Ligue-se a nós

Paraná

Alunos da rede estadual terão aulas de empreendedorismo em 2020

Inicialmente para estudantes do 6º ao 9º ano em Período Integral

Publicado

no

Foto: divulgação

Agora Litoral
Com o objetivo de desenvolver nos jovens noções de protagonismo e autonomia, estudantes de 47 escolas da rede estadual do Paraná terão aulas de empreendedorismo a partir do próximo ano letivo. A disciplina prevê educação empreendedora, ética profissional, trabalho em equipe e cooperativismo. A carga horária da matéria será de duas horas semanais.

No primeiro momento as aulas serão dirigidas a alunos do 6° ao 9° ano de instituições de Ensino Fundamental Integral, que já possuem carga horária ampliada – são 45 aulas por semana em vez de 25, como nos demais colégios.

O superintendente da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Raph Gomes Alves, explicou que se trata de uma disciplina antenada ao mundo contemporâneo, que exige novas habilidades e auxilia no desenvolvimento dos estudantes enquanto cidadãos de direito.

“Quando se fala em empreendedorismo, não se fala apenas de empreender em um negócio próprio. É ser empreendedor na vida. É ser protagonista e não um sujeito passivo”, disse Alvez. “Quanto mais as pessoas tiverem acesso a essa postura empreendedora e de protagonismo e autonomia, mais estaremos contribuindo para um futuro melhor”.

Os professores selecionados serão do próprio quadro funcional da escola, indicados pelas equipes gestoras das instituições com base em instrução normativa a ser expedida pela secretaria. Os docentes, que devem se destacar em termos de proatividade, passarão por formação específica para a disciplina.

REFERENCIAL CURRICULAR – A inclusão da nova matéria está em consonância às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Referencial Curricular do Paraná, que definem um conjunto de aprendizagens e competências que todos os estudantes devem desenvolver em sua trajetória escolar.

Na BNCC foram estabelecidas dez competências: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.

Como as escolas em tempo integral contam com carga horária expandida, não haverá qualquer tipo de substituição de disciplinas da matriz curricular tradicional pela de empreendedorismo.

A partir dos resultados alcançados na fase piloto, a secretaria estudará como ampliar a inclusão da aula nas demais escolas.

Da AEN
Anúncio
Clique para comentar

Deixe um comentário!

Paraná

Saúde confirma mais dois macacos mortos por febre amarela no Paraná

Casos foram registrados na região de Castro

Publicado

no

Por

Foto: Divulgação Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta terça-feira (19) dois novos casos de macacos mortos por infecção do vírus da febre amarela no município de Castro, região dos Campos Gerais. As mortes aconteceram em 31 de outubro e em 1º de novembro, mas estavam em investigação. Castro já havia registrado outra morte no dia 26 de setembro.

“Os casos de morte de macacos sinalizam a presença do vírus da doença na região e alertam para a necessidade de se tomar a vacina contra a doença. As mortes em Castro chamam a atenção, pois é o terceiro caso confirmado neste período sazonal, de julho para cá”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, a Secretaria da Saúde orienta a população da região e de todo o Estado sobre a importância de estar imunizado contra a febre amarela. “A vacina está disponível em todas as unidades de saúde; a dose é única e a pessoa fica protegida para toda a vida”, afirmou.

NÚMEROS – O Paraná registra de 1º de julho até agora 117 notificações de epizootias (doenças animais): 52 estão sendo investigadas, 31 por causas indeterminadas e outras 31 foram descartadas para a febre amarela. “Deste total de notificações, 19 estão em Castro e a região de Ponta Grossa soma 38”, diz o técnico da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria, Ronaldo Trevisan.

Trevisan ressalta ainda que os macacos não são transmissores da febre amarela. “Como os humanos, eles também são contaminados pelo vírus”.

Em relação a casos da febre amarela em humanos neste período sazonal, a Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores informa que são 37 casos notificados até a data de hoje. Nenhum caso da doença em humanos foi confirmado; dez casos estão em investigação e 27 foram descartados.

VACINA – A vacina contra a febre amarela faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e deve ser recebida no nono mês de vida. Quem não foi vacinado nesta faixa etária, pode procurar uma unidade de saúde para a receber a dose.

Ronaldo Trevisan afirma que a Secretaria intensifica a vacinação no Estado e neste momento faz busca ativa verificando as cadernetas de vacinação de todos os usuários que procuram os postos de saúde. A recomendação é para que seja ofertada a vacina da febre amarela para quem ainda não está imunizado. “A vacina é a única forma de evitar a doença”, acrescenta.

Continuar Lendo

Paraná

Falsos policiais tentam assaltar Camelódromo em Londrina (VÍDEO)

Tentativa de golpe foi na noite de quinta-feira

Publicado

no

Por

Bando tentou dar golpe, mas se deu mal

Quatro assaltantes vestindo roupas imitando as da Polícia Civil foram presos na noite desta quinta-feira (14) ao tentar assaltar o Camelódromo de Londrina, no Paraná. A prisão deles foi possível após um comerciante desconfiar do modo de agir dos “policiais”.

Os assaltantes chegaram ao Camelódromo, no Centro da cidade, e, mostrando um falso mandado de busca e apreensão, impediram a entrada e saída de todos que se encontravam no local. O alvo do bando era uma loja de aparelhos eletrônicos.

Ao perceberem a chegada da Polícia Militar, que cercou o local, os bandidos fizeram algumas pessoas reféns, mas acabaram se entregando aos policiais do Choque. Três armas de fogo foram apreendidas. Ninguém foi ferido.

Integrantes do bando foram presos

VEJA O VÍDEO

Com informações do 24Horas
Continuar Lendo

Paraná

Repartições públicas estaduais terão escala especial no feriado

Horários especiais valem para quinta e sexta-feira

Publicado

no

Por

As repartições públicas estaduais terão escala especial de funcionamento no dia da Proclamação da República, celebrado nesta sexta-feira, 15 de novembro.

O Governo do Estado também decretou ponto facultativo na quinta-feira (14), em função do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

A medida não abrange serviços essenciais do Estado, como hospitais e delegacias.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) trabalharão normalmente nesta quinta-feira (14) e fecham na sexta-feira (15).

Confira abaixo o horário de funcionamento de outros órgãos públicos da rede estadual:

HOSPITAIS DO ESTADO – Funcionarão normalmente todos os dias.

HEMEPAR – Na sexta-feira (15), todos os hemobancos estarão fechados. Em Curitiba, o Hemepar estará aberto na quinta-feira (14) das 7h30 às 18h30. No sábado (16), o atendimento será feito normalmente, das 8h às 18h.

Nas Unidades da Hemorrede em Maringá, Campo Mourão e Guarapuava o atendimento será normal na quinta-feira.

Nas unidades de coleta e hemonúcleos de Paranaguá, Irati, Umuarama, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Londrina, os atendimentos serão realizados normalmente na quinta-feira.

O hemonúcleo de Paranavaí fará atendimentos na manhã de quinta-feira e só reabre na segunda-feira (18), das 7h30 às 14h.

O Hemonúcleo de Francisco Beltrão e o Hemocentro de Cascavel estarão fechados na quinta-feira, devido a feriados municipais, e só reabrem na segunda-feira.

As unidades de coleta de Cornélio Procópio e Toledo também fecharão na quinta-feira e retornam na segunda-feira. Londrina e Maringá abrem no sábado normalmente.

O Biobanco, em Curitiba, abre normalmente na quinta-feira e fecha na sexta-feira e no sábado. A distribuição será feita normalmente em todas as unidades na quinta-feira.

O endereço e telefone de todas as unidades da Hemorrede podem ser conferidos no site do Hemepar.

FARMÁCIAS DO GOVERNO – As unidades de Curitiba, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio e Jacarezinho abrem normalmente na quinta-feira.

Paranaguá, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Cianorte, Apucarana, Toledo, Telêmaco Borba e Ivaiporã estarão fechadas nos dois dias e retornam na segunda-feira.

O Centro Psiquiátrico Metropolitano abre na quinta-feira (14) e não funciona na sexta.

RECEITA ESTADUAL – Não haverá expediente em todas as agências na quinta e sexta-feira.

DETRAN – Não haverá atendimento na quinta e sexta-feira. Os usuários podem fazer consultas e serviços de habilitação e informações sobre veículos no site e nos terminais de autoatendimento.

POLÍCIA CIVIL – As delegacias vão atender normalmente, em regime de plantão 24h, exceto as de área administrativa.

PROCON – Funciona normalmente na quinta-feira. Não funcionará na sexta-feira. Atendimentos podem ser feitos pelo site.

CEASAS – As Ceasas de Curitiba, Maringá e Londrina estarão com horários especiais na sexta-feira, mas atendem normalmente nos mercados atacadistas. Já as Ceasas de Cascavel e Foz do Iguaçu estarão fechadas.

No sábado (16), o mercado atacadista hortigranjeiro da Ceasa de Curitiba não abrirá, mas o Mercado de Flores atenderá normalmente, das 6 as 12 horas.

Todas as outras quatro unidades, em Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu abrem seus mercados no sábado.

A Gerência da Ceasa de Cascavel informa que mesmo com o feriado municipal em comemoração de 68 anos do município, o mercado atende normalmente na quinta-feira, das 6h às 12h.

COPEL – As agências e postos de atendimento da Copel em todo o Estado funcionam normalmente na quinta-feira e fecham na sexta-feira.

Em casos de falta de energia ou emergência, os consumidores podem ligar para 0800 51 00 116.

SANEPAR – As agências da Sanepar de todo o Estado funcionam normalmente na quinta e fecham na sexta-feira (15). A Sanepar atende 24 horas pelo 0800 200 0115.

BIBLIOTECA – A Biblioteca Pública do Paraná não terá expediente na quinta, sexta-feira e sábado, abrindo normalmente na segunda-feira, às 8h30.

MUSEUS – Todos os museus abrem durante o feriado, com horários especiais, com exceção do Centro Juvenil de Artes, que estará fechado de sexta-feira até domingo. Na segunda-feira, os museus ficam normalmente fechados para trabalhos administrativos.

  • O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) funcionará de sexta-feira a domingo, das 10h às 16h.
  • O Museu Oscar Niemeyer (MON) funcionará normalmente das 10h às 18h, de sexta a domingo.
  • O Museu Paranaense funcionará de sexta-feira a domingo, das 10h às 16h.
  • O Museu Casa Alfredo Andersen abre de sexta a domingo, das 10h às 16h.
  • O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) funciona de sexta a domingo das 10h às 18h.
  • No Museu do Expedicionário, o horário de funcionamento será das 10h às 12h e das 14h às 17h, de sexta a domingo.

AQUÁRIO DE PARANAGUÁ – Funcionará normalmente durante o feriado, das 10 às 17h30.

Da AEN
Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.