No sábado (23), o coordenador da operação Verão Consciente e secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, juntamente com o Coordenador Executivo da Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Adriano Mello, sobrevoaram as áreas de encosta no litoral do estado, a bordo da aeronave da Casa Militar.
Todo o município de Guaraqueçaba foi inspecionado durante o voo, especialmente a região de Tagaçaba, área mais atingida pelos alagamentos e deslizamentos de terra.
O monitoramento também está sendo feito pelo Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), que se comunica diretamente com os municípios e as regionais de todo o Paraná.
O órgão acompanha as informações do Simepar e outras instituições de meteorologia para emitir alertas para situações que têm potencial para causar desastres.
Estão no suporte às operações a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental-Força-Verde (BPAmb-FV), do 8° Grupamento de Bombeiros (8°GB) e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), e as coordenadorias regionais e municipais de Defesa Civil das cidades litorâneas.
Se verificarem a possibilidade de ocorrência de um desastre, devem procurar um local seguro e acionar a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros, pelos telefones 199 ou 193.
É importante ficar atento a alguns sinais no seu entorno, que podem indicar que terreno está instável e se movimentando: se há indício de rachadura ou uma trinca nova, a encosta está com um declive maior, surgiu uma nascente que não tinha, há muita água escorrendo na encosta, se há acúmulo de água no terreno ou uma árvore que inclinou.
A Defesa Civil também envia alertas gratuitos pelo celular. Para receber, basta enviar um SMS com o número do CEP endereçado ao 40199. Após o envio, o usuário receberá uma mensagem de confirmação e passará a receber os alertas para a região.