Ligue-se a nós

Paranaguá

Prefeito cria Super Secretários

Semana começa com a notícia da fusão de Secretarias em Paranaguá

Publicado

no

Paranaguá, PR
Agora Litoral

A polêmica autorização da Câmara de Vereadores para que o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, pudesse decidir sozinho todo o assunto ligado à fusão ou extinção de Secretarias Municipais – chamada popularmente de “cheque em branco” – já está surtindo efeitos. Através do Decreto nº 243, publicado nesta sexta-feira (17), o Prefeito extinguiu quatro Secretarias e as anexou a outras.

A correta decisão de extinguir algumas Secretarias sob alegação de economizar até R$ 1 milhão poderia até ser entendida como normal, porém nos bastidores comenta-se que Marcelo Roque teria levado em conta também outros interesses, entre eles o de afastar do governo pessoas ligadas a alguns desafetos políticos e de conceder superpoderes para outros aliados e para o filho, Brayan Roque.

A partir de agora, a Secretária de Governo, Luciana Costa, responderá ainda pela extinta Ouvidoria Geral; o Secretário de Recursos Humanos, Odair José Pereira, será responsável igualmente pela extinta Secretaria de Administração; o Secretário de Serviços Urbanos, Cleomir Maia dos Santos, responderá também pelos assuntos que eram de competência da Secretaria Regional da Ilha dos Valadares; e o Secretário Brayan Roque estará à frente da recém criada Secretaria Municipal de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais.

Com as fusões, Marcelo Roque tira do primeiro escalão da Prefeitura nomes de peso como o do experiente João Mendes Filho – que foi Secretário do pai dele por oito anos, vereador por um mandato, Secretário de Mário Roque novamente por mais seis meses e integrante da equipe de transição –; Regina Nakamori – que já respondeu pela Secretaria de Segurança no governo anterior –; e Maurício do Rosário Assunção, que desenvolvia um trabalho considerado exemplar na hoje extinta Secretaria Regional do Valadares.

BASTIDORES

Maurício Assunção teria sido defenestrado do primeiro escalão por conta de um desentendimento entre o Prefeito e o vereador Jozias da Negui, responsável pela indicação de Maurício Assunção para aquela Secretaria. Há pouco tempo, Marcelo e Jozias teriam se estranhado no gabinete do Prefeito, e o bate-boca só não chegou às vias de fato por intervenção dos Guardas Municipais à paisana que fazem a segurança de Marcelo Roque.

O Prefeito teria, inclusive, tentado agredir fisicamente o Vereador. O vice-prefeito Arnaldo Maranhão Júnior e os vereadores Edu e Tucano teriam testemunhado o incidente, que foi comentado nos bastidores por outras pessoas que estavam no primeiro andar do Palácio São José e que chegaram a se assustar com a gritaria das duas autoridades.

Extraoficialmente, sabe-se que a amizade de Marcelo e Jozias teria sido desfeita por conta de uma fofoca (feita por outra autoridade municipal). Marcelo teria sido informado que Jozias teria desejado a morte do pai dele, Mário Roque, quando este foi hospitalizado, em 2013.

Tudo porque o Vereador estaria torcendo para que o então vice de Roque, Edison Kersten, assumisse a chefia do Executivo parnanguara para ter mais poder. Jozias e Kersten têm ligações familiares. O (hoje falecido) filho do vereador era casado com a filha do sucessor de Roque na Prefeitura.

A fúria de Marcelo Roque teria vindo à tona quando Jozias teria dito que ele estava equivocado e que precisaria “se tratar”, por estar imaginando coisas ou acreditando em futricas de terceiros, já que sempre foi amigo do pai dele e muito ajudou Marcelo na mais recente campanha eleitoral.

Jozias teria lembrado também o Prefeito que foi um dos responsáveis pela eleição do irmão dele, Marquinhos Roque, para a presidência da Câmara – acordo feito junto com os vereadores Edu e Tucano no escritório de Jozias na manhã que antecedeu a posse e eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Paranaguá – reunião que Marcelo e Maranhão também participaram.

O argumento não adiantou. O destempero do atual Prefeito de Paranaguá teria feito com que ele partisse pra cima do Vereador e tentasse agredi-lo, só não conseguindo graças à intervenção dos seguranças de Marcelo que estavam de plantão na porta do gabinete. Desde o incidente, Jozias não mais vota com a base de apoio de Marcelo na Câmara.

Furioso, Marcelo Roque teria tentado agredir o vereador Jozias da Negui

EXEMPLO

Por último, ao fundir algumas Secretarias, Marcelo Roque estaria repetindo a forma de agir do seu pai, que lhe transformou em Super Secretário em 2013 ao lhe passar a responsabilidade de responder pelas Secretarias de Meio Ambiente e Segurança. Através do Decreto 243, Marcelo Roque igualmente transformou o filho, Brayan Roque, em Super Secretário.

A partir de hoje, o jovem e poderoso Secretário, entre outras funções, vai liderar as pautas com os sindicatos dos trabalhadores e patronais e ainda elaborar e gerenciar tratativas para instalar empresas em Paranaguá. Com os novos poderes, Brayan Roque também será responsável por acelerar os processos ambientais.

Veja quem foi exonerado:

Paranaguá

Menor confessa que iria praticar assalto ao ser flagrado pela PM com réplica de pistola

Foi na noite de quinta-feira, na Vila Guarani

Publicado

no

Por

Em Paranaguá, um adolescente de 14 anos foi apreendido pela Polícia Militar na noite de quinta-feira, 18, com uma réplica de pistola. Ao ser abordado, ele confessou que iria usar o simulacro para praticar assaltos.

Conforme a ocorrência, por volta das 20h40, policiais militares de Rádio Patrulha estava em policiamento ostensivo pela Vila Guarani, quando, nas adjacências de um local onde havia ocorrido um homicídio na semana anterior, se deparou com dois indivíduos em uma bicicleta, sendo visualizado que um deles apresentava um volume suspeito em sua cintura.

Diante da situação, a equipe policial realizou a abordagem da dupla, verificando que um dos suspeitos era um adolescente de 14 anos, e que o outro tinha 18.

Durante a ação, foi localizada com o menor a réplica de pistola, a qual deveria possuir ponta com coloração laranja indicando simulacro, mas que tinha sido suprimida. Com o outro abordado nada de ilícito foi localizado.

Ao ser indagado do motivo de estar portando o simulacro, o adolescente relatou que pretendia utilizar para realizar ameaças e assaltos pela região. Ele ainda disse que estava com uma dívida e que precisava “levantar” um dinheiro para pagá-la.

Diante dos fatos, a equipe policial encaminhou os envolvidos à Delegacia Cidadã de Paranaguá, bem como, acionou o Conselho Tutelar para serem tomadas as devidas providências.

VEJA TAMBÉM

Idoso de 70 anos é preso em Matinhos condenado por estuprar a enteada

Continuar Lendo

Paranaguá

Homem é preso duas vezes no mesmo dia por ameaçar e perseguir a ex-mulher

Situação ocorreu no Jardim Eldorado; ele não aceitaria o fim da relação.

Publicado

no

Por

Um homem de 31 anos foi preso pela Guarda Civil Municipal, na tarde de quinta-feira (11), acusado de ameaçar e perseguir sua ex-companheira em Paranaguá. Ele já tinha sido detido pela manhã, pelo mesmo motivo.

Patrulha Maria da Penha atendeu a ocorrência

Tudo começou por volta das 17h10, quando agentes da Patrulha Maria da Penha da GCM foram acionadas pela Central de Comando Operacional (CCO), para averiguar uma situação de violência doméstica no bairro Jardim Eldorado.

Ao chegarem no local, que é o trabalho da vítima, a solicitante, de 25 anos, relatou que seu ex-companheiro havia proferido ameaças e xingamentos, mas que ele acabou saindo do local quando percebeu que a polícia tinha sido acionada.

No entanto, logo depois, com o apoio de uma equipe de motociclistas da GCM, o suspeito foi localizado e, diante da situação, acabou encaminhado à Delegacia Cidadã para que fossem tomadas as providências necessárias.

Durante a averiguação, as agentes constataram que, pela manhã, o homem já havia sido encaminhado à unidade policial por outra equipe da GCM, depois de ter sido denunciado por perseguir e ameaçar a vítima em uma escola na Ilha dos Valadares. Na ocasião, a mulher contou que o fato ocorreu pelo fato de que não querer reatar o relacionamento.

VEJA TAMBÉM

Morre no Hospital Regional do Litoral rapaz que se acidentou de moto em Paranaguá

Continuar Lendo

Paranaguá

Rapaz é ferido a tiros em roubo de moto em Alexandra

Foi na madrugada deste sábado; ele foi atingido na coxa e na panturrilha.

Publicado

no

Por

No bairro Alexandra, em Paranaguá, um rapaz de 25 anos foi ferido a tiros em um assalto na madrugada deste sábado (13). Ele foi encaminhado ao Hospital Regional do Litoral.

Por volta das 4h40, policiais militares de Rádio Patrulha encontraram a vítima na casa hospitalar, com lesões na coxa e panturrilha, provocados por disparos de arma de fogo.

O rapaz estava consciente e relatou aos militares que o fato se deu na Rua Savino Tripodi, por volta das 2h, quando transitava com sua motocicleta, uma Honda CG de cor preta, que não se recordava a placa.

O jovem disse que seguia em direção à BR-277, quando foi abordado por dois indivíduos em outra moto, que deram voz de assalto. Ele contou que ao tentar fugir foi alvejado pelos tiros e perdeu o controle da direção, caindo em uma área de mata.

A vítima narrou ainda que em seguida os criminosos subtraíram sua motocicleta e fugiram, tomando rumo ignorado. Socorrido pelo seu irmão, o rapaz foi levado hospital para cuidados médicos e disse ainda não reconhecer os autores do roubo, nem soube descrever suas características.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência e a vítima orientada sobre as providências a serem tomadas.

VEJA TAMBÉM

Rapaz morto com tiro na cabeça em Antonina tinha extensa ficha criminal

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.