Ligue-se a nós

Notícias

Saúde mobilizada para nova vacinação contra dengue

CAMPANHA ESTÁ MARCADA PARA COMEÇAR EM 20 DE SETEMBRO

Publicado

no

No Paraná, o público a ser vacinado chega a quase 300 mil pessoas.

Agora Litoral
O Governo do Estado organizou eventos nas regiões do Paraná para o início da terceira etapa da vacinação contra a dengue. A programação foi dividida em dois momentos: a capacitação para profissionais de saúde e o esclarecimento de dúvidas da população. A campanha está marcada para começar no dia 20 de setembro.

Os eventos ocorreram em Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Paranaguá desde o dia 25 de agosto. “Já aplicamos mais de 450 mil doses da vacina no Estado, entre primeira e segunda fase da campanha. A meta agora é vacinar 100% das pessoas que tomaram a primeira e a segunda dose e para isso contamos com o apoio e a mobilização de todos”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini. No total, foram 1,7 mil participantes entre profissionais da área e população em geral.

Paranaguá, por exemplo, recebeu as palestras nesta quinta e sexta-feira (31 e 1°). “Estamos realizando monitoramentos mensais no município e, infelizmente, ainda identificamos constantemente a presença do mosquito em nossa região. O vetor ainda está por aqui e os cuidados precisam continuar. Vamos nos empenhar ainda mais para vacinar o maior número de pessoas e proteger a saúde da população”, destaca a diretora da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti.

Os eventos ocorreram em Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Paranaguá desde o dia 25 de agosto

MOBILIZAÇÃO
Todo o trabalho acontece em parceria com outras instituições como Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem e Farmácia; Associação Médica do Paraná; Federação Unimed Paraná; Rotary Club; Conselhos municipais e estadual de Saúde, empresas, escolas, além das prefeituras.

A Secretaria municipal de Saúde de Paranaguá está envolvida na missão de vacinar 64 mil pessoas na cidade durante o período de 20 de setembro a 27 de outubro. No Paraná, o público a ser vacinado chega a quase 300 mil pessoas.

“Estamos juntos ao Governo do Estado nesta batalha contra a dengue e reconhecemos que a vacina é uma importante ferramenta neste combate, e é isso que a população precisa entender. Fizemos uma ótima campanha na segunda etapa e esperamos fazer uma terceira etapa ainda melhor em nossa cidade”, ressalta o secretário municipal de Saúde e Prevenção de Paranaguá, Paulo Henrique de Oliveira.

POPULAÇÃO – O segundo dia da programação foi destinado à população. A agente de Endemias de Paranaguá, Palmira Paiffer, teve todas as dúvidas sanadas. “Saio daqui com muito mais conhecimento. As apresentações foram esclarecedoras e, para mim, não restaram dúvidas. Agora me sinto preparada para responder aos questionamentos da população do município”, diz.

“Vi diversos segmentos da sociedade representados aqui hoje. Nós, que somos escoteiros e estamos nas ruas fazendo ações sociais, sabemos o quanto este tipo de encontro é importante. Já entrei em contato com a Regional de Saúde para organizar uma estratégia que envolva o nosso grupo e ajudar na abordagem das pessoas”, comenta Liziana Rodrigues do Grupo Escoteiro Comandante Santa Rita.

O presidente do Conselho de Saúde de Paranaguá, José Dougiva, também participou do evento, e afirmou que não quer que a população sofra com a dengue como já sofreu em anos anteriores, “mas as ações do poder público não são suficientes sem a colaboração do povo, e com povo informado fica bem mais fácil”, diz.

CAMPANHA
A terceira etapa da vacinação contra a dengue no Paraná acontece de 20 de setembro a 27 de outubro. Duas grandes mobilizações (dias D) acontecerão em 20 de setembro e 21 de outubro, datas em que as unidades de saúde funcionarão em horário especial e equipes volantes vão vacinar em diversos pontos da cidade para facilitar o acesso da população.

Os municípios e o público-alvo da campanha são os mesmos da primeira e segunda etapas. Para garantir a resposta imunológica adequada são necessárias três doses da vacina, que proporciona proteção de 93% contra a dengue grave. Desta vez, deve retornar à Unidade de Saúde quem já tomou a primeira ou a segunda dose. Nesta etapa não serão aplicadas primeiras doses.

Confira os municípios que fazem parte da campanha de vacinação contra a dengue no Paraná:
De 9 a 44 anos
Paranaguá
Assaí

De 15 a 27 anos
Foz do Iguaçu
Santa Terezinha de Itaipu
São Miguel do Iguaçu
Boa Vista da Aparecida
Tapira
Cruzeiro do Sul
Santa Isabel do Ivaí
Iguaraçu
Mandaguari
Marialva
Maringá
Munhoz de Mello
Paiçandu
Santa Fé
São Jorge do Ivaí
Sarandi
Bela Vista do Paraíso
Cambé
Ibiporã
Jataizinho
Londrina
Porecatu
Sertanópolis
Itambaracá
Leópolis
São Sebastião da Amoreira
Cambará
Maripá

Notícias

Paraná registra mais 37 óbitos e 34,2 mil casos de dengue

Mortes de 23 homens e 14 mulheres, entre 14 e 94 anos, ocorreram de 4 de fevereiro a 2 de abril

Publicado

no

Por

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (16) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirma mais 37 mortes no Estado. Agora, o Paraná totaliza 140 mortes pela doença no atual período epidemiológico, que iniciou em julho de 2023. Os dados do 32º Informe Epidemiológico apresentam também 219.045 casos confirmados, 34.226 a mais em relação ao informe anterior, além de 451.280 notificações e 97.083 casos em investigação.

Os óbitos ocorreram entre os dias 4 de fevereiro e 2 de abril de 2024. São 23 homens e 14 mulheres com idades entre 14 e 94 anos, residentes em 23 diferentes municípios, sendo que 27 tinham comorbidades.

Os municípios onde ocorreram as mortes são de abrangência das Regionais de Saúde de Francisco Beltrão (8ª RS), Cascavel (10ª RS), Umuarama (12ª RS), Paranavaí (14ª RS), Maringá (15ª RS), Apucarana (16ª RS), Londrina (17ª RS) e Toledo (20ª RS): Marmeleiro (1), Pranchita (1), Cascavel (3), Formosa do Oeste (1), Nova Aurora (1), Alto Piquiri (1), Cruzeiro do Oeste (1), Francisco Alves (2), Ivaté (1), Mariluz (1), Umuarama (2), Planaltina do Paraná (1), Mandaguaçu (1), Maringá (2), Arapongas (3), Londrina (4), Bela Vista do Paraíso (1), Miraselva (1), Rolândia (4), Marechal Cândido do Rondon (1), Santa Helena (1), Terra Roxa (1), Toledo (2).

A Regional com mais casos confirmados é a 10ª RS de Cascavel, com 30.106. Na sequência estão a 16ª RS de Apucarana (27.331), 8ª RS de Francisco Beltrão (27.292), 17ª RS de Londrina (21.709), 15ª RS de Maringá (18.576), e 11ª RS de Campo Mourão (16.873). As cidades com mais casos são Apucarana (15.756), Londrina (15.225), Cascavel (14.197), Maringá (10.549) e Francisco Beltrão (6.613) – são 394 com casos confirmados.

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Informações sobre as arboviroses chikungunya e zika, igualmente transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, também estão contidas no documento. Houve o registro de três novos casos de chikungunya, somando 104 confirmações e 1.171 notificações da doença no Estado. Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika vírus. Foram registradas 102 notificações.

AÇÕES
Desde o início do ano a Sesa, por meio da Vigilância Ambiental, tem organizado várias ações buscando reforçar o combate à dengue. De janeiro até agora já foram realizadas diversas capacitações aos profissionais de saúde para o manejo clínico, assistência aos pacientes e informações técnicas no enfrentamento ao mosquito. Cerca de 500 pessoas estiveram envolvidas nas iniciativas, que ocorreram em várias regiões do Estado.

Em janeiro, mais de 300 profissionais trabalharam na conscientização contra a dengue no Litoral, na temporada de verão, a fim de alertar a população sobre a prevenção da doença. Ainda durante o mês, a Sesa, em parceria com a Casa Civil, realizou uma reunião entre gestores municipais e técnicos de vigilância epidemiológica para alinhar ações e atualizar o panorama da doença no Estado.

A Sesa promoveu o Dia D, mobilização estadual, com o objetivo de fortalecer o combate à dengue e reduzir os casos da doença e o número de óbitos. Para que as informações cheguem diretamente à população, o Governo do Estado também lançou duas campanhas publicitárias sobre os cuidados e de alerta à população.

O Paraná ainda participou do Dia D nacional, do Ministério da Saúde, que uniu Governo Federal, estados, municípios, agentes comunitários e de combate às endemias, profissionais da saúde e a população brasileira para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Em março, o Governo do Estado liberou um aporte adicional de R$ 93 milhões para auxiliar os municípios. O valor foi distribuído entre diversas áreas e teve como finalidade aprimorar o atendimento hospitalar, garantir a disponibilidade de insumos, instrumentalizar as equipes de agentes comunitários de saúde e intensificar a vigilância em saúde.

Confira AQUI o resumo do informe semanal.

Da Sesa

Continuar Lendo

Notícias

Correios anunciam concurso com cargos de níveis médio e superior

Editais serão divulgados em setembro

Publicado

no

Por

Os Correios anunciaram nesta terça-feira (16) que o concurso público da empresa trará vagas para os cargos de agente e de analista. O primeiro exige nível médio, e o segundo nível superior. O número de vagas ainda será definido, conforme a empresa. 

O cargo de analista terá oportunidades para as seguintes especialidades: advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro. Segundo nota da empresa, levantamentos apontam a necessidade de profissionais dessas áreas. 

Os editais do concurso serão divulgados em setembro. Os aprovados deverão ser convocados a partir de dezembro deste ano. 

Veja cronograma do concurso:

– Até julho: Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada;

– Agosto: Contratação da banca;

– Setembro: Edital do concurso;

– Dezembro: Início das contratações.

De acordo com os Correios, o concurso público “é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho”.

Da Agência Brasil

Continuar Lendo

Notícias

ENEM: Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina dia 26

Interessado deve fazer a solicitação na Página do Participante

Publicado

no

Por

Começou nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo termina no dia 26 de abril e vale também para justificativas de ausência na edição de 2023.

Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la seguindo orientações disponíveis na própria plataforma.

QUEM TEM DIREITO
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:

– Matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

– Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

– Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA
Segundo o Inep, quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição deste ano gratuitamente. 

CONFIRA O CRONOGRAMA COMPLETO DO ENEM 2024:

– Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril

– Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

– Período de recursos: de 13 a 17 de maio

– Resultado dos recursos: 24 de maio

EXAME
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame para selecionar estudantes.

Os resultados são listados como critério único ou complementar em processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Da Agência Brasil

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.