Ad image

Homem é indiciado pela Polícia Civil por hasteamento de bandeira neonazista em Matinhos

Por
2 leitura mínima

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) indiciou um homem de 53 anos por incitação à discriminação e ao preconceito, devido ao ato de hastear uma bandeira com símbolos neonazistas, em Matinhos, na quinta-feira (15). O caso ocorreu no ano de 2021.

Conforme as informações da PCPR, o suspeito, morador de Ponta Grossa, alugou uma casa na região do Pico de Matinhos durante um campeonato internacional de surfe e, em um determinado momento, ele colocou a bandeira na área externa da residência, o que gerou preocupação entre os presentes.

Após o incidente, um boletim de ocorrência foi registrado e a polícia foi ao local para apreender a bandeira e identificar o responsável. O homem justificou sua ação afirmando que a bandeira era um símbolo histórico relacionado às suas raízes familiares na Alemanha. Contudo, uma investigação minuciosa revelou que os símbolos eram claramente associados ao nazismo, um movimento marcado por ideologias racistas no século passado.

O delegado Thiago Fachel comentou sobre a gravidade do ato: “Ao hastear bandeira na mais alta posição da casa onde estava temporariamente hospedado, à vista das pessoas de diferentes nacionalidades que frequentavam o evento de surfe, o agente fez apologia ao movimento extremista e reconhecidamente racista e antissemita, menosprezando e depreciando grupo que considera inferior com o objetivo de reafirmar pretensa superioridade, o que chamou a atenção dos que frequentavam o local”.

Com as evidências coletadas durante a investigação, o inquérito foi finalizado e enviado ao Ministério Público para as devidas ações legais.

MARCADO:
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile