Notícias
UFPR realiza projeto com comunidades próximas à Mata Atlântica
Famílias de Guaraqueçaba e Paranaguá participarão de estudo sobre risco de zoonoses
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a faculdade de Munique, na Alemanha, e prefeituras de cinco municípios no Estado, está desenvolvendo estudo voltado às famílias que residem próximo à Mata Atlântica. No Litoral, Guaraqueçaba e Paranaguá participam do projeto.
O projeto “Comportamentos de risco para zoonoses em populações residentes em bioma da Mata Atlântica no Paraná” tem o intuito de conseguir identificar o conhecimento, práticas e atitudes de pessoas que residem muito próximo à Mata Atlântica.
A enfermeira do projeto, Tatiana Queiroz de Almeida explica que essas pessoas estão com contato mais próximo de animais silvestres. “Esses moradores estão em contato com diversas espécies de animais e é preciso ter atenção e cuidado para evitar zoonoses, doenças transmitidas de animais para pessoas”, comenta.
“Nosso objetivo é saber se eles criam esses animais, como convivem com eles, se há o manejo. Nosso intuito não é repreendê-los, mas sim, conhecer essa realidade e orientá-los, além de, por meio de todas as esferas, verificar como podemos realizar uma educação em saúde para eles”, acrescenta a enfermeira.
O professor da UFPR, Gustavo Araújo de Almeida observa que no Paraná, cinco municípios participam do projeto: São José dos Pinhais, Piraquara, Adrianópolis, Guaraqueçaba e Paranaguá. “Paranaguá é o município mais importante para nós por concentrar o maior número de amostras que serão coletadas”, detalha. Ele conta que no total serão aproximadamente 900 pessoas atingidas com o projeto e, em Paranaguá, serão cerca de 300.
Além do Brasil, outros países também realizarão projetos idênticos em suas regiões: Bolívia, Colômbia, Guatemala e Chile. Cada um desses países escolheu trabalhar com um grupo populacional com risco de zoonose. Já o Brasil, por meio da UFPR pretende estudar três grupos, em cinco municípios, indígenas quilombolas, caiçaras e colônias longínquas “como a Colônia Maria Luiza, a Ponta Oeste – Ilha do Mel e a Ilha da Cotinga”, cita Gustavo Araújo de Almeida.
Em Paranaguá, o treinamento das equipes que irão à campo foi realizado nesta quarta-feira, 5, na Secretaria Municipal de Saúde. O projeto em campo terá duração aproximada de quatro meses para ocorrer a coleta dos dados e iniciar a fase seguinte dos trabalhos.
“A saúde em sua integralidade leva em conta não só as doenças e as áreas urbanas, mas também a natureza, o estilo de vida das pessoas, os hábitos alimentares delas, entre outros fatores, pois dependendo da direção que esses hábitos tomam, pode levar a uma questão de epidemia de doenças. A Covid-19, por exemplo, se espalhou em decorrência dos hábitos alimentares. Vemos com bons olhos esse projeto, pois sempre foi nossa meta e sempre foi a nossa missão fazer promoção e prevenção em saúde. Isso é basicamente prevenção em saúde porque estamos tentando verificar por meio dos hábitos das pessoas aquilo que pode ocorrer na saúde futuramente”, destaca o coordenador da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde, Gianfrank Julian Tambosetti.
Da Prefeitura de Paranaguá
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.