O Governo do Estado recebeu 439.340 vacinas contra a Covid-19 na tarde de quinta-feira (24), referente à 27ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. São:
- 211.200 doses da CoronaVac/Butantan,
- 136.890 da Pfizer/BioNTech, e
- 91.250 da Janssen.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou o recebimento dos imunizantes no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). “Essas doses serão distribuídas a todos os municípios, de acordo com a nova estratégia do Governo do Estado, e seguindo a orientação do governador Ratinho Junior, para acelerarmos a vacinação nos 399 municípios, com o objetivo de que todos possamos vencer juntos esse vírus”, disse.
DIVISÃO
Janssen – Os imunizantes da Janssen serão destinados a:
- trabalhadores do transporte,
- pessoas em situação de rua.
Este é o primeiro lote com vacinas do braço farmacêutico da Johnson & Johnson, que utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. O imunizante é aplicado com esquema de dose única e, segundo o Ministério da Saúde, as vacinas podem ser utilizadas até agosto.
Pfizer – As doses da Pfizer atenderão a:
- população em geral de 59 a 40 anos (123.649 doses + 10% da reserva técnica).
CoronaVac – Já as doses de CoronaVac vieram do Ministério da Saúde com o esquema completo, de primeira e segunda dose (D1 e D2), e devem atender a 95.072 esquemas vacinais, mais a reserva técnica.
Esses imunizantes serão destinados a:
- gestantes e puérperas, mesmo sem comorbidades, (35.450 pessoas);
- trabalhadores da assistência social (2.624 pessoas);
- trabalhadores da educação – ensino básico, fundamental, médio, profissionalizante e EJA – (17.394 pessoas);
- trabalhadores do ensino superior (20.301 pessoas).
Ajuste de doses em:
- Cianorte (120 D2);
- Teixeira Soares (30 doses para população privada de liberdade).
Além disso, 24.630 doses permanecerão armazenadas no Cemepar para envio posterior.
O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, explicou a escolha do público de trabalhadores do transporte e pessoas em situação de rua para aplicação das doses da Janssen.
“Estamos colocando essas doses à disposição de grupos que podem ter dificuldade com a segunda dose por conta de localização, o que deve auxiliar o processo de vacinação, otimizando as vacinas que o Estado tem recebido”, afirmou.
DISTRIBUIÇÃO – A expectativa da Secretaria é de que até a noite desta sexta-feira (25) todos os municípios já tenham doses disponíveis para aplicação.
“Pretendemos iniciar a distribuição ainda nesta quinta-feira para a Capital e para os demais municípios na sexta. Disponibilizaremos toda a logística necessária, incluindo os aviões do Governo do Estado. Algumas Regionais devem retirar presencialmente via terrestre”, disse o diretor.
Estado pretende vacinar 80% da população até agosto
O Paraná prevê vacinar 80% da população em geral acima de 18 anos contra a Covid-19 até o dia 31 de agosto. O cronograma foi estabelecido a partir da necessidade de acelerar a imunização simultânea dos municípios, garantindo que possíveis diferenças nas faixas etárias em razão da cobertura dos grupos prioritários sejam equalizadas.
A nova estratégia estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na distribuição das doses vai superar essa diferença com relação aos grupos prioritários estabelecidos para as vacinas recebidas nesta quinta-feira. Trata-se de “desequilibrar a distribuição” para equilibrar a imunização nas faixas etárias, o que será feito pelas equipes técnicas da pasta, levando em consideração as previsões de novas doses e o que já foi aplicado.
Dessa maneira, cidades que ainda não conseguiram baixar a faixa etária o farão de maneira mais célere, alcançando aquelas que já conseguiram vencer as previsões do calendário de imunização.
A decisão foi pactuada na 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR) nesta quarta-feira (23), com a participação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
“É um momento histórico, porque após o término dos grupos prioritários, colocaremos de forma proporcional e isonômica, a distribuição das vacinas para a população de 18 a 59 anos, fazendo com que a população em geral possa receber ao menos a primeira dose de forma mais rápida e efetiva”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
CALENDÁRIO – O calendário de vacinação anunciado na semana passada pelo Governo do Estado para a aplicação da D1 na população acima de 18 anos até o dia 30 de setembro está mantido.
Relacionado