Ligue-se a nós

Paraná

Batalhão de Trânsito recebe 45 novas motocicletas do Governo do Estado

Veículos serão utilizados no atendimento de ocorrências e na fiscalização de trânsito da Capital.

Publicado

no

Em homenagem aos seus 70 anos, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) ganhou 45 novas motocicletas para atendimento de ocorrências e na fiscalização de trânsito da Capital. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (15/03), com homenagens a autoridades civis e militares e entrega de comendas e medalhas na sede da unidade, em Curitiba.

O BPTran passou por várias fases ao longo da história, e a primeira missão foi executar o serviço de guarda sinaleiro de trânsito. No entanto, com a evolução da frota veicular e as evoluções tecnológicas, a unidade desenvolveu a doutrina de policiamento de trânsito urbano com excelência, sendo referência para todo o Estado.

Em 2021, o BPTran passou a fazer parte do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e agora é responsável por prestar orientações técnicas para os pelotões de trânsito da PM das unidades do Interior.

Segundo o comandante do CPE, coronel Mario Henrique do Carmo, hoje o BPTran é um difusor de doutrinas e, neste ano, vai promover um nivelamento técnico com as frações de tropa de trânsito urbano das unidades da PM do Interior do Estado.

“Quem ganha com tudo isso é a comunidade, que terá um tratamento igual, seja aqui em Curitiba ou no município mais longínquo do Paraná”, disse.A comemoração ficou marcada pela chegada das 45 novas motocicletas BMW, modelo G850 GS, para melhor atender a população curitibana.

“Com elas vamos atender o público de Curitiba, tanto na fiscalização de trânsito quanto no atendimento de acidentes, principalmente para diminuir o tempo de espera do cidadão envolvido em alguma ocorrência”, disse o comandante da unidade, tenente-coronel Fernando Klemps.

Segundo ele, a unidade teve que se remodelar para atender à crescente demanda de trânsito e de segurança, incluindo a mudança no horário de atendimento à população, da Secretaria de Atendimento de Trânsito (SAT), que desde fevereiro deste ano abre em período integral, das 8h às 19h30, para confecção e impressão do Boletim de Acidente de Trânsito Unificado (Bateu), e vistorias veiculares.

O BPTran também ampliou o atendimento de acidentes de trânsito. “Hoje não atendemos apenas acidentes com vítima, mas também aqueles que não têm vítimas. Quando a população ligar para o BPTran relatando um acidente e não sabendo qual o encaminhamento correto, o nosso policial estará lá, no local, junto à sociedade curitibana”, acrescentou Klemps.

HOMENAGEM – Durante o evento foram entregues a medalha e a comenda “Mérito do Trânsito Urbano”. A primeira tem caráter comemorativo e é destinada às pessoas que, de alguma forma, contribuíram com os trabalhos exercidos dentro do BPTran. Já a segunda tem como objetivo homenagear ex-comandantes da unidade pelo trabalho prestado ao longo dos anos.Um dos agraciados com a comenda foi o coronel Carmo, que já foi comandante da unidade e hoje é titular do Comando de Policiamento Especializado (CPE).

“Fico muito feliz com essa homenagem, pois iniciei a minha carreira aqui e por aqui permaneci durante muitos anos. Tenho uma identificação muito grande com essa unidade e tive o privilégio de comandá-la nos últimos dois anos, então para mim é honra ver o reconhecimento pelo trabalho que realizei”, afirmou.

A soldado Thais do Carmo da Rosa estava de licença-maternidade e recebeu o convite para ser agraciada com a medalha de Mérito de Trânsito Urbano.“Agradeço pela oportunidade e pelo comandante, tenente-coronel Klemps, ter lembrado de mim e também agradeço ao coronel Carmo por ter entregue a medalha. Estou muito feliz e grata por este momento, pois estar aqui com os meus companheiros de farda foi emocionante, para mim e para a minha filha Isabela, que já vai ter história para contar”, disse.

Do BPTran

Paraná

Criança de 8 anos é atropelada pela própria mãe que confundiu marchas do carro

Caso ocorreu nesta segunda-feira (1º) em Cascavel

Publicado

no

Por

Menino ficou preso embaixo do veículo

Uma criança de oito anos foi atropelada pela própria mãe que confundiu as marchas do carro. Ao tentar dar ré no veículo, ela engatou a primeira marcha e acabou atingindo o menino. O caso ocorreu nesta segunda-feira (1°/8) no bairro Coqueiral, em Cascavel, região oeste do Paraná.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança ficou presa embaixo do carro após o atropelamento. A equipe foi acionada e usou equipamentos específicos para retirar o veículo de cima do menino para resgatá-lo.O garoto teve lesões e ferimentos no rosto e foi encaminhado em estado grave ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Da Ric Mais
Continuar Lendo

Paraná

Idoso morre após ser atacado por abelhas

Ataque aconteceu durante pescaria em Alvorada do Sul; um amigo que estava junto conseguiu escapar

Publicado

no

Por

Um idoso, de 63 anos, morreu após ser atacado por abelhas durante uma pescaria em Alvorada do Sul, no Norte do Paraná. Um amigo que estava com ele no momento, conseguiu escapar do enxame. A fatalidade ocorreu no último sábado (23).

O tenente da Polícia Militar Emerson Castro, que atendeu a ocorrência, lamentou que a vida do idoso não pode ser salva e informou que, apesar de ter sido acionado todo o aparato possível para a situação, a vítima não resistiu e morreu no local, antes de receber atendimento.

“Um deles conseguiu se salvar, o outro não resistiu aos ferimentos, devido a gravidade, e entrou em óbito. Os órgãos competentes foram acionados, estiveram no local a Polícia Civil para prestar esse atendimento, o Instituto de Criminalística, e também o IML (Instituto Médico Legal)”, explicou o tenente Castro.

Com informações da RicMais
Continuar Lendo

Paraná

Dia D de vacinação é realizado neste sábado em todo o Paraná

Orientação da Sesa é procurar o posto de saúde do município e verificar os horários de vacinação.

Publicado

no

Por

Os municípios de todo o Paraná realizam um novo Dia D da vacinação neste sábado (23/07). Os postos de vacinação estarão abertos para atualização do calendário vacinal. A ação inclui todos os imunizantes elencados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), além de contemplar também o novo público, crianças de três e quatro anos, contra a Covid-19.

A mobilização conta com o apoio de prefeituras e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), e busca ampliar a cobertura vacinal no Estado. A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é procurar o posto de saúde do seu município e verificar os horários de vacinação.

Covid-19
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 26 milhões de doses contra a Covid-19 já foram aplicadas no Paraná. A vacinação abrange público acima dos 3 anos com D1 (exclusivamente da vacina da CoronaVac), além de crianças de 5 a 11 na fase da D1 e D2, de 12 a 39 anos também com a dose de reforço e acima de 40 anos com a segunda dose de reforço, incluindo trabalhadores de saúde.

Influenza
A cobertura vacinal contra a gripe, cuja meta é de 90%, atingiu 72% do público preconizado até o momento. Ela está disponível para a população acima de seis meses de idade.

Sarampo
O sarampo, que tem meta de 95%, também ficou abaixo do esperado, com 46,46% de cobertura vacinal nas crianças menores de 5 anos.

Dados preliminares do primeiro quadrimestre deste ano mostram que as coberturas das vacinas de rotina indicadas pelo Ministério da Saúde permanecem abaixo da meta preconizada:

– BCG (77,74%),

– Febre Amarela (74,27%),

– Hepatite A (73,77%),

– Hepatite B (76,41),

– Meningocócica (77,37%),

– Pentavalente (76,41%),

– Pneumocócica (78,4%),

– Poliomielite (72,15%),

– Rotavírus (75,7%),

– Tríplice Viral (86,85%),

– HPV em meninas (62,51%) e meninos (46,10%).

Da AEN

Dia D de Vacinação ocorre neste sábado em Paranaguá

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.