Um homem procurado pela Justiça e que estava portando documento falso foi preso pela Polícia Militar, na noite de segunda-feira (24), em Guaratuba, no Litoral do Paraná. A ação foi realizada por uma equipe da ROTAM.
Os militares patrulhavam pela Travessa República, no balneário Coroados, quando visualizaram um homem que, ao perceber a aproximação da viatura policial, demonstrou demasiado nervosismo, despertando a desconfiança por parte dos militares, que decidiram abordá-lo.
Durante a interceptação, como é de praxe, o suspeito foi submetido à busca pessoal, mas nada ilícito foi localizado.
Contudo, ao verificarem a carteira de identidade do abordado, os policiais observaram marcas e características que divergem grotescamente de documentos oficiais, levando a crer que o RG (Registro Geral) apresentado era falso. A identidade pertencia ao Estado de Minas Gerais.
Diante disso, os policiais realizaram contato com a Polícia Militar daquele estado e descobriram, para a surpresa da equipe, que o indivíduo era foragido da Justiça e tinha um mandado de prisão em aberto, válido até 2039, expedido pela Vara de Execuções Criminais e de Precatórias da Comarca de Uberaba (MG).
Além do mandado de prisão, a equipe também ficou sabendo que o nome e demais dados registrados no documento pertenciam, na verdade, ao irmão do abordado.
Indagado, Vaneliton Fernandes da Silva, de 42 anos, relatou que havia comprado o documento falsificado em São Paulo, pelo valor de R$ 1.000, e que, costumeiramente, utilizava o nome do seu irmão para ludibriar a polícia durante as abordagens.