Ligue-se a nós

Notícias

Salvamentos no Litoral aumentaram 560% durante o Carnaval

Disparada dos números de atendimentos dos guarda-vidas é em relação ao ano passado

Publicado

no

Foto: Gabriel Rosa/AEN

O aumento dos visitantes e turistas nas praias do Paraná resultou na disparada dos números de atendimentos dos guarda-vidas neste Carnaval. Em relação ao ano passado, os salvamentos aumentaram 560% (de 15 para 99) e as ações preventivas, 297,70% (de 8.330 para 33.128). O número de crianças localizadas após se perderem dos responsáveis subiu 950% – de 8 para 84. As estatísticas consideram o período de cinco dias, entre o sábado (10) e a Quarta-Feira de Cinzas (14).

“Acreditamos que esse crescimento significativo de salvamentos tenha ocorrido pelo aumento do número de banhistas, em virtude das condições comparando as duas temporadas”, falou a capitã Débora Kolossoskei, responsável pela comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) no Litoral durante o Verão Maior Paraná.

O forte calor nesta temporada também é uma das explicações, mas não a única. A melhoria na infraestrutura do Litoral e a realização de shows e trios elétricos também ajudaram a ampliar o movimento nas praias paranaenses.

Os salvamentos, que englobam tanto os resgates de pessoas com dificuldades dentro da água, quanto a retirada do mar de pessoas já em processo de afogamento, pularam de 15 para 99. A maior fatia é referente aos resgates, que foram 12 em 2023 e chegaram a 92 em 2024. Ou seja, 666% de ocorrências a mais.

Os afogamentos tiveram leve elevação, passando dos 3 casos no ano passado para 7 na temporada atual – a um acréscimo de 133%. Além dos números relativamente baixos de vítimas de afogamento, a boa notícia é a ausência de óbitos pelo segundo ano consecutivo no período.

Anúncio

“A maioria dos afogamentos mais graves foi em área de entreposto. Dois deles, porém, cujas vítimas tiveram afogamento com parada cardiorrespiratória, ocorreram em piscinas nas residências. As equipes dos postos de guarda-vidas mais próximos se deslocaram para fazer o atendimento dessas vítimas, além da ambulância, da força-tarefa, e do helicóptero Falcão do BPMOA”, explicou a capitã.

ORIENTAÇÃO
Com as praias mais movimentadas, o trabalho preventivo dos bombeiros foi intensificado, visando diminuir as ocorrências de incidentes aquáticos. As medidas de prevenção, que envolvem a sinalização dos locais de banho e de perigo, foram de 703 (2023) para 1.032 (2024), uma alta de 46,80%.

Já o atendimento de orientação aos veranistas mais do que quadruplicou (329%), subindo de 5.489 para 23.591. Outro item que disparou foi o de advertências: ações de intervenção, sonora ou verbal, para alertar banhistas que estejam colocando a si ou a outros em risco. Houve 2.138 casos no Carnaval em 2023 e 8.505 neste ano (aumento de 297%).

O balanço das atividades no período de folia no Litoral aponta ainda um aumento na busca por pulseiras de identificação para crianças, de 200 para 868, ou seja, 334% maior. Incidentes com águas-vivas ou outros animais aquáticos não foram registrados nestes cinco dias do feriadão – em 2023 foram 153 casos.

Da AEN

Anúncio
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.