Connect with us
Publicidade

Notícias

Unespar Paranaguá oferta 280 vagas para o Vestibular 2023

São 12 cursos e as inscrições seguem até 3 de outubro

Published

on

O Campus Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) oferta 280 vagas em 12 cursos para o Vestibular 2023. As inscrições iniciaram nesta terça-feira (02/08) e seguem até o dia 3 de outubro.

Ao todo, são mais de 1900 vagas em mais de 70 cursos, para ingressar em 2023, nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I/Embap, Curitiba II/FAP, Paranavaí, União da Vitória, além de Paranaguá.INSCRIÇÕES
As inscrições acontecem de forma online, por meio deste LINK e o valor da taxa é de R$ 100.

PROVA
As provas serão aplicadas no dia 6 de novembro, de forma presencial e acontecerão nas mesmas cidades em que a Unespar tem campus, desta forma, o/a candidato/a poderá optar por realizá-la na localização que preferir, não importando se neste campus tem o curso escolhido na inscrição.

Neste ano, haverá prova objetiva e de redação, com o propósito de avaliar os conhecimentos ministrados no Ensino Médio ou equivalente. Para conferir informações acerca dos conteúdos programáticos da prova, acesse o edital no final da matéria.

COTAS
A Unespar reserva 50% das vagas para políticas de ações afirmativas, desta forma, ao se inscrever, o/a candidato/a deve optar concorrer pelo sistema de ampla concorrência ou por cotas. A homologação das inscrições será publicada em edital específico, no dia 14 de outubro no site vestibular.unespar.edu.br.

Os locais de realização das provas e o ensalamento serão divulgados a partir do dia 25 de outubro, no mesmo site.

Advertisement

ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
O pedido para isenção do valor total da taxa de inscrição, deverá ser feito entre os dias 1º e 15 de setembro. Poderão solicitar o/a candidato/a:

Inscrito/a no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de que trata o Decreto Federal n. 6135/2007 e no Sistema de Isenção de Taxas de Concurso (Sistc) do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS);

Doador/a de sangue ou de medula óssea, em conformidade a Lei 20310/2020;

Servidor/a da Unespar que ganhe até três salários mínimos e que não concluiu curso superior.

O edital de homologação das inscrições que receberão isenção, será divulgado no dia 23 de setembro.ATENDIMENTO ESPECIAL
A Unespar disponibiliza atendimento especial durante a prova do Vestibular, para pessoas com necessidades especiais. Para solicitar, o/a candidato/a deverá especificar, na ficha de inscrição, sua particularidade, para justificar o pedido e os recursos diferenciados.

Nesta modalidade também se encaixam lactantes, que devem seguir as orientações do edital, para poderem amamentar durante a prova do Vestibular

Advertisement

A Unespar disponibilizará em seus campi, um computador para que os/as candidatos/as que não possuem acesso à internet façam consultas relativas ao Vestibular 2023, para isso, basta informar-se no campus.

TESTE DE HABILIDADES ESPECÍFICAS (THE)
Alguns cursos da área das Artes, da Unespar, campi Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP, necessitam de Teste de Habilidades Específicas (THE). São eles:

Curitiba I/Embap:  Superior em Canto, Composição e Regência, Instrumento e Licenciatura em Música;

Curitiba II/FAP: Artes Cênicas e Música Popular.

Para esses cursos, as provas objetivas e de redação têm caráter classificatório, e o THE conta como uma 2ª fase do processo seletivo. A convocação de candidatos/as aprovados/as para o THE será divulgada no dia 7 de dezembro.

Advertisement

As provas serão aplicadas entre os dias 13 e 15 de dezembro, conforme cronograma disponibilizado no edital. Para mais informações, acesse o Manual do THE, AQUI.

RESULTADO
O resultado do Vestibular 2023 da Unespar será divulgado no dia 21 de dezembro de 2022, no site da Unespar.

Para mais informações, leia o edital, Manual do Candidato e o Manual de THE. Em casos não contemplados pelos documentos, entre em contato com a CCCV, pelo endereço vestibular@unespar.edu.br ou pelo telefone (44) 3518-1844.

Acesse o Edital AQUI

Com informações da Unespar
Advertisement

Notícias

Polícia Civil deflagra operação contra grupo que praticou arrastões e roubos na BR-376 em Guaratuba

Criminosos chegaram a efetuar disparos contra veículos para intimidar as vítimas.

Published

on

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde o começo da manhã desta quinta-feira (6) para cumprir três mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma associação criminosa que atua em roubos e furtos de carga na BR-376. Os mandados estão sendo cumpridos em Guaratuba, no Litoral, Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Garuva (SC), no norte de Santa Catarina.

A investigação apurou que o grupo realizou dois arrastões durante congestionamentos na rodovia, nos dias 8 e 16 de fevereiro, na altura de Guaratuba, no Litoral do Paraná.

Na ocasião, os criminosos armados abordaram motoristas e passageiros de carros e caminhões, subtraindo pertences pessoais, como carteiras, celulares e relógios. Segundo as investigações, eles chegaram a efetuar disparos contra veículos para intimidar as vítimas.

A PCPR identificou três suspeitos. Além dos crimes patrimoniais, eles também atuariam na receptação e distribuição dos produtos roubados. As diligências desta quinta-feira visam localizar os investigados e apreender elementos que auxiliem na continuidade da investigação.

“O grupo criminoso agia de forma violenta, se aproveitando dos congestionamentos para cometer os crimes. Em ambos os casos, os assaltantes estavam armados e efetuaram disparos para intimidar as vítimas. Nossa investigação permitiu identificar três suspeitos envolvidos tanto na prática dos roubos quanto na receptação e distribuição dos produtos furtados”, afirmou o delegado Gabriel Caldeira.

Advertisement

A operação conta com a atuação de policiais civis que integram o Verão Maior Paraná, reforçando o trabalho da PCPR no Litoral. As equipes desempenham ações de investigação e repressão qualificada, garantindo mais segurança para moradores e turistas na região.

Da AEN

Continue Reading

Notícias

23 cidades tiveram o fevereiro mais quente da média histórica no Paraná

No Litoral, Antonina e Paranaguá registraram as mais altas desde 2013

Published

on

O Paraná esteve muito quente em fevereiro. Durante todo o mês, em todas as regiões do Estado, as temperaturas médias ficaram dentro ou ao menos um grau acima da média histórica. Algumas cidades bateram o recorde de fevereiro mais quente da série histórica (veja a lista abaixo). O destaque foi a cidade de Cândido de Abreu, no Centro do Estado, que registra no mês de fevereiro uma temperatura média de 23,5°C e, em 2025, registrou uma média de 26,1°C, ou seja, um aumento de 2,6°C na temperatura.

As temperaturas mínimas, que são registradas de madrugada, também tiveram aumento em todo o Estado de até dois graus, principalmente na região de Ponta Grossa e em Cândido de Abreu. Já as temperaturas máximas, que ocorrem a tarde, chegaram a ficar entre dois e três graus acima da média histórica para o mês nas regiões de Cândido de Abreu e no extremo Oeste do Estado. Apenas o Noroeste teve temperaturas máximas dentro da média para fevereiro. 

Nas 50 estações meteorológicas do Simepar, doze registraram temperaturas médias um grau mais altas do que em 2024 nas cidades: Antonina, Cambará, Cândido de Abreu, Guarapuava, Guaratuba, Lapa, Paranaguá, Pinhais, Pinhão, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina e Telêmaco Borba. A temperatura mais alta registrada em fevereiro de 2025 no Paraná foi em Capanema no dia 16: 39,1°C. Mas esta não é a temperatura mais alta do ano na cidade. Em 23 de janeiro a cidade já havia registrado 39,3°C de temperatura máxima. 

Cidades que bateram o recorde de fevereiro mais quente da série histórica:

Ponta Grossa teve 23°C de temperatura média, a mais alta para fevereiro desde 1998;

Antonina, que teve 27°C de temperatura média, a mais alta para fevereiro desde 2015;

Advertisement

Capanema, que teve 26,9°C, a mais alta para fevereiro desde 2018;

Cândido de Abreu, que teve 26,1°C, a mais alta para fevereiro desde 1998;

Cornélio Procópio, que teve 25°C, a mais alta para fevereiro desde 2019;

Fernandes Pinheiro, com 22,6°C em fevereiro de 2025, a mais alta para o mês desde 2000;

Cruzeiro do Iguaçu, que teve 26,3°C, a mais alta para fevereiro desde 2022;

Advertisement

Foz do Iguaçu, que teve 26,9°C, a mais alta para fevereiro desde 2018; 

Francisco Beltrão, que teve 24,7°C, a mais alta para fevereiro desde 2011; 

Guaíra, que teve 27,1°C, a mais alta para fevereiro desde 1998; 

Guarapuava, com 22,5°C, a mais alta para fevereiro desde 1998; 

Laranjeiras do Sul, com 23,7°C, a mais alta para fevereiro desde 2018; 

Advertisement

Palmas, com 19,7°C, a mais alta para fevereiro desde 2020; 

Palmital, com 24,4°C, a mais alta para fevereiro desde 1998 – na região de Santa Maria, recorde de 22,9°C de temperatura média em fevereiro, a mais alta para o mês desde 2023; 

Paranaguá, com 27,2°C, a mais alta para o mês desde 2013; 

Pato Branco teve 24,4°C, a mais alta para o mês desde 1998; 

Pinhão, com 23,3°C, a mais alta para o mês desde 2004; 

Advertisement

Ponta Grossa, com 23°C, a mais alta para o mês desde 1998; 

Santa Helena, com 27,7°C, a mais alta para fevereiro desde 1998; 

Santo Antônio da Platina, com 25,2°C, a mais alta para fevereiro desde 2019; 

Telêmaco Borba, com 24,2°C, a mais alta para fevereiro desde 1998; 

Ubiratã com 25,8°C, a mais alta para fevereiro desde 2018; 

Advertisement

e União da Vitória com 23,5°C, a mais alta para fevereiro desde 1998.

CHUVAS – Além do calor, as tempestades isoladas com grandes acumulados de chuva também foram destaque no mês de fevereiro em algumas regiões. Campo Mourão teve 191 mm a mais de chuva do que a média para o período – foram 353,4 mm em fevereiro de 2025, dos quais 71 mm atingiram a cidade em um único dia: 13/02.

São Miguel do Iguaçu registrou um acumulado de 108 mm acima da média. Outras cidades também se destacaram pelo alto volume de chuvas: em Antonina foram 72 mm a mais do que a média para fevereiro; Cornélio Procópio, 70 mm a mais; Curitiba, 85 mm a mais; e Palmas, 82 mm a mais. 

Porém, como a irregularidade das chuvas é uma característica do verão, em outras cidades o volume de chuvas ficou bem abaixo da média histórica. É o caso de Pato Branco, onde choveu 112 mm abaixo da média para fevereiro; Cianorte teve 76 mm a menos; Lapa teve 73 mm a menos; Francisco Beltrão teve 88 mm a menos; e Santa Helena teve 74 mm a menos.

A Capital, dos 28 dias de fevereiro, 12 não tiveram registros de chuva. “Mas a relação entre os dias chuvosos e o acumulado de chuvas no fim do mês nem sempre pode ser levada em consideração, pois as chuvas no verão são costumeiramente irregulares. Pode chover em um dia só grande parte do volume estimado para o mês inteiro”, explica Braun. 

Advertisement

É o caso do Litoral, onde alguns temporais registraram altíssimos volumes de chuva em fevereiro, causando alagamentos expressivos. Em Paranaguá, no dia 8, choveu 101,2  mm, quase um terço do acumulado de chuva do mês inteiro: 308,6 mm. Em Antonina dia 7 foram registrados 148,6 mm, quase metade do acumulado do mês de fevereiro inteiro: 310,8 mm.

Continue Reading

Notícias

Paranaguá Saneamento leva o ‘Bloco da Economia de Água’ para a Ilha do Mel neste Carnaval

Ação educativa busca sensibilizar turistas e moradores sobre o consumo responsável de água durante a alta temporada.

Published

on

Com o compromisso de garantir um abastecimento eficiente e sustentável, a Paranaguá́ Saneamento realiza na sexta-feira (28/02), véspera do feriado de Carnaval, uma ação especial de conscientização sobre o uso responsável da água na Ilha do Mel. A iniciativa visa sensibilizar turistas e moradores sobre a importância de evitar desperdícios, especialmente em períodos de alta temporada, quando o consumo aumenta significativamente.

A ação, intitulada “Bloco da Economia de Água”, traz uma abordagem lúdica e acessível para reforçar boas práticas no consumo de água. Durante o período carnavalesco, serão instaladas placas informativas ao longo das trilhas da Ilha do Mel, destacando dicas simples e eficazes, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar as mãos, contribuindo para um uso mais eficiente dos recursos hídricos. Além disso, panfletos de boas-vindas serão distribuídos aos visitantes com orientações práticas para incentivar hábitos sustentáveis durante a estadia na ilha.

“Com o aumento expressivo da população nas ilhas durante a alta temporada, o uso consciente da água se torna ainda mais essencial para garantir que o abastecimento ocorra de maneira regular para todos. Pequenas mudanças de comportamento podem fazer grande diferença, e nossa missão é engajar turistas e moradores nessa responsabilidade coletiva”, destaca Wagner Souza, Diretor Geral da Paranaguá Saneamento.

A concessionária convida a todos para fazerem parte desse bloco sustentável, aproveitando do verão e da folia com responsabilidade. Além disso, a empresa ressalta a importância da obrigação de possuir caixa d’água nos imóveis, o que contribui para reduzir o impacto de possíveis ocorrências de baixa pressão e/ou interrupções no abastecimento. Contar com reservatórios adequados assegura maior autonomia para os moradores e comerciantes, especialmente em períodos de alta demanda. Neste Carnaval, celebre com consciência e evite o desperdício de água!

Advertisement
Continue Reading
Sair da versão mobile