Ligue-se a nós

Paraná

Abertas inscrições para o PSS na rede estadual de ensino

Inscrições começaram nessa quinta (1) e vão até o dia 14

Publicado

no

Inscrições para o Processo Seletivo Simplificado vão até o dia 14 de junho

Paranaguá, PR
Agora Litoral

Começou nessa quinta-feira (1) o prazo para as inscrições de professores, pedagogos, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e auxiliares de serviços gerais para atuar na rede estadual de ensino e rede conveniada por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS).

As inscrições podem ser feitas pela internet e encerram no dia 14 de junho. O número de vagas depende da necessidade das regionais. Os candidatos podem se inscrever em até dois municípios do mesmo Núcleo Regional de Educação (NRE), desde que haja oferta de vaga.

As listas de classificação nesta contratação serão utilizadas somente após esgotadas as possibilidades de contrato por meio de processos regulamentados por editais anteriormente publicados e com vigência para o ano de 2017.

CLASSIFICAÇÃO

As classificações provisórias dos dois processos seletivos estarão disponíveis no dia 28 de junho, na página da Secretaria da Educação. O prazo para recursos é até 30 de junho.

Confira a página do PSS com todas as informações disponíveis: arq.e-escola.pr.gov.br/pss/inscricoes2017_Junho/InscricoesPSS2017_Junho.html

Clique para comentar

Deixe seu comentário!

Paraná

Câmara aprova projeto de lei que regulamenta ensino domiciliar

Interessados em ensinar os filhos em casa deverão seguir a BNCC definida pelo MEC

Publicado

no

Por

A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (18/05) o texto-base do projeto de lei (PL) 3.179 de 2012, que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil, também conhecida como homeschooling. Os destaques da matéria ainda não foram votados, e serão analisados na sessão desta quinta-feira (19/05).

Para usufruir da educação domiciliar, o estudante deverá estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, que acompanhará o desenvolvimento educacional durante o ensino.

Uma das exigências é que pelo menos um dos pais ou responsáveis tenham escolaridade de nível superior ou profissional tecnológica reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Outro requisito é a certidão negativa perante as justiças federal e estadual (o distrital).

ENSINO EM CASA
Os pais interessados em ensinar os filhos em casa deverão seguir a Base Nacional Comum Curricular definida pelo MEC. Além disso, poderão ser incluídas matérias e disciplinas adicionais à rotina de ensino.

Os responsáveis terão de garantir a convivência familiar e comunitária do estudante e a realização de atividades pedagógicas para promover a formação integral do estudante, contemplando seu desenvolvimento intelectual, emocional, físico, social e cultural.

Será de responsabilidade dos pais manterem registros periódicos das atividades e encaminhar, na forma de relatórios, à instituição de ensino na qual o aluno está matriculado. O aluno também deverá participar de avaliações anuais de aprendizagem durante o ciclo de educação básica.

Nos ensinos fundamental e médio, além desses relatórios, deverá haver avaliação anual com base no conteúdo curricular, admitida a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Se o desempenho do estudante nessa avaliação anual for considerado insatisfatório, uma nova avaliação, em caráter de recuperação, será oferecida no mesmo ano.

Com informações da Agência Câmara
Continuar Lendo

Paraná

Audiências públicas sobre impacto ambiental da Nova Ferroeste começam hoje

Em Paranaguá, o encontro acontece no dia 23 de maio

Publicado

no

Por

Foto: José Fernando Ogura

Começa hoje (16/05) a sequência de sete audiências públicas para apresentar os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Nova Ferroeste, idealizado pelo Governo do Paraná. Dourados, no Mato Grosso do Sul, recebe o diálogo dos técnicos envolvidos no projeto com a sociedade às 19 horas.

O município fica a 90 quilômetros de Maracaju, ponto de partida da estrada de ferro que vai percorrer oito cidades do Mato Grosso do Sul e 41 do Paraná, até chegar ao Porto de Paranaguá, no Litoral.

As audiências públicas são etapas do processo de licenciamento ambiental prévio do projeto. Para a primeira semana estão programados três encontros: Dourados (16), Guaíra (18) e Cascavel (19). Em seguida, acontecem as audiências de Paranaguá (23), São José dos Pinhais (24), Guarapuava (26) e Irati (27).

Litoral – Em Paranaguá, o encontro acontece na próxima segunda-feira (23/05), às 19h, no Complexo Turístico Mega Rocio, na Praça Thomas Sheehan, Bairro Rocio.

Todas as audiências podem ser acompanhadas in loco e a distância. Os canais de comunicação criados para os encontros estão no ar há uma semana. Até esta quinta-feira foram 4.500 acessos, com e sem interação, como envio de perguntas ou inscrição para o transporte gratuito ou agendamento da transmissão ao vivo das reuniões.

As opções de contato passam por um número de 0800, mensagens por WhatsApp e o site oficial. Mais de 70% da procura ficou concentrada no site, onde estão disponibilizados os resultados que serão objeto de discussão nos encontros.

A população dos 49 municípios do traçado também pode optar pelo transporte gratuito para ir até os locais previstos das reuniões. O maior volume de pedidos até o momento é para as audiências de Dourados (MS), Cascavel e Paranaguá.

“É de fundamental importância a sociedade contribuir com o processo de licenciamento desse projeto de infraestrutura que vai influenciar a vida de milhões de brasileiros nas próximas décadas”, destaca o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes.

VISTORIA DE TÉCNICOS
Como parte do processo de licenciamento, três funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desembarcam em Foz do Iguaçu no domingo (15) e também têm agendas no Estado na semana que vem. De lá eles partem de helicóptero para Cascavel e Guarapuava, onde realizam a primeira etapa de uma vistoria técnica.

Segundo Fagundes, esta fase completa o processo ambiental. “É nessa visita que o Ibama confronta os dados que foram apresentados nesse imenso estudo, com mais de 3 mil páginas. No sobrevoo eles terão contato visual com toda área prevista para a passagem dos trilhos, o que permite uma análise integral de tudo que estamos licenciando”, explica.

Eles ainda sobrevoam o trecho entre Cascavel e Maracaju, passando por Guaíra. “Eles vão passar por praticamente todo o traçado para ter uma visão mais clara dos impactos positivos e negativos do empreendimento”, completa.

Confira a lista com datas, locais e municípios envolvidos nas audiências:

16/05 – Dourados

Maracaju, Itaporã, Caarapó e Amambai

18/05 – Guaíra

Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo, Nova Santa Rita e Terra Roxa

19/05 – Cascavel

Maripá, Toledo, Assis Chateaubriand, Tupãssi, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Medianeira, MAtelândia, Céu Azul, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Catanduvas, Campo Bonito, Ibema, Nova Laranjeiras e Guaraniaçu

23/05 – Paranaguá

Morretes

24/05 – São José dos Pinhais

Balsa Nova, Contenda, Lapa, Araucária, Mandirituba e Fazenda Rio Grande

26/05 – Guarapuava

Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Marquinho, Goioxim, Candói e Inácio Martins

27/05 – Irati

São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro e Porto Amazonas

Da AEN
Continuar Lendo

Paraná

Rapaz que “socorreu” ex-prefeito de Campo Magro confessa assassinato

Ele colocou Pase no porta-malas do carro da própria vítima para tentar se livrar do corpo, mas se arrependeu

Publicado

no

Por

Prisão ocorreu na quinta-feira

O jovem, de 20 anos, que dirigiu o carro com o corpo do ex-prefeito de Campo Magro, José Antonio Pase, de 67 anos, até uma Unidade de Pronto Atendimento da cidade foi preso em flagrante, nesta quinta-feira (12/05). Segundo o delegado responsável pelo caso, Cassiano Aufiero, o rapaz assumiu ter assassinado o ex-prefeito.

O jovem, que já tinha um mandado de prisão em aberto, cometeu o crime durante um desentendimento com Pase.

“No momento ele está preso em flagrante aqui conosco. É um rapaz de 20 anos de idade e havia contra ele um mandado de prisão pelo crime de furto. Ele confessou para nós até o momento informalmente, vou interrogá-lo formalmente mais para confirmar o que já foi dito, mas ele confessou que com golpes de faca, após um desentendimento, acabou tirando a vida do ex-prefeito”, disse o delegado.

O CRIME
Em depoimento, o jovem disse que estava na casa do ex-prefeito, quando eles tiveram um desentendimento. Neste momento, ele atingiu Pase com facadas. O rapaz não informou o motivo da discussão, nem o horário em que o caso aconteceu.

Ainda segundo o delegado, após o crime, o autor colocou Pase no porta-malas do carro da própria vítima para tentar se livrar do corpo, mas se arrependeu, moveu o ex-prefeito para a parte da frente do veículo e tentou socorrê-lo.

José Antônio Pase (Arquivo)

Ainda não há informações sobre o nível de envolvimento dos dois.

O suspeito tem passagem pela polícia por furto. A polícia investigará, agora, a dinâmica dos fatos, incluindo a motivação do crime e se o autor agiu sozinho. De acordo com a polícia, o rapaz estava sob efeito de entorpecentes quando foi preso, o que dificultou o interrogatório.

A DEFESA
Em nota, o advogado Caio Percival, que defende o suspeito, disse que a defesa busca “esclarecer melhor os fatos”. Afirmou, também, que quanto a versão do acusado sobre as circunstâncias do crime, orientou que o jovem ficasse em silêncio em depoimento. Destacou que esta atitude não pode “reverberar no curso das investigações em seu prejuízo, conforme garantia constitucional”.

Da Banda B com G1
Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.