Um homem de 38 anos foi preso pela Polícia Militar, na tarde de sexta-feira (7/1), no bairro Tabuleiro, na cidade de Matinhos, acusado de tráfico de drogas. Durante a abordagem, o suspeito, que usava tornozeleira de monitoramento eletrônico, tentou engolir um pacote com 103 pedras de crack e acabou engasgando, tendo que ser socorrido pelos policiais. Eles realizaram a “manobra de Heimlich” para salvar a sua vida.
A OCORRÊNCIA – De acordo com o boletim policial, por volta das 16h30, uma equipe da PM estava em patrulhamento pelo Tabuleiro, quando, ao chegar na Rua Santa Maria, onde há uma residência conhecida por ser ponto de comércio de entorpecentes, os policiais desconfiaram quando viram um homem debruçado no muro do imóvel e outro em pé, num beco ao lado da casa.
Ao perceber a presença da equipe policial, o suspeito que se encontrava no muro passou a gritar para as pessoas que estavam na moradia, alertando que a polícia estava ali.
De imediato os militares abordaram o rapaz que estava no beco e, em seguida, entraram no quintal do imóvel e solicitaram que as três pessoas que estavam no local – dois homens de 38 anos e uma mulher de 23, todos com histórico de envolvimento com o tráfico de drogas – saíssem para ser feita a abordagem.
CAROÇO NA GARGANTA
Nesse momento os policiais perceberam quando um dos suspeitos se apresentou com o rosto bastante vermelho e olhos inchados, passando a agir de maneira estranha logo em seguida.
Ao ser questionado se estava bem, o abordado não conseguiu falar. Foi quando os policiais notaram um caroço na garganta dele, como se ele tivesse tentado engolir algum objeto.
Como o suspeito não conseguiu cuspir o que estava em sua garganta e passou a ficar agitado, os policiais tiveram que fazer a “manobra de Heimlich” e ele acabou cuspindo um pacote plástico onde estavam as pedras de crack, todas embaladas para a venda.
DESACATO
Durante a ação, outro homem de 46 anos e um adolescente de 15, que acompanhavam a abordagem, foram detidos por desacato.
Uma equipe do Canil do Bope também foi ao local para uma varredura com um cão farejador, mas nada mais de ilícito foi localizado.
Todos os envolvidos acabaram encaminhados para a Delegacia Cidadã de Matinhos.
O homem que tentou engolir as pedras de crack foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e, na sequência, encaminhado para o sistema penitenciário.