Notícias
Santuário do Rocio expande obras sociais
PROJETO SOCIAL TEVE INÍCIO EM 2005
Agora Litoral
O Santuário do Rocio mantém cursos sociais para contribuir com a comunidade de Paranaguá. A ação segue a linha do ODS 4 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) – Educação de Qualidade, um dos 17 itens da agenda criada pela ONU, que visam acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos e proteger o meio ambiente.
Neste segundo semestre, os cursos sociais do Santuário foram ampliados. As inscrições estão encerradas porque as vagas foram preenchidas e as aulas já começaram há algumas semanas. O curso de Conferente de Contêineres está com 40 alunos, o Básico de Inglês com 30, o de Logística Portuária com 60, o Clube de Mães com 40, o Intensivo pré-enem/vestibular com 40 e o de Auxiliar Administrativo (convênio Senai) está com 40 alunos.
O Santuário, administrado pelos Missionários Redentoristas, é referência em espiritualidade cristã, devoção Mariana e turismo religioso. A Associação Pró Obras Sociais, mantenedora do Santuário, está se destacando nas ações sociais na área de educação e promoção da pessoa humana. Oito cursos gratuitos são oferecidos às pessoas de baixa renda, com aulas realizadas nas salas da Salão Pastoral.
INÍCIO
O projeto social começou em uma pequena sala de catequese, em 2005, com cursos gratuitos de inclusão digital, uma necessidade daquele momento. Com a construção do Centro Pastoral foram feitas salas apropriadas para aulas e, com a reforma recente do prédio, foi possível ampliar os cursos. Mesmo sem ajuda de governos e quase nenhum apoio institucional das empresas, o Reitor Joaquim Parron, o Irmão Jorge Tarachuque e a equipe de voluntários têm mantido e ampliado o projeto.
Os cursos são profissionalizantes. “É necessário ajudar as pessoas a voltar ao mercado de trabalho nestes tempos de desemprego”, diz a coordenadora da Pastoral Social Xáris Scomasson. “No Clube de Mães, os cursos são de artesanato para que as mulheres consigam gerar sua renda e melhorar a condição das famílias”, explica.
A professora de matemática Sheila Zukovski aderiu ao projeto recentemente. Ela dá aulas e ajuda na organização do ‘Cursinho Solidário’. “Doar o trabalho para esses estudantes faz parte da nossa missão de educadores. É uma forma de auxiliá-los a ter esperanças de um futuro melhor”, disse ela.
Franciele Amâncio, de 32 anos, aluna no curso de Logística Portuária, contou que ouviu na rádio Difusora uma entrevista com o Padre Parron, falando dos cursos gratuitos. “Estou desempregada e não tenho como pagar para aprender. Gosto muito do curso, a professora voluntária demonstra muito conhecimento na área. Depois de 13 anos trabalhando no comércio varejista, vi neste curso a oportunidade de ampliar meu futuro profissional e conseguir um emprego”.
Pascom Santuário Estadual de NSra do Rocio
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.