Representantes de 11 municípios brasileiros contemplados pelo Método Wolbachia se reúnem no auditório do TecPar, na Cidade Industrial, em Curitiba, nesta quarta-feira (30), para um encontro que celebra dez anos de implementação da tecnologia no Brasil. O evento conta com a presença de representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz e Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa).
Curitiba foi selecionada para sediar o evento porque, além de dois municípios do estado do Paraná serem beneficiados com a tecnologia (Foz do Iguaçu e Londrina), a maior fábrica de Wolbitos do mundo está em construção na capital paranaense.
Representantes do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também falarão sobre a maior fábrica do mundo de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia (Wolbitos), que está sendo construída em Curitiba e deve beneficiar mais de 70 milhões de brasileiros nos próximos anos.
A celebração contará com a participação de representantes dos 11 municípios contemplados pelo método, incluindo Londrina e Foz do Iguaçu, que inauguraram suas fábricas em 29 e 30 de julho.
A Biofábrica Wolbachia é uma das principais estratégias e uma nova tecnologia no combate à dengue e outras arboviroses. O método consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, impedindo que os vírus se desenvolvam no inseto, a fim de evitar a transmissão das doenças.
Do Bem Paraná