Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Paraná

Paraná mostra rota de turismo aquático do Estado

MATERIAL TRAZ PANORAMA DE VÁRIAS REGIÕES

Agora Litoral
Os paranaenses e as pessoas que visitam o Estado podem contar agora com o novo Guia Águas do Paraná, um mapa de toda rota de turismo aquático no Estado. O material foi entregue à governadora Cida Borghetti na sexta-feira (28), no Palácio Iguaçu. Elaborado pelo Grupo Náutica com apoio da Secretaria de Esporte e Turismo, Secretaria de Comunicação Social, Copel e Sanepar, o guia traz um panorama das regiões banhadas por água, como o litoral, Angra Doce, Lago de Itaipu, além das praias do rio Iguaçu e das usinas da Copel, mostrando o potencial do turismo náutico que o Paraná tem e pode desenvolver.

Cida destacou a importância do guia para fomentar esse tipo de turismo e gerar oportunidades, emprego, desenvolvimento e renda. “Temos a ferramenta principal, ou seja, a matéria prima que são as nossas águas, nossas belezas naturais. A partir de agora é preciso fomentar de maneira adequada a visitação desses locais. Isso gerará renda para a região e movimentará a economia do nosso Estado”, disse a governadora.

O guia pode ser encontrado nas bancas de revistas e livrarias de todo o Brasil e, em breve, terá também sua versão online. Acompanha uma cartilha educativa sobre a importância de cuidar das águas desenvolvida pelo cartunista Ziraldo Alves, que será distribuída nas escolas localizadas nas regiões abordadas pelo material.

O guia pode ser encontrado nas bancas de revistas e livrarias de todo o Brasil – Foto: Jonas Oliveira

De acordo com o secretário de Esporte e Turismo, João Carlos Barbiero, esse guia foi um trabalho bem conduzido que servirá de parâmetro para incentivar a exploração turística das águas do Paraná. “Nosso objetivo é fomentar esse tipo de turismo, assim como já estamos motivando outros segmentos como o turismo gastronômico, de aventura, de natureza e religioso”, disse o secretário.

O editor do guia, Ernani Parciornik, destacou que o Paraná tem a segunda menor costa do Brasil, mas que o material conseguiu mostrar que o Estado é praticamente uma ilha, cercado por águas. “Fizemos esse guia do ponto de vista da água, o que é inédito no Paraná. Ele mostra os lugares, como ir até eles e o que se encontra de beleza”, explicou.

“Um panorama dos lugares banhados por água como a praia de Porto Rico, as ilhas, os lagos, cachoeiras. O governo deixa um legado mostrando que as pessoas podem explorar essas belezas positivamente”, disse.

ESPORTE E COMIDA TÍPICA
De acordo com Parciornik, foram dois anos de trabalho para a elaboração do guia que traz, ainda, dicas de esportes aquáticos nesses locais, como rafiting, passeios de barco, pesca esportiva. Tem também dicas de comida típicas de cada região, locais de visitação e outras curiosidades.

“Estamos mostrando nossas águas aos paranaenses e aos brasileiros, uma prova de que o Paraná está dentro do circuito náutico, que hoje, é um gerador de riquezas. Já fizemos guias de diferentes regiões do Brasil, mas o do Paraná é o único que leva o nome do Estado, e não apenas de uma cidade”, afirmou Parciornik.

Fonte: AEN / Fotos: Jonas Oliveira
Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. O que realmente atrai turista são patrimônio muito bem cuidado, infra-estrutura, limpeza e segurança. Esses panfletos não fazem parte das prioridades dos turistas, que aliás se sentem enganados por eles. Fotos trabalhadas digitalmente e outras mentiras que a realidade irá desmentir in loco, só aumentam a decepção. O Paraná não consegue implantar pieres, infraestrutura terrestre e náutica por causa da legislação ambiental equivocada. Nossas praias estão tomadas por mato que ambientalistas e outros toscos inventaram ser necessárias. Que turista quer isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios