–:–:–
Conecte-se conosco

Feira em Fortaleza defende políticas sobre drogas com justiça social

Especialistas e ativistas reunidos no Ceará criticam o atual modelo de segurança pública e a criminalização da cannabis no Brasil.

31 visualizações
Feira em Fortaleza defende políticas sobre drogas com justiça social

Participantes da segunda edição da feira Febre de Arte, realizada em Fortaleza, fizeram um apelo para que a população eleja candidatos comprometidos com o avanço de políticas sobre drogas alinhadas à justiça social.

Debate no Centro Dragão do Mar O Anfiteatro Sérgio Motta, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, foi palco de discussões onde especialistas enfatizaram a importância de votar em representantes que compreendam profundamente o tema. A proposta é viabilizar medidas práticas que atendam de forma efetiva às demandas da sociedade.

A médica de família e comunidade Magda Almeida, docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), apontou falhas na abordagem tradicional sobre o assunto durante sua palestra.

“Há uma posição ideológica de se reduzir tudo à ideia de que ‘maconha faz mal’.”

Impactos do uso de medicamentos e panorama da cannabis A especialista destacou que a população negra e empobrecida é a principal afetada pela chamada “guerra às drogas” no país. Em sua rotina de atendimento, ela relata observar o uso frequente de pregabalina — fármaco receitado para ansiedade, epilepsia e fibromialgia, condições que poderiam ser tratadas com cannabis. De tarja vermelha, o remédio pode causar efeitos colaterais graves, como alucinações, pensamentos suicidas e síndrome de abstinência.

Dados da Blis Data mostram que mulheres mais velhas e empregadas lideram o consumo de cannabis medicinal importada no Brasil, buscando alívio para dores crônicas e distúrbios do sono. Além disso, o 3º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad III) aponta que a maconha é o entorpecente ilícito mais consumido no país, com o uso dobrando entre adultos e adolescentes na última década.

A médica também criticou a padronização de doses pela indústria farmacêutica.

“Existe uma máxima, que é ‘comece lento e continue lento’, que é quebrada pela indústria.”

“Cannabis não serve para tudo. Nenhum remédio serve para tudo”, disse.

Consequências sociais e o custo do encarceramento Outro ponto central nos painéis foi a relação entre a seletividade policial, o encarceramento em massa da população negra e o crescimento de facções criminosas. Dados recentes do Datafolha indicam que quatro em cada dez brasileiros vivem sob a influência dessas organizações.

O advogado criminalista Italo Coelho traçou um paralelo histórico entre a repressão à capoeira, ao samba e à cannabis, criticando as contradições do mercado atual.

“A indústria tem agora todo o direito de vender, nas farmácias, maconha enquanto pessoas são presas por causa de um baseado e ainda consideradas traficantes”, acrescenta Coelho, que é militante no Ceará Saúde Livre.

Tamára Silva, da coordenação da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa), apontou que a resposta estatal limita-se à repressão.

“A gente está vivendo isso há mais de 100 anos. Acompanha cada vez mais o narcotráfico faturando bilhões, vendo a nossa juventude sendo aliciada, a nossa cidade sendo territorializada por essas organizações criminosas, essas facções, definida a partir da lógica da violência.”

A mediadora Bianca Cardial reforçou que prisões por porte de pequenas quantidades continuam ocorrendo durante a realização do evento. Relatórios apontam que o impacto financeiro para as famílias manterem parentes no sistema carcerário consome cerca de 70% de um salário mínimo. O Ipea estima ainda que os custos com homicídios ligados à proibição alcancem R$ 50 bilhões anuais no Brasil.

Organização e parcerias da feira O evento foi idealizado pela Agência Liamba 360° em conjunto com a Adapta Associação Canábica, contando nesta edição com a parceria da Auê Feira e um espaço voltado para associações nordestinas de acolhimento a pacientes de cannabis medicinal.

Mais em Saúde

Ver tudo →