Ligue-se a nós

Paraná

Paraná não registra casos de sarampo há mais de um mês

Dados são do boletim publicado nesta quinta-feira (28).

Publicado

no

O Paraná não registra casos de sarampo há mais de um mês. Apesar da inexistência de novas notificações, a Secretaria de Estado da Saúde orienta a população que ainda não tomou a vacina, que procure a Unidade Básica de Saúde para realizar a imunização.

“A vacina que imuniza contra o sarampo está disponível nas 1.852 salas de vacina em todo o Estado. Precisamos que o maior número de pessoas se vacinem para que continuemos a diminuir a circulação do vírus no Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Os dados do boletim publicado nesta quinta-feira (28) mostram 14 casos a mais que o último informe, de amostras coletadas anteriormente e que estavam em processamento no Laboratório Central do Estado (Lacen), e registradas em Curitiba (7), Colombo (5) e Pinhais (2).

Desde agosto do ano passado quando começaram os novos casos da doença no Estado após 20 anos sem registros, a Sesa já contabilizou 3.418 notificações, sendo 1.165 casos confirmados, 1.620 em investigação e 633 descartados.

VACINAÇÃO
A vacina contra o sarampo é gratuita e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Além disso, a campanha nacional de vacinação contra a doença que começou em fevereiro, segue até 30 de julho.

Esta ação tem por objetivo imunizar o público de 20 a 49 anos, faixa etária que possui maior incidência da doença no Paraná.

Da Sesa

Deixe seu comentário!

Paraná

PCPR e PCSP prendem guarda municipal suspeito de estuprar filha de 13 anos

Ele também atuava como pastor de entidade religiosa.

Publicado

no

Por

Foto: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um guarda municipal de Capivari (SP), que também atuava como pastor de entidade religiosa, suspeito de estuprar a filha, de 13 anos.

A prisão foi realizada em apoio à Polícia Civil de São Paulo (PCSP), na quarta-feira (30), em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais.

Os abusos teriam iniciado em 2019, quando o suspeito conseguiu a guarda provisória da filha – que morou com ele até o mês de julho deste ano. A esposa do homem também teria submetido a vítima a torturas físicas e psicológicas durante o período em que conviveram juntas.

Através de troca de informações entre as polícias, o homem foi localizado e preso no Paraná e encaminhado para Capivari (SP).

Da PCPR
Continuar Lendo

Paraná

Estado autoriza aulas presenciais dos últimos anos de cursos da Saúde

Instituições devem seguir normas de segurança.

Publicado

no

Por

A Secretaria da Saúde do Paraná publicou a Resolução número 1.173/2020, que permite que alunos de cursos técnicos e profissionalizantes da área de saúde, de graduação das áreas de saúde, em seus últimos dois anos, e pós-graduação em todas as áreas retomem as aulas presenciais. A Resolução foi publicada na segunda-feira (28).

As instituições de ensino deverão seguir as medidas de segurança sanitária, como distanciamento social e protocolos de higiene, de acordo com a Resolução número 632/2020, que estabelece orientações e o regramento para o funcionamento de diversas atividades.

“Em meio ao enfrentamento desta pandemia, o trabalho da saúde e de seus profissionais ficou ainda mais em evidência e ficou claro que existe a necessidade de colocar mais pessoas para atuar nesta área. Nosso objetivo é capacitar e finalizar a formação destes alunos para que possam ingressar na área o quanto antes”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A fim de evitar aglomerações, as instituições deverão traçar estratégias de revezamento e horários de aulas diferenciados para realização de atividades, segundo prevê a normativa.

“Estipulamos critérios que devem ser seguidos por parte das instituições de ensino e seus alunos para que possamos retomar as aulas sem qualquer prejuízo à saúde dos paranaenses”, acrescentou o secretário.

Todas as orientações estabelecidas pela Secretaria da Saúde serão fiscalizadas pela pasta, em conjunto com as secretariais municipais. O não cumprimento implicará em multa, com valor dobrado em caso de reincidência.

RETOMADA GERAL – Segundo Beto Preto, não há, neste momento, previsão de retorno total de atividades escolares presenciais. “O cenário epidemiológico atual indica que ainda não é a hora de retornarmos totalmente com as aulas presenciais. Este assunto, juntamente com os dados, é analisado diariamente no Governo. Precisamos de uma queda sustentada do número de casos e de óbitos para que tenhamos segurança neste retorno”, afirmou.

Da Agência Estadual de Notícias
Continuar Lendo

Paraná

PM morre atropelado por ônibus no norte do estado

Policial estava de folga e atuava na corporação há 12 anos.

Publicado

no

Por

Um policial militar, de 36 anos, morreu após ser atropelado por um ônibus enquanto andava de bicicleta na PR-160, entre as cidades de Nova Fátima e Santo Antônio do Paraíso, na região norte do Paraná.

O acidente aconteceu na segunda-feira (28) e, segundo a corporação, ele estava de folga e pedalava às margens da rodovia quando foi atropelado.
Allan Jones Miranda de Souza era lotado no 18ª Batalhão da Polícia Militar há 12 anos.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.