Ligue-se a nós

Paraná

Captura e venda do caranguejo estão liberadas a partir deste domingo

Temporada segue até o dia 14 de março

Publicado

no

A temporada de captura do caranguejo-uçá no Estado começa amanhã, 1º de dezembro, e segue até 14 de março do ano que vem. Durante este período fica permitida apenas a captura dos machos com carapaça igual ou maior a sete centímetros. As fêmeas e os animais com dimensões inferiores não podem ser capturados em nenhuma época do ano.

As medidas de fiscalização e os cuidados durante a caça têm o objetivo de garantir a perpetuação da espécie. Por isso, a captura dos crustáceos é permitida com uma série de restrições que devem ser respeitadas.

É proibida a utilização de qualquer tipo de ferramenta cortante – enxadas, facões, foices, cavadeira, cortadeira e outros – produtos químicos ou armadilhas, como o laço e redes, ou demais meios que possam machucar, matar os animais ou causar danos ao ambiente.

A captura é permitida apenas de forma artesanal, feita com as mãos.

Também ficam proibidos no Paraná durante a temporada a entrada, o transporte e a comercialização do caranguejo processado, inteiro ou em partes, sem a comprovação de inspeção federal, contendo selo e comprovação de origem do produto.

Durante toda a temporada de caça, fiscais do IAP e a Polícia Ambiental reforçam a fiscalização em locais onde historicamente há registros de captura irregular e infrações ambientais.

Quem for flagrado capturando, transportando ou comercializando os crustáceos em desacordo com as restrições estabelecidas poderá ser enquadrado na lei de crimes ambientais.

Ao constatar a presença de caranguejos de tamanho inadequado ou capturados de forma irregular, todos os materiais utilizados serão apreendidos e os animais saudáveis serão devolvidos ao meio ambiente.

De 15 de março a 30 de novembro de 2020 ficam novamente proibidos a captura, o transporte e a comercialização dos caranguejos de qualquer tamanho.

A proibição ocorre porque esse é o período de defeso do animal, ou seja, da desova e crescimento dos novos crustáceos. A medida é necessária para preservar e proteger o seu habitat.

Paraná

Policiais Rodoviários Federais reencontram bebê salvo em Curitiba

No sábado (30), eles haviam desafogado a recém-nascida na BR-476.

Publicado

no

Por

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) socorreu uma recém-nascida de 17 dias, no último sábado (30), em Curitiba, na BR-476. Durante uma operação de orientação de tráfego, um casal abordou a equipe PRF, desesperado, pois a menina tinha acabado de ser amamentada e estava desfalecida nos braços da mãe. (Veja matéria relacionada abaixo)

De imediato, os policiais pegaram a recém-nascida no colo e verificaram que ela estava com dificuldade de respirar, sem movimentos corporais e vermelhidão na face.

Dessa forma, foi realizada uma ação conhecida como manobra de Heimlich sendo que, após algumas tentativas de reanimação, a bebê voltou a respirar, começou a chorar e a coloração da pele voltou.

Em seguida, os policiais escoltaram a família até o hospital, para receber atendimento médico. A menina teve alta no mesmo dia, à noite.

E, nesta terça (2), os policiais que salvaram a recém-nascida foram convidados para almoçar com a família, conhecer melhor a bebê e aproveitaram o momento para entregar alguns presentes para ela.

Segundo os agentes, ela se recuperou muito bem, está saudável e a pediatra que a atendeu no sábado disse que a menina não teve sequelas graças ao rápido atendimento prestado pelos policiais.
Os pais fizeram uma foto dos policiais com a bebê, que vai para o álbum dela, como recordação daquele encontro tão importante para a sua vida.

MATÉRIA RELACIONADA

PRF socorre recém nascido desfalecido após a amamentação em Curitiba

Continuar Lendo

Paraná

Polícia Civil prende mulher e tio suspeitos de matar o ex-marido dela em Curitiba

Crime aconteceu no dia 29 de fevereiro de 2020, no bairro Cajuru.

Publicado

no

Por

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu uma mulher e seu tio, suspeitos de matar Danilo José da Silva, de 31 anos. A vítima era ex-marido da suspeita.

As prisões aconteceram no dia 21 de maio deste ano, em cumprimento a mandados de prisão temporária, em Curitiba. O crime aconteceu no dia 29 de fevereiro deste ano, no bairro Cajuru.

Na ocasião, o tio da ex-esposa de Danilo foi até a sua residência e desferiu três disparos de arma de fogo contra ele. Dois atingiram a cabeça e um o peito. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

De acordo com as investigações, a ex-esposa de Danilo é quem teria ordenado o crime devido às constantes brigas entre o ex-casal. Conforme apurado, o tio da mulher já estava fazendo ameaças à vítima.

A dupla foi indiciada por homicídio qualificado.

Continuar Lendo

Paraná

Garota de 16 anos morre e dois são baleados em festa de aniversário

Alvo era o namorado da jovem, recém-saído da cadeia.

Publicado

no

Por

Uma adolescente, de 16 anos, morreu e dois jovens, ambos de 21 anos, ficaram feridos após serem baleados, em Jandaia do Sul, no norte do Paraná, na noite de sábado (30). O fato aconteceu durante o aniversário de 10 anos do irmão da adolescente.

Segundo a polícia, dois suspeitos chegaram de moto, entraram na casa onde ocorria a festa e começaram a atirar. Um dos jovens baleados era namorado da adolescente, tinha saído da prisão na quinta-feira (28) e seria o alvo dos suspeitos.

A adolescente chegou a ser socorrida e levada para o pronto atendimento da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

O namorado da adolescente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Providência, em Apucarana, também no norte do Paraná. O outro jovem baleado também foi internado, mas o quadro dele é estável.

A Polícia Civil informou ainda que procura por imagens de câmeras de monitoramento para tentar identificar os suspeitos, que podem responder por homicídio e duas tentativas de homicídio.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.