Até o próximo mês, todos os colégios estaduais do Paraná devem retomar o atendimento presencial. A afirmação foi feita na quarta (23), pelo secretário de estado da educação Renato Feder, em reunião com diretores de escolas da Região Oeste do Estado, em Cascavel, e confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação (SEED).
“Esse retorno precisa ser muito organizado, muito atencioso, pra que a gente possa receber o estudante, que ele volte pra escola”, disse o secretário.
“Se você é um pai ou estudante e ‘tá’ vendo esse vídeo, volte pra escola, as escolas do Paraná estão reabrindo, a gente precisa de você e o seu futuro precisa da escola”, finalizou.
Até agora, 873 escolas já voltaram a atender presencialmente no modelo híbrido. O retorno acontece paralelamente à vacinação dos profissionais da Educação. A rede estadual de ensino do Paraná tem 2,1 mil escolas e mais de 1 milhão de alunos.
O retorno presencial na rede pública estadual começou, de forma gradativa, no dia 10 de maio, quando 200 escolas retomaram as atividades por meio do modelo híbrido. Desde o retorno, a secretaria de educação confirmou 249 casos positivos do coronavírus e alega que em apenas 17, a contaminação pode ter ocorrido no ambiente escolar.
A atividade presencial, por enquanto, não é obrigatória. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto (que inclui as plataformas digitais do Aula Paraná, videoaulas no YouTube e TV aberta, além do kit pedagógico impresso), que acontece desde o início deste ano letivo, em 18 de fevereiro.