Notícias
Vacina da dengue não deve ser tomada por quem nunca teve a doença
RECOMENDAÇÃO É DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agora Litoral
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, nesta quarta-feira, que pessoas que nunca tiveram Dengue não tomem a vacina Dengvaxia, criada para evitar a doença. Segundo comunicado da Anvisa, a Sanofi Pasteur— laboratório responsável pela fabricação da vacina— apresentou dados de um estudo complementar que indica que pacientes que não tiveram dengue podem desenvolver, no futuro, uma forma mais grave da doença após serem imunizados.
De acordo com a nota da Anvisa, a “vacina em si não desencadearia um quadro grave da doença nem induzia ao aparecimento da doença de forma espontânea”. Mas o que ocorre é que, caso a pessoa seja picada posteriormente pelo Aedes aegypti e venha a ser infectada, a doença pode se manifestar de forma mais grave.
Além da recomendação, a Agência afirma que irá alterar os dados presentes na bula da vacina. Enquanto a avaliação sobre a vacina não é concluída, a Anvisa recomenda que ela não seja tomada por pessoas soronegativas, ou seja, que não tiveram contato com o vírus.
A Dengvaxia, que foi aprovada em 2015, não é oferecida pelo Ministério da Saúde, mas está disponível em laboratórios particulares e é a única imunização registrada no país. A Anvisa afirma que na época do registro não havia nenhum indício de que a vacina podia trazer complicações como as relatadas agora e destaca que, para quem já teve a doença, a imunização continua sendo positiva.
A agência ressalta que o caso está sendo analisado em conjunto com o laboratório produtor da Dengvaxia, e que já realizou uma reunião com o grupo de vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Embora a vacina tenha sido testada em cerca de 40 mil pessoas em todo mundo antes de ser aprovada, a Sanofi Pasteur realizou um estudo complementar, ao longo de seis anos, que trouxe à luz os riscos para quem nunca teve contato com o vírus.
— A forma severa da doença após a infecção por dengue é rara, mas pode ocorrer depois de qualquer picada de um mosquito que carregue o vírus. Entretanto, a dengue é uma doença complexa e as pessoas têm maior probabilidade de contrair a forma grave após uma infecção secundária de um subtipo diferente do vírus— afirmou Sheila Homsani, diretora médica da Sanofi Pasteur Brasil, em nota.
A vacina é indicada para pessoas de 9 anos ou mais que sejam moradoras de áreas endêmicas da doença. O laboratório afirma que, embora tenha identificado o problema em relação a pessoas que nunca tiveram o vírus, nos demais casos a vacina tem apresentado alto nível de eficácia.
Em nota, o Sanofi afirmou que “Dengvaxia tem demonstrado prevenção de 93% de casos severos e redução de 80% de hospitalizações causadas pela doença durante os 25 meses de estudos clínicos de larga escala conduzidos em 10 países da América Latina e Ásia, onde a dengue é muito difundida”.
NOTA DA REDAÇÃO: A vacina em questão é a que foi distribuída nos municípios do Paraná.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.