Ligue-se a nós

Paraná

Drª Virgínia vai receber indenização milionária

Médica foi inocentada pelas mortes na UTI do Evangélico

Publicado

no

Médica acusada de antecipar mortes na UTI do Hospital Evangélico foi inocentada por falta de provas

Paranaguá, PR
Agora Litoral

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) manteve a condenação que obriga o Hospital Evangélico de Curitiba a indenizar a médica Virgínia Soares de Souza, que chefiava a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição. Além da absolvição criminal, a médica teve confirmada uma indenização milionária na ação trabalhista. A decisão agora é definitiva, não cabendo mais recursos.

O processo trabalhista reconheceu vínculo de emprego, já que a médica não tinha registro em carteira de trabalho, bem como horas extras, intervalos, adicional noturno, recolhimento de FGTS e verbas rescisórias.

Na defesa, o Hospital Evangélico alegou justa causa pelos acontecimentos supostamente ocorridos na UTI que foram tratados em causa criminal amplamente divulgada pela imprensa. Entretanto, a Justiça do Trabalho não acolheu a defesa do hospital e negou existência de qualquer fato relacionado à imaginada justa causa.

Agora o processo irá para a fase de cálculos oficiais, onde será definido o valor total devido pelo hospital. Estima-se, em cálculos prévios, que a ação chegue a aproximadamente R$ 4 milhões.

Virgínia foi demitida após ser acusada pela polícia de antecipar a morte de pacientes que estavam sob os cuidados dela. A Justiça, porém, a inocentou do suposto crime.  A decisão da 2.ª Vara do Júri de Curitiba, do juiz Daniel Surdi de Avelar, considerou a argumentação da defesa de que faltavam provas.

(Agora Litoral com informações da Banda B)

Clique para comentar

Deixe seu comentário!

Paraná

Servidores do Estado devem atualizar cadastro de RH até novembro

Atualização segue até 25 de novembro sendo obrigatória aos servidores efetivos

Publicado

no

Por

A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência iniciou nesta segunda-feira (25/10) o processo de Atualização Cadastral de Recursos Humanos – PAC-RH. Ela tem caráter pessoal e é obrigatória para os:

  • servidores efetivos civis e militares ativos;
  • empregados ativos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT);
  • contratados sob o Regime de Contrato Especial (CRES);
  • ocupantes de cargos de provimento em comissão.

Segundo a SEAP, a atualização também se aplica aos servidores e empregados afastados, licenciados, cedidos ou em disposição funcional, com ou sem ônus.

O prazo para atualização vai até 25 de novembro e deve ser realizada por este LINK.

DOCUMENTOS
O servidor precisará ter em mãos o RG, CPF, CNH, título de eleitor, comprovante de residência e utilizar, obrigatoriamente, o e-mail institucional do Estado.

DEPENDENTES
Para realizar a atualização cadastral dos dependentes, é necessário RG, certidão de nascimento, comprovante de residência e CPF, que não pode ser preenchido com o mesmo número do servidor titular.

Em caso de dúvidas, é preciso procurar a unidade de Recursos Humanos das Secretarias e respectivos órgãos públicos.

Da SEAP
Continuar Lendo

Paraná

CJAP abre inscrições para o 3º Concurso de Desenho

Inscrições vão até dia 16 de dezembro.

Publicado

no

Por

O Centro Juvenil de Artes Plásticas abre inscrições para o 3º Concurso de Desenho com o tema “Bichos do Paraná”, em homenagem a João Lopes, autor da icônica canção, e que morreu em 2020.

As inscrições já estão abertas, e vão até dia 16 de dezembro. A ideia é que os participantes pesquisem e descubram figuras paranaenses importantes de diversas áreas, mostrando o valor e o orgulho de ser paranaense.

A CANÇÃO
“Eu não sou gato de Ipanema; Sou bicho do Paraná”, cantava João Lopes, refletindo sobre a saudade que sentia em seu “exílio” voluntário em busca da vida de artista. No começo da década de 1980 a canção foi usada em uma campanha publicitária e se tornou um ícone do Estado, posteriormente regravada por diversas bandas e cantores.

Os retratados podem ser personalidades notórias da literatura, artes cênicas, música, artes plásticas, esportes ou mesmo figuras que beiram o folclórico, como “Oil Man” ou a “Mulher da Cobra”, para ficar em dois destaques de Curitiba.

Para Luiz Gustavo Vidal, diretor do CJAP, a intenção com este tema é destacar as personalidades do Estado, a pesquisa na escola e na sala de aula.

“Queremos que os participantes busquem referências, seja no espaço, seja nas personalidades, para falar um pouco sobre a identidade e a geografia do nosso Estado”, diz.

Ele acrescenta que “o ato de criação do desenho, por si só, traz uma grande reflexão visual. Lembrando que interpretar uma imagem é tão importante quanto ler e escrever”.

Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, lápis aquarelado, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras. É importante que o desenho seja produzido sem suporte digital e sem ajuda de terceiros. A obra também deve ser inédita e original, ou seja, não pode ter sido editada ou publicada (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer meio de comunicação.

INSCRIÇÕES
A lista com os inscritos será divulgada no dia 17 de dezembro. Em fevereiro de 2022 serão divulgados os 40 selecionados que irão integrar tanto o catálogo quanto a exposição.

Para se inscrever os interessados devem preencher os formulários linkados abaixo:

Categoria Infantil – 08 a 12 anos AQUI.

Categoria Juvenil – 13 a 17 anos AQUI.

Confira os catálogos dos Concursos anteriores AQUI.

Acesse o regulamento completo AQUI.

Da AEN
Continuar Lendo

Paraná

Estado deve receber 318.240 vacinas nesta terça-feira

Mais da metade das doses será destinada aos adolescentes sem comorbidades.

Publicado

no

Por

O Paraná deverá receber nesta terça-feira (19/10), mais 318.240 doses da vacina Pfizer/BioNTech. Desse total, 228.150 doses são exclusivas para a população de 12 a 17 anos, sem comorbidades ou pertencentes a grupos prioritários.

A remessa, parte da 59ª pauta de distribuição do Governo Federal, foi confirmada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (18). Além dos imunizantes para os jovens, o novo lote inclui ainda 90.090 vacinas para segundas doses (D2), referente à 40ª pauta do Ministério da Saúde.

Uma parte das vacinas desembarca no Aeroporto Afonso Pena, às 18h40. O restante do lote está previsto para às 19h10. As doses serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para conferência e armazenamento até que sejam distribuídas para as Regionais de Saúde.

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), publicado na semana passada, registrou que pelo menos 347 municípios já iniciaram a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes sem comorbidades utilizando remanescente da reserva técnica. Com este novo quantitativo, os municípios poderão iniciar o esquema vacinal deste público ou dar continuidade à imunização.

DOSES – Até agora, o Paraná recebeu 102.532 doses para a população de 12 a 17 anos pertencente a grupos prioritários, sendo 99.450 para jovens com comorbidades e deficiência permanente e 3.082 doses direcionadas para adolescentes indígenas. De acordo com os dados do Vacinômetro nacional, o Paraná já aplicou 249.472 doses em adolescentes.

No total, já são 14.508.458 vacinas contra a Covid-19, sendo 8.311.791 D1 e 5.693.266 D2. Além disso, o Estado também registra a aplicação de 23.579 doses adicionais (DA) e 152.005 DR.

Da Sesa
Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.