Ligue-se a nós

ARTIGO

PM prende quatro com crack, maconha e cocaína em Matinhos

Balanças de precisão, celulares, cartões e dinheiro também foram apreendidos

Publicado

no

Uma ação da Polícia Militar, no início da noite de quinta-feira (14/4), no bairro Bom Retiro, em Matinhos, resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de drogas, dinheiro e outros materiais.

Por volta das 18 horas, os militares receberam uma informação de que em um endereço situado na Avenida Londrina estava acontecendo a prática do tráfico de entorpecentes.

Munidos dos dados, os policiais seguiram até o imóvel e, após averiguações, chegaram até Angélica Rodrigues da Silva, de 32 anos, que foi abordada picando e embalando crack na área da casa, e de três homens, identificados como Jonas Elias Neves da Silva, de 28 anos; Liomar Ziemen Lopes, de 27; e Lucio Flavio Rodrigues Filho, de 19 anos, que foram interceptados dentro do imóvel.

A ação também resultou na apreensão de 67,9 gramas de crack, 11,5 g de cocaína e 2,4 g de maconha, além de duas balanças de precisão, quatro aparelhos celulares, cartões bancários e R$ 2.259.

Os envolvidos receberam voz de prisão e, posteriormente, foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil de Matinhos para a adoção dos procedimentos legais cabíveis ao caso.

ARTIGO

FIADOR: SER OU NÃO SER.

Vale a pena ser fiador de alguém em um contrato de locação?

Publicado

no

Por

William Faintych*

O fiador é um personagem que apareceu na Lei nº 8.245 de 1991, mais conhecida como Lei do Inquilinato.

É uma espécie de agente da fiança, que nada mais é do que uma modalidade de garantia que os envolvidos cumprirão com suas promessas, compromissos e obrigações que tenham relação com o Contrato de Locação.

A rigor, o fiador precisa ter uma renda comprovada que seja três vezes superior ao valor do aluguel.

Os encargos e obrigações mais comuns dizem respeito ao aluguel, IPTU, condomínio, determinada taxa, entre outros, como por exemplo, possíveis danos ao imóvel.

É importante ressaltar que o fiador responde com todos os seus bens, tais como jóias, investimentos, percentual do salário, entre outros, em caso de inadimplência do inquilino.

Inclusive, o bem de família, pode ser penhorado.

Desde 2009, com a publicação de uma lei mais atual, o fiador pode se eximir de sua responsabilidade no Contrato de Locação, porém, em situações específicas.

Então, vale a pena ser fiador de alguém em Contrato de Locação?

Depende!

Às vezes é melhor ficar sem o amigo/conhecido do que sem os nossos bens!

*Advogado inscrito na OAB/PR 83.629, atuante em Curitiba e cidades do Litoral Paranaense. Contato: (41) 99654-4915

Continuar Lendo

ARTIGO

Cultura centrada na experiência do cliente é o caminho para transformar o saneamento

Iguá quer que a população mude sua percepção quanto ao setor e o cuidado com a água

Publicado

no

Por


Eder Campos*

Com a revolução digital e o maior poder de escolha dos consumidores, ter uma cultura voltada para a experiência do cliente se tornou premissa para a estratégia de negócio das empresas. Exemplo disso é a transformação que a chegada das fintechs vem provocando na forma do setor bancário interagir com seus clientes. Mesmo as companhias de telecomunicações, que geralmente lideram os rankings de reclamações dos consumidores, estão realizando importantes avanços nesta frente.

Um setor que dificilmente vem à mente quando se fala em experiência do cliente é o saneamento básico. Tradicionalmente, as características do segmento deixam pouca escolha aos consumidores, que acabam despersonalizados. Entretanto, a experiência da Iguá Saneamento demonstra que é possível estabelecer uma relação de proximidade e transparência com seus clientes, a partir da valorização da água como serviço.

O cliente do saneamento é o mesmo consumidor de outros serviços. A experiência positiva que ele tem no atendimento em uma determinada loja de roupas ou ao pedir pizza por aplicativo em seu restaurante predileto cria um padrão de expectativa elevado. Quando esse cliente tem contato com a concessionária de água, mesmo que não tenha outra opção de empresa para a prestação do serviço, precisamos entender essas expectativas. Perceber essas necessidades e buscar soluções que de fato agreguem mais valor ao consumidor está no cerne do movimento de renovação que a Iguá propõe ao setor.

Para atender as expectativas e construir um relacionamento perene com seus clientes, a Iguá vem realizando uma série de investimentos no desenvolvimento de iniciativas que vão desde ações pontuais até estratégias mais abrangentes. Fugindo do padrão de agências convencionais de atendimento a clientes, a inauguração de uma loja-conceito em Cuiabá (MT), maior unidade do grupo, com mesas redondas tirando de cena os tradicionais balcões de atendimento, foi pensada para criar um ambiente mais confortável.

O diálogo constante também é fundamental para a proximidade entre empresa e cliente. Na Iguá, este é o núcleo do Programa de Encantamento da companhia. A iniciativa norteia toda a atitude da concessionária e nossos colaboradores perante o consumidor, pautados na empatia, trabalho em equipe, agilidade e proatividade para criar conexões mais verdadeiras e gerar histórias de encantamento ao endereçar as demandas das pessoas. Com o mesmo espírito, a Iguá se tornou pioneira do setor no país ao incorporar a metodologia de NPS (Net Promoter Score), possibilitando um fluxo contínuo de avaliações de satisfação do consumidor e, consequentemente, maior agilidade na identificação de processos a serem aperfeiçoados.

Outra premissa para a Iguá é buscar antecipar as necessidades do cliente. Neste sentido, a companhia é a primeira de saneamento no Brasil a adotar a Salesforce como ferramenta de CRM (Customer Relationship Management, em inglês, ou gestão do relacionamento com clientes). Como líder global, a plataforma evolui naturalmente para incorporar as tendências de mercado, posicionando a Iguá na fronteira das boas práticas de atendimento. Além disso, o sistema possibilita ainda uma visão holística do relacionamento dos consumidores com a Iguá, equipando a empresa para desenvolver um atendimento mais personalizado para os seus diferentes perfis de clientes – da pessoa física aos corporativos, presentes em diferentes localidades. O primeiro movimento neste sentido foi a atualização dos canais de atendimento, incorporando WhatsApps com DDDs locais em cada operação da Iguá, aumentando a sensação de proximidade com as pessoas.

Vale ressaltar que estas iniciativas, mais do que visar qualquer interesse de negócio, são uma aposta na valorização e mudança da reputação junto às comunidades em que atuamos. O aumento no NPS da companhia confirma a tendência desse movimento. Refletindo a evolução na satisfação do cliente e fortalecimento reputacional, a média anual de NPS da Iguá subiu 22 pontos entre 2019 e a parcial de 2021.

Agora, a Iguá caminha para dar passos maiores, mirando o desejo dos clientes por uma relação mais digital com as concessionárias de água, movimento que precisa ser muito bem planejado para que de fato tenha relevância para o consumidor. Com essa mentalidade a Iguá se prepara para transformar a plataforma Digi Iguá no primeiro superapp do setor de saneamento do país.

Essa tecnologia tem o objetivo de simplificar a rotina dos clientes, criando um aplicativo que atende diversas necessidades para além do saneamento. Para efeito de comparação, um superapp tem a mesma finalidade de um shopping center: reunir diversos serviços em um só lugar, encurtando o caminho do consumidor até os produtos que precisa ou deseja. Não podemos pensar em uma ferramenta com a cabeça da empresa de saneamento. Precisamos pensar com a mentalidade do cliente, o que ele gostaria de ter no aplicativo que tem relação com a concessionária que o atende. É assim que iremos valorizar a água como serviço.

Nesse sentido, o Digi Iguá consolida a busca da empresa por um relacionamento contínuo e de longo prazo com seus clientes, expandindo a noção de proximidade para o conceito estar sempre conectada com o consumidor. Pode parecer um movimento simples, sobretudo diante da naturalização da interação com os meios digitais, mas, para um setor tradicional como o saneamento, é uma mudança de paradigma para a interação com o consumidor na prestação de serviços públicos. No saneamento queremos que a população mude sua percepção quanto ao setor e o cuidado com a água. Parte do desafio para criar consumo consciente envolve a ausência de percepção de valor da água como serviço. Criar essa conexão verdadeira e investir na experiência do cliente é o caminho que estamos percorrendo para essa transformação: perceber o cliente, mudar a reputação do setor, fazer a água ser valorizada.

*Eder Campos é diretor de Clientes, Inovação e Serviços da Iguá Saneamento
Continuar Lendo

ARTIGO

Energia, uma questão de eficiência no saneamento

A Iguá vem se destacando no setor de saneamento com foco em soluções sustentáveis

Publicado

no

Por

Péricles Weber*

Um dos efeitos mais desafiadores do aquecimento global, que altera o regime climático, está na extensão das estiagens, tanto no que diz respeito à sua duração quanto às áreas onde elas ocorrem. Neste cenário, um país como o Brasil, que possui sua matriz energética fortemente estruturada em hidrelétricas, a falta de chuvas acarreta, além da própria carência de água para o consumo humano, a preocupação em se buscar fontes alternativas e mais sustentáveis de geração de energia.

No saneamento, particularmente, a energia é um dos principais insumos das operações de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, estando presente em todo o seu ciclo. Ela é a força motriz para a captação nos rios, enviar para as estações de tratamento e para o bombeamento que leva a água tratada para as casas das pessoas. Ao tratar de energia, o saneamento busca eficiência atrelada à sustentabilidade para a manutenção de seus serviços.

A Iguá vem se destacando no setor de saneamento enquanto expoente de inovações voltadas para a eficiência energética e operacional, com foco em soluções sustentáveis.

Atualmente, fazendas de geração fotovoltaica têm ganhado terreno no Brasil. Nos próximos meses, a Iguá implantará sistemas de energia solar em suas operações, iniciando por: Andradina, Castilho, Palestina e, para tanto, estão sendo construídas duas usinas com placas solares dotadas de tracker – tecnologia que permite o acompanhamento da trajetória do sol e torna a captação mais eficiente –, com capacidade para gerar um total de 2.9 KW. Ao consumir de uma fonte limpa, sustentável e perene, a companhia reduz a possibilidade de paralisação de suas operações mediante um apagão do sistema elétrico, como ocorreu no Brasil entre 2001 e 2002.

Mas não é apenas o uso de uma matriz energética mais limpa que será suficiente para combatermos o aquecimento global. A redução do consumo de energia elétrica é uma das iniciativas mais relevantes para as empresas de saneamento neste desafio ambiental. Para implementar a eficiência energética hoje há uma série de recursos que podem ser implementados.

Inicialmente pela própria concepção de projetos inovadores, com diferente “mindset”, que sejam menos demandantes de energia. A adequação de iniciativas existentes atreladas a práticas operacionais mais eficazes também tem um papel preponderante. Finalmente, a utilização de equipamentos inteligentes de alta tecnologia, que consumem menos energia durante sua vida útil, é a base a para uma eficiência energética efetiva.

Em face de tudo isto, a Iguá estabeleceu a meta de utilizar 100% de energia limpa até 2030, além de ser carbono neutro até o final da década. Esses são alguns de seus objetivos dentro do programa de ESG que a Companhia tem adotado como um fator norteador para seu crescimento sustentável.

Os resultados de uma busca constante por fontes limpas e sustentáveis de energia trazem vantagens que extrapolam as economias financeiras. No saneamento, especificamente, os ganhos operacionais são altamente significativos. Como consequência, os benefícios se estendem ao meio ambiente, contribuindo para a sua conservação. E também para as pessoas, que passam a ter mais garantia da constância dos serviços oferecidos, assegurando seu bem-estar e qualidade de vida.

*Péricles Weber é Diretor de Operações na Iguá Saneamento

-.-

Sobre a Paranaguá Saneamento
Por meio de concessão plena com validade de 48 anos, a Paranaguá Saneamento assumiu o gerenciamento e a operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade de Paranaguá em 2001. A empresa atende a 155 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento
A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.