O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia sua agenda oficial em Nova York nesta segunda-feira com uma série de encontros estratégicos com lideranças progressistas internacionais, antecedendo o seu tradicional discurso na abertura da 81 Assembleia Geral das Nações Unidas, marcado para a manhã de terça-feira.
Agenda internacional corrida A passagem do chefe de Estado brasileiro por solo norte-americano será rápida, com retorno ao Brasil programado logo após o compromisso na ONU devido aos desdobramentos da campanha eleitoral em curso.
Antes de subir à tribuna da organização internacional para abordar temas centrais de soberania, Lula reservou espaço em sua agenda para conversar com o senador americano Bernie Sanders e com o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, ambos conhecidos por suas posturas de oposição ao governo de Donald Trump.
Conexões com a esquerda global A escolha dos interlocutores evidencia o alinhamento político da comitiva brasileira. Além de Sanders e Mamdani, o presidente brasileiro também se reúne com o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, consolidando parcerias com importantes nomes da esquerda regional e global.
Enquanto o encontro com Mamdani foi solicitado diretamente pelo prefeito municipal para debater pautas urbanas e sociais, a conversa com Sanders reforça o diálogo com a ala progressista do Congresso dos Estados Unidos, focando em temas que vão desde desigualdade econômica até novas tecnologias.
Relação com Washington Apesar de estarem na mesma cidade, não há previsão de uma reunião bilateral formal entre Lula e Donald Trump durante o evento, embora aliados não descartem a possibilidade de um cumprimento informal nos bastidores, visto que a relação entre os governos tem alternado momentos de diálogo comercial e atritos políticos recentes.








