativas da ONU ligadas aos campos das ciências naturais, sociais e humanas, o que engloba diretrizes globais sobre a ética na inteligência artificial.

Reação oficial e perfil O Ministério de Relações Exteriores do Brasil (MRE) celebrou a escolha e pontuou que a presença da brasileira “contribuirá para fortalecimento das ciências e do seu papel na promoção da paz, da equidade, da sustentabilidade e do desenvolvimento humano”.

Formada em medicina e com pós-graduação stricto sensu pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona biofísica, Denise fez história em 2019 ao se tornar a primeira reitora mulher da instituição carioca.

Sua trajetória na gestão pública inclui passagens como Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) entre 2023 e 2024, antes de liderar a Capes a partir de fevereiro do ano passado. No exterior, ela comanda o Conselho Científico do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), na França, além de integrar diversas frentes de cooperação científica ao redor do planeta.

Mais em Mundo

Ver tudo →