Lucas Jordano Ramos, de 29 anos, morreu durante um confronto com policiais militares do Batalhão de Choque em Matinhos. A ação, na manhã desta terça-feira (10), fez parte da Operação Comando, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná (MPPR), coordenada pelo Núcleo de Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Segundo informações divulgadas pelo MPPR, a operação foi realizada com o intuito de desmantelar uma facção criminosa que atua no tráfico de drogas no litoral paranaense. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cianorte, Curitiba, Matinhos e Paranaguá, resultando em duas prisões em flagrante.
Os mandados foram emitidos pelo Juízo Criminal de Paranaguá e tinham como alvo indivíduos suspeitos de fazer parte da organização criminosa, que possui ramificações por todo o Brasil e opera a partir de presídios.
Mais de 100 policiais participaram da operação, que resultou na apreensão de diversos itens, incluindo celulares, um veículo BMW 320I e substâncias ilícitas como cocaína e crack. Além disso, dois homens foram detidos por tráfico de drogas.
CONFRONTO
Durante a ação policial, Lucas Jordano Ramos, morador de Paranaguá e que se encontrava em um imóvel alvo dos mandados, fugiu do local. Ao tentar escapar, ele teria disparado contra as guarnições da Rone (Ronda Ostensiva de Natureza Especial) do Batalhão de Choque da Polícia Militar. No revide, Lucas foi atingido e morreu. A área foi isolada para a realização da perícia pela Polícia Civil e o corpo foi posteriormente recolhido pelo IML de Paranaguá para exames complementares.
Levantamento do Agora Litoral mostra que Lucas Jordano Ramos possuía histórico criminal. Ele residia no bairro Cominese.
GRUPO ESPECIALIZADO
O Gaeco é uma unidade composta por membros do Ministério Público, além de policiais civis e militares, atuando sob a coordenação do MP. Seu foco principal é investigar crimes organizados e desvios de recursos públicos, além de supervisionar as atividades policiais.
Atualmente, o Gaeco do MPPR está estruturado em nove núcleos regionais espalhados por todo o estado: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.