Ligue-se a nós

Política

Câmara aprova Comissão para investigar a UPA de Paranaguá

Na mira possíveis irregularidades na construção e aquisição de equipamentos

Publicado

no

Comissão Especial terá 90 dias para apresentar relatório aos demais vereadores. Foto: Claudino Nunes/Agora Litoral

Paranaguá, PR
Agora Litoral

A Câmara Municipal de Paranaguá, no litoral paranaense, aprovou a criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar possíveis irregularidades na construção e aquisição de equipamentos da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, bem como o funcionamento da unidade nos moldes exigidos pelo Ministério da Saúde.

A Comissão de Investigação será integrada pelos vereadores Carlos Fangueiro, Gilson Marcondes (o Silvio que não é Santo) e Jaime da Saúde. Eles terão 90 (noventa) dias, prorrogáveis por igual período, para apresentar o relatório dos seus trabalhos que será submetido à apreciação do Plenário.

A Comissão Especial tem poderes para analisar todos os contratos relacionados à construção e aquisição de equipamentos da UPA. Existem suspeitas de irregularidades no processo de construção e indícios de superfaturamento nos custos dos serviços licitados e na aquisição de bens.

Os integrantes da Comissão Especial de Investigação analisarão ainda o Atestado da integridade física da construção via laudo do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-PR), a qualidade dos materiais utilizados na obra e poderão convocar os engenheiros responsáveis pelo atestado de conclusão da obra bem como o responsável técnico pela Construtora APN Engenharia Ltda.

Fangueiro, Gilson e Jaime deverão ainda analisar a normatização do fluxo de pacientes das unidades de baixa complexidade para a UPA; a superlotação da Unidade, ocasionada pela falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a falta de protocolo de atendimento; e ainda o atestado de normalidade sanitária pelo órgão competente.

VIAÇÃO ROCIO E SEMÁFOROS

Essa é a segunda Comissão Especial de Investigação aprovada e instalada nesta legislatura. A outra é para investigar o contrato de concessão da Prefeitura com a Viação Rocio e tem como integrantes Adriano Ramos, Thiago Kutz e Alex Alves.

Os vereadores de Paranaguá também aprovaram outro requerimento solicitando a instalação de uma terceira CEI, dessa feita para investigar os semáforos da cidade, mas o Projeto de Resolução (que instala a CEI) ainda não foi à votação.

Política

Homem é preso por passar a mão em funcionária de loja no centro de Paranaguá

Foi na manhã de terça-feira

Publicado

no

Por

Na manhã de terça-feira (27), um homem de 56 anos foi encaminhado para o plantão da Delegacia Cidadã de Paranaguá por agentes da Guarda Civil Municipal, acusado de importunação sexual. A ação ocorreu após denúncia de uma moça de 23 anos, que informou ter sido assediada pelo detido na loja em que trabalha, no centro da cidade.

De acordo com o boletim policial, por volta das 10h50, uma equipe da GCM foi até o estabelecimento e encontrou o suspeito detido pelos funcionários. Em seguida, os agentes conversaram com a vítima, a qual, chorando muito, relatou que o homem havia passado a mão eu seu rosto e cabelos e que, depois, veio a tocar em suas nádegas.

Outra funcionária, que estava próximo, visualizou a cena e o homem correu. A vítima, em pânico, pediu a ajuda da amiga de trabalho e, momentos depois, o acusado acabou detido.

Encaminhado à unidade policial, o suspeito, que reside em Curitiba e não tinha passagem pelo sistema prisional, acabou autuado em flagrante. Posteriormente foi conduzido à Cadeia Pública, onde ficou recolhido à disposição da Justiça.

Continuar Lendo

Política

Foragido por roubos é preso pela Polícia Civil em Matinhos

Ele era procurado desde outubro de 2022

Publicado

no

Por

Foto: Gabrielle Sversut

Um homem, de 29 anos, condenado por cometer roubos, foi preso pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) nesta segunda-feira (23), no bairro Vila Nova, em Matinhos. O criminoso estava foragido desde outubro de 2022.

“O homem possui uma extensa ficha criminal. A PCPR apurou que ele utilizava facas nos roubos”, contou o delegado da PCPR Cristiano Quintas.

CRIME
Os crimes foram cometidos em 2015 e 2016, em Curitiba e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Um dos roubos foi cometido dentro de um ônibus contra o cobrador e os passageiros.

Da PCPR
Continuar Lendo

Política

Paranaguá terá novo vereador quarta-feira

JOÃO MENDES ASSUME NO LUGAR DE MARCUS ROQUE

Publicado

no

Por

Agora Litoral
A cidade de Paranaguá terá novo vereador nesta quarta-feira (27). João Mendes Filho, do MDB, assume, na Câmara Municipal, às 19 horas, no lugar de Marquinhos Roque (PODEMOS), cassado por infidelidade partidária.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na noite de segunda-feira (25), a perda do mandato de Marquinhos, que ocupava o cargo de presidente da Câmara de Vereadores.

A Justiça Eleitoral entendeu que a migração de Marquinhos Roque, do MDB para o PODEMOS, ocorreu sem justa causa, e que não havia nenhuma das hipóteses legais que autorizariam a troca de partido.

Marquinhos Roque perdeu o mandato

EXPERIÊNCIA
João Mendes Filho é servidor municipal há 37 anos. Ingressou no serviço público aos 17 anos, quando ainda era permitido, na função de contínuo (office-boy). Com o tempo exerceu diversos cargos até chegar à condição de secretário municipal de Administração, em duas gestões do ex-prefeito Mario Roque.

Em 2008, elegeu-se vereador, com 855 votos, para a legislatura 2009/2012. Na última eleição obteve 326 votos e ficou como primeiro suplente do MDB.

Com a saída de Marquinhos Roque do MDB ingressou com ação de infidelidade partidária, em 18 de maio de 2018, conquistando definitivamente o cargo após decisão do ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral, na segunda-feira, 25 de março.

MANDATO
Em entrevista ao Agora Litoral, João Mendes Filho disse que vai exercer o cargo “em defesa da cidade de Paranaguá”, através de projetos que possam atrair empresas e gerar empregos. Igualmente, prometeu lutar pelos funcionários públicos.

Perguntado sobre qual deveria ser sua postura na Câmara Municipal, afirmou que votará conforme sua consciência. “Os projetos do Executivo que eu considerar de interesse da comunidade terão meu voto”, adiantou.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.