A Campanha Nacional de Vacinação iniciou sua primeira fase nesta segunda-feira (23) e extrapolou as expectativas com um número superior de procura ao esperado. As doses são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde às Regionais de Saúde que, por sua vez, encaminham aos municípios.
“Em decorrência da grande procura neste primeiro dia, nossa orientação é de que as pessoas com idade acima de 60 anos, procurem as unidades a partir de quarta-feira (25), pois, de acordo com a 1ª Regional de Saúde, o estoque de doses da vacina será reposto. Os idosos não precisam se preocupar, pois não faltará vacinas conforme o Ministério da Saúde”, salienta a enfermeira da Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Maristela Cerqueira.
A primeira fase da vacina contra a gripe é voltada aos profissionais de saúde e pessoas acima de 60 anos.
“Os idosos não entrarão nas unidades em prevenção ao coronavírus, por isso, orientamos que se perceberem que a fila já está um pouco grande, voltem para casa e retornem em outro horário ou dia. Todas as medidas que estamos tomando é para prevenção desse público-alvo”, ressalta.
A aplicação da vacina ocorre de segunda a sexta-feira, até às 17h30.
Os idosos acamados serão vacinados em suas residências pela equipe de agentes comunitários de saúde (ACS) como já ocorreu em outras campanhas de vacinação.