Ligue-se a nós

Política

Corrupção em Antonina entristece e envergonha moradores

Imagens do Fantástico relacionando cidade com propina causaram revolta

Publicado

no

Beijo de Tico Boca no dinheiro da propina correu o mundo

Paranaguá, PR
Agora Litoral

A recente denúncia do programa Fantástico, da Rede Globo, sobre corrupção envolvendo um ex-prefeito e ex-vereadores de Antonina, no litoral paranaense, com dinheiro oriundo da autoridade portuária, envergonhou e entristeceu os moradores da cidade. Para eles, a corrupção no município é reflexo do que ocorre atualmente no Brasil.

A reportagem do Fantástico mostrou vídeos gravados pelo ex-prefeito João Domero mostrando o pagamento de ‘mensalinho’ a alguns ex-parlamentares – César Luiz Cordeiro, Ademir Barroca e Galo Cego. O pagamento a eles era feito pelo ex-secretário de Agricultura e Meio-Ambiente de Antonina, Paulo Celso Castro, o Tato.

Vídeo feito pelo ex-prefeito João Domero e exibido no Fantástico deste domingo (02)

Apesar de ser o denunciante, João Domero também se enrolou. Ele admitiu ter recebido alguns pagamentos (R$ 10 mil por mês) do ex-vereador e ex-diretor do Porto de Antonina Luiz Carlos de Souza, o Luiz Polaco, mais R$ 2 mil de crédito no Mercado Nenê para comprar cestas básicas para os mais carentes, segundo Domero. “Errei muito, mas por falta de conhecimento”, tentou justificar o ex-prefeito.

Luiz Polaco

BEIJO DO BOCA

Numa das imagens mais impressionantes, o ex-assessor de João Domero, Tico Boca, chega a beijar o dinheiro da propina. As cenas correram o mundo e indignaram os moradores de Antonina, município com pouco mais de 20 mil habitantes. Eles estão temerosos que a cidade fique conhecida como ‘cidade da propina’.

Antonina tem no turismo a sua maior fonte de renda. Em entrevista à TVCI, alguns moradores demonstraram a sua indignação e fizeram questão de ressaltar que uma coisa são os maus políticos e suas ações, e outra bem diferente são os moradores da cidade. “Uma vergonha o que estão fazendo com a nossa Antonina”, resumiram.

CHORO

Em depoimento ao Ministério Público, o ex-vereador Galo Cego chegou a chorar. O choro do ex-vereador virou meme nas redes sociais.

Ex-vereador César Cordeiro

Paulo Celso, o Tato

Galo Cego

Ademir Barroca

DENUNCIADOS POR CORRUPÇÃO

O Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Antonina, ofereceu denúncia contra 11 pessoas por corrupção. Entre os denunciados estão o ex-prefeito, ex-vereadores e ex-secretários da gestão 2013-2016 e um ex-diretor da Autoridade Portuária de Paranaguá e Antonina (Appa).

De acordo com as investigações do MPPR, o então prefeito pagou propina a alguns vereadores para que eles votassem contra sua cassação em processo que estava em curso na Câmara Municipal. Além disso, o ex-prefeito teria pago para que vereadores apoiassem sua gestão. Quanto ao ex-diretor da Appa, o MPPR apurou que ele teria pago para que alguns vereadores retirassem de pauta no Legislativo projeto contrário aos interesses da atividade portuária.

Os réus foram denunciados por associação criminosa e corrupção ativa e passiva. As investigações evidenciaram outros fatos ilícitos que geraram a instauração de novos procedimentos investigatórios em curso, entre eles: oferta de pagamentos mensais a vereadores pela Appa para prefeitos de Antonina, práticas de corrupção durante a formação do Conselho Municipal do Meio Ambiente e para a liberação de nota fiscal do Terminal Portuário Ponta do Félix.

(Com informações do MPPR)

Política

Homem é preso por passar a mão em funcionária de loja no centro de Paranaguá

Foi na manhã de terça-feira

Publicado

no

Por

Na manhã de terça-feira (27), um homem de 56 anos foi encaminhado para o plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá por agentes da Guarda Civil Municipal, acusado de importunação sexual. A ação ocorreu após denúncia de uma moça de 23 anos, que informou ter sido assediada pelo detido na loja em que trabalha, no centro da cidade.

De acordo com o boletim policial, por volta das 10h50, uma equipe da GCM foi até o estabelecimento e encontrou o suspeito detido pelos funcionários. Em seguida, os agentes conversaram com a vítima, a qual, chorando muito, relatou que o homem havia passado a mão eu seu rosto e cabelos e que, depois, veio a tocar em suas nádegas.

Outra funcionária, que estava próximo, visualizou a cena e o homem correu. A vítima, em pânico, pediu a ajuda da amiga de trabalho e, momentos depois, o acusado acabou detido.

Encaminhado à unidade policial, o suspeito, que reside em Curitiba e não tinha passagem pelo sistema prisional, acabou autuado em flagrante. Posteriormente foi conduzido à Cadeia Pública, onde ficou recolhido à disposição da Justiça.

Continuar Lendo

Política

Foragido por roubos é preso pela Polícia Civil em Matinhos

Ele era procurado desde outubro de 2022

Publicado

no

Por

Foto: Gabrielle Sversut

Um homem, de 29 anos, condenado por cometer roubos, foi preso pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) nesta segunda-feira (23), no bairro Vila Nova, em Matinhos. O criminoso estava foragido desde outubro de 2022.

“O homem possui uma extensa ficha criminal. A PCPR apurou que ele utilizava facas nos roubos”, contou o delegado da PCPR Cristiano Quintas.

CRIME
Os crimes foram cometidos em 2015 e 2016, em Curitiba e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Um dos roubos foi cometido dentro de um ônibus contra o cobrador e os passageiros.

Da PCPR
Continuar Lendo

Política

Paranaguá terá novo vereador quarta-feira

JOÃO MENDES ASSUME NO LUGAR DE MARCUS ROQUE

Publicado

no

Por

Agora Litoral
A cidade de Paranaguá terá novo vereador nesta quarta-feira (27). João Mendes Filho, do MDB, assume, na Câmara Municipal, às 19 horas, no lugar de Marquinhos Roque (PODEMOS), cassado por infidelidade partidária.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na noite de segunda-feira (25), a perda do mandato de Marquinhos, que ocupava o cargo de presidente da Câmara de Vereadores.

A Justiça Eleitoral entendeu que a migração de Marquinhos Roque, do MDB para o PODEMOS, ocorreu sem justa causa, e que não havia nenhuma das hipóteses legais que autorizariam a troca de partido.

Marquinhos Roque perdeu o mandato

EXPERIÊNCIA
João Mendes Filho é servidor municipal há 37 anos. Ingressou no serviço público aos 17 anos, quando ainda era permitido, na função de contínuo (office-boy). Com o tempo exerceu diversos cargos até chegar à condição de secretário municipal de Administração, em duas gestões do ex-prefeito Mario Roque.

Em 2008, elegeu-se vereador, com 855 votos, para a legislatura 2009/2012. Na última eleição obteve 326 votos e ficou como primeiro suplente do MDB.

Com a saída de Marquinhos Roque do MDB ingressou com ação de infidelidade partidária, em 18 de maio de 2018, conquistando definitivamente o cargo após decisão do ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral, na segunda-feira, 25 de março.

MANDATO
Em entrevista ao Agora Litoral, João Mendes Filho disse que vai exercer o cargo “em defesa da cidade de Paranaguá”, através de projetos que possam atrair empresas e gerar empregos. Igualmente, prometeu lutar pelos funcionários públicos.

Perguntado sobre qual deveria ser sua postura na Câmara Municipal, afirmou que votará conforme sua consciência. “Os projetos do Executivo que eu considerar de interesse da comunidade terão meu voto”, adiantou.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.