A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participou na manhã de terça-feira (10/9), da Operação Conectividade, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) com o objetivo de combater os crimes de furto, roubo e receptação de fios de cobre. A ação aconteceu em 27 municípios paranaenses, incluindo Pontal do Paraná, no Litoral.
De acordo com as informações da PCPR, durante a operação, foram realizadas fiscalizações em diversas empresas de reciclagem que atuam como ferros-velhos. Também participaram da operação a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e Guarda Civil Municipal (GCM).
Em Campina Grande do Sul, também na RMC, as equipes policiais apreenderam 1,5 tonelada de fios de cobre e diversos maquinários utilizados para triturar o produto. Três pessoas foram presas em flagrante por receptação.
Conforme apurado, a empresa irregular era utilizada apenas para receptar os fios de cobre furtados, os quais após triturados eram revendidos para outras empresas receptadoras.
No Litoral do Estado, em Pontal do Paraná, a ação resultou na apreensão de 56 quilos de fios de cobre de origem suspeita. Um homem, de 20, foi autuado em flagrante delito pela prática criminosa.
Já em Piraquara e São José dos Pinhais, também na Região Metropolitana, os policiais realizaram vistorias e orientações a fim de coibir a prática desses crimes.