O programa Aluno Monitor, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), está com matrículas abertas. O projeto oportuniza aos estudantes do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio atuarem como monitores, tornando-os agentes colaborativos no processo de sua própria aprendizagem e de seus colegas. Os interessados têm até 7 de junho para fazerem a matrícula, diretamente nas instituições de ensino nas quais estejam matriculados.
O Aluno Monitor tem como objetivo principal fortalecer o exercício da liderança e o protagonismo estudantil no espaço educacional. Também fortalece o currículo dos participantes para inserção no mercado de trabalho e facilita a participação em programas do Governo, como o Ganhando o Mundo.
O programa contou com a participação de mais de 28 mil alunos em sua última edição (entre 2023 e 2024), número 27,2%% maior do que na edição anterior, entre 2022 e 2023, quando cerca de 22 mil alunos participaram. Ele está presente em 1.765 colégios de todo o Paraná, somando 2.665 turmas atendidas.
Com algumas novidades, esta edição oferecerá carga horária diferente, com matrículas trimestrais – e não anuais como anteriormente. Com isso, será possível ao aluno adequar a monitoria à sua agenda, possibilitando a escolha do tempo que deseja dedicar-se ao programa.
Com matrículas interdependentes, válidas por três meses, os estudantes terão computadas 40 horas por trimestre. Caso desejem permanecer na mentoria, podem matricular-se novamente, tendo contadas mais 40 horas, e assim sucessivamente até atingirem as 120 horas totais do programa.
“Antes, a única possibilidade de participar era por meio da matrícula anual, de 120 horas. Agora o estudante terá mais autonomia para administrar seus horários e participar do programa conforme sua conveniência”, explica Dolores Follador, técnica pedagógica da Seed-PR.
Segundo ela, as exigências em relação à presença e período semanal de dedicação à atividade permanecem inalteradas. “Para obter a certificação é necessário, assim como nas edições anteriores, que o aluno realize ao menos 4 horas semanais de atividades de monitoria, totalizando pelo menos 75% de frequência no trimestre”, esclarece.
INTERESSADOS
Para participar do Aluno Monitor, o estudante deve manifestar interesse junto aos professores ou à secretaria da escola na qual esteja matriculado. O processamento da matrícula é, então, conduzido à diretoria da escola que direciona o estudante à turma na qual haja demanda pelo trabalho.
“As atividades podem ser designadas tanto para o turno regular ou no contraturno e também nos programas de aprendizagem, como é o caso do Programa Mais Aprendizagem (PMA) destinado a atender, em turno complementar ao turno da matrícula no ensino regular, estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio que necessitam superar defasagens e lacunas de aprendizagem em áreas como leitura, escrita, raciocínio lógico, cálculo e resolução de problemas”, reforça Dolores.
Em relação ao perfil do monitor, é necessário que o estudante seja proativo, tenha facilidade no componente curricular escolhido para atuação e bom relacionamento com os colegas. Vale ressaltar, porém, que a escolha pelo componente no qual deseja atuar é livre, devendo, entretanto, passar por encaminhamento do diretor responsável.
“Além da certificação abrir caminhos para o estudante no mercado de trabalho, haja vista o trabalho voluntário ser considerado ponto positivo na avaliação do currículo, outra vantagem para quem participa do Aluno Monitor é a computação de pontos ao estudante que deseja participar do Ganhando o Mundo, já que a certificação pode garantir pontos ao candidato de acordo com essa carga horária, a depender do edital do Ganhando o Mundo”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
Da AEN
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