Ligue-se a nós

Notícias

Roubos e assaltos se multiplicam e população começa ficar assustada

Casas, motos, celulares, bicicletas, carros e até caminhões na mira dos assaltantes

Publicado

no

Agora Litoral
A onda de violência instaurada em Paranaguá não se resume apenas aos 33 homicídios registrados este ano. Assaltos, furtos e roubos acontecem diariamente na cidade-polo do Litoral do Paraná. E essas práticas, segundo a Polícia Civil, estão ligadas ao tráfico e uso de drogas. O sentimento que começa a tomar conta da população é o de insegurança.

Ainda não existem números oficiais sobre os roubos e furtos ocorridos em Paranaguá. E muitos deles nem são comunicados. Na prática o que se verifica é que os ladrões furtam ou roubam de tudo – entram em casas, roubam ou furtam de celulares a bicicletas e caminhões. Os alvos preferidos são os aparelhos celulares, mas os marginais estão cada vez mais ousados e levam o que encontram pela frente.

Semana passada, dois caminhões tiveram suas baterias furtadas de um estacionamento na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, próximo ao Mercado Ofertão. Os proprietários dos caminhões disseram ao Agora Litoral que não iriam registrar a ocorrência na 1ª Subdivisão Policial porque, segundo eles, “não iria adiantar nada”.

Caminhões que tiveram baterias furtadas

Ladrões rendem caminhoneiro e levam carga de soja

Na noite de sábado (14), um motorista de 29 anos, com endereço na cidade de Mafra (SC), ficou refém de bandidos, que roubaram a sua carreta, carregada com quase 33 toneladas de soja. A vítima, encontrada pela Polícia Militar numa estrada de chão na região da Colônia Santa Cruz, contou que se encontrava no pátio de um posto de combustíveis no Km 7,5 da BR-277, na localidade do Ribeirão, quando foi abordada por três homens, um deles armado com revólver.

O caminhoneiro disse que foi amarrado e colocado no banco de trás do seu caminhão e que, em seguida, os bandidos saíram do posto com o veículo. Segundo o motorista, ele ficou refém dos assaltantes por cerca de 1h30, que foi o tempo que eles levaram para desacoplar, do cavalo mecânico, a carreta, placas LXX-1847 de Campo Alegre (SC), que transportava a carga de soja.

Ainda de acordo com o caminhoneiro, os bandidos roubaram cheques, dinheiro, telefone celular e o rádio PX do caminhão, fugindo em seguida. Os policiais militares realizaram patrulhamento pela região, mas não foi possível encontrar suspeitos do crime nem pistas que pudessem levar à carreta roubada.

Celulares estão entre os preferidos pelos ladrões

No início da madrugada de sábado, 14, mais um roubo de telefone celular foi registrado em Paranaguá. O crime ocorreu na Avenida Coronel Santa Ria, no bairro Rocio. A vítima foi um rapaz de 28 anos.

Ele contou aos PMs ter sido abordado por dois homens em uma bicicleta vermelha e que um deles, trajando casaco de moletom cinza, anunciou o assalto mostrando uma arma de fogo. O roubo ocorreu pouco depois da meia-noite.

Outro assalto ocorreu na Rua Washington Luiz, bairro Porto dos Padres, em um ponto de ônibus na noite de sábado, 14. Desta vez as vítimas foram dois rapazes, de 17 e 18 anos, os quais reconheceram o autor do crime, mas o suspeito não foi encontrado na ocasião.

As vítimas relataram que um indivíduo conhecido como “Vaguininho”, o qual tem deficiência em um dos braços, foi o autor do crime. Segundo os rapazes, o suspeito se aproximou em uma bicicleta e anunciou o assalto simulando portar uma arma de fogo. Após tomar os celulares das vítimas, o assaltante fugiu em direção ao bairro Beira Rio.

Outro assalto ocorrido em ponto de ônibus, também no sábado, aconteceu em um ponto de parada na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nas imediações do Aeroparque. Dessa vez, a vítima foi uma mulher de 36 anos. O crime foi praticado por dois indivíduos ocupando bicicletas, um deles portando uma arma de fogo.

A vítima acionou a Polícia Militar por volta das 21h30, relatando que a dupla de criminosos tomou seu telefone celular e fugiu em seguida, sentido bairro Emboguaçu. Os policiais militares realizaram patrulhamento pela região, mas nenhum suspeito foi localizado.

Blogueira reagiu e saiu machucada

Outra vítima da ação dos bandidos foi a blogueira Dani Santiago, que chegou a ser agredida por dois homens, na região da Praça dos Leões, no centro de Paranaguá, ao não entregar o aparelho celular. A blogueira narrou o drama passado em seu perfil no facebook, o que gerou dezenas de histórias semelhantes contadas por suas seguidoras.

Na sexta-feira, moto foi furtada no Parque São João

Na sexta-feira (13), uma motocicleta Honda Titan CG 150 de cor preta foi furtada na Rua das Goiabeiras, no Parque São João, em Paranaguá. A vítima disse aos policiais militares que ao chegar na casa do seu filho, acompanhada do marido, deixou o veículo estacionado na frente da moradia, por volta das 22 horas, e que ao sair, uma hora depois, descobriu que a motocicleta tinha sido furtada.

No Santos Dumont, ladrões invadem casa por buraco do ar condicionado

Uma casa na Rua Jequitinhonha, no Parque São João, em Paranaguá, foi alvo de arrombamento no último fim de semana. A Polícia Militar deu atendimento à ocorrência na madrugada de sábado, 14, mas nenhum suspeito foi preso.

Segundo o relatório policial, por volta das 4 horas o proprietário do imóvel, de 58 anos, acionou a PM, relatando que ao chegar em casa encontrou tudo revirado. Ele verificou que para entrar na moradia, os autores arrombaram a entrada do aparelho de ar condicionado e para ter acesso ao interior da casa utilizaram uma escada.

Durante a averiguação, foi constatado que os assaltantes estavam atrás do dinheiro, que a vítima guardava em um móvel da casa e que também foi furtado um aparelho notebook. Na região, ninguém soube passar informações que pudessem levar à autoria do delito.

Falso cadeirante ameaça passageiros no Terminal 

Um homem em uma cadeira de rodas ameaçou, com uma faca, várias pessoas que estavam no Terminal Rodoviário Urbano de Paranaguá. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar por volta das 21 horas de sexta-feira (13).

Após informados, os militares avistaram o suspeito no local e efetuaram a abordagem. Anderson de Lima, de 27 anos, estava com as pernas lesionadas, mas não era cadeirante. Os PMs encontraram com ele uma faca de cozinha. Anderson conta com passagens pela polícia por furto e tem endereço em Curitiba.

Em suas declarações, dois rapazes que abordaram a viatura relataram que Anderson levantou-se da cadeira dizendo que ele era o rei do terminal e, em seguida, puxou a faca e começou a fazer ameaças.

Todos foram conduzidos ao cartório da 1.ª Companhia da Polícia Militar, onde foi elaborado um Termo Circunstanciado sobre a situação. Em suas declarações, Anderson se reservou no direito de só se pronunciar em juízo.

Notícias

Ilha do Mel: IAT vai promover ações para preservar os jacarés-de-papo-amarelo

O cronograma das oficinas ainda será definido

Publicado

no

Por

Ao longo deste ano técnicos do Instituto Água e Terra irão ministrar, na Ilha do Mel, um curso de manejo de fauna para o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) e moradores das comunidades locais. O objetivo é desenvolver uma convivência segura e sustentável com os répteis que habitam a Ilha e principalmente garantir a conservação do jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), espécie avistada com frequência na região de Nova Brasília, um dos pontos mais procurados do complexo ambiental.

A iniciativa foi definida durante reunião na segunda-feira (22) entre representantes do IAT, da BPAmb-FV e da Associação dos Nativos da Ilha do Mel (Animpo). O cronograma das oficinas ainda não foi definido. Entre os temas que serão abordados estão a relevância da espécie para a ecologia local, para a manutenção do ecossistema da ilha, e orientações de segurança a quem avistar o jacaré. Além da capacitação, foi definido na reunião que placas informativas serão instaladas na UC para orientar os visitantes sobre o animal.

“A presença crescente do jacaré nas trilhas e praias da ilha destaca a importância de se preparar um plano de conservação eficaz para a espécie. Assim, iniciativas como esse curso, que promovem a cooperação entre autoridades ambientais, especialistas em conservação e comunidades locais, são cruciais para garantir que os animais possam prosperar na natureza”, explica a chefe da Estação Ecológica da Ilha do Mel, Evelyn Jaques de Almeida.

Segundo ela, o jacaré-de-papo-amarelo é a única espécie registrada na Ilha do Mel, o que faz com que sua proteção dentro da Unidade de Conservação seja fundamental. “Por ser um predador e regulador populacional, o jacaré tem um papel muito importante na manutenção dos ecossistemas costeiros”, diz.

“Em uma área protegida por unidades de conservação como a Ilha do Mel, o jacaré-de-papo-amarelo também pode ser usado como um mecanismo de educação ambiental para os visitantes e moradores, considerando a importância da espécie para a biodiversidade”, destaca o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.ENCONTRO
A reunião ocorreu na segunda-feira (22) na associação de moradores da comunidade de Brasília, e contou com a presença de 13 pessoas. Do IAT, participaram dois servidores do escritório regional do instituto do Litoral, três biólogos da Diretoria de Patrimônio Natural e três veterinários do Setor de Fauna. Além disso, quatro integrantes do BPAmb-FV e um membro da Animpo contribuíram para as deliberações.

COMO PROCEDER
Ao avistar algum animal silvestre perto de casa, o primeiro passo é manter a calma e não tocar no bicho. A partir daí, contatar o órgão ambiental especializado para fazer a remoção de maneira adequada, sem riscos para o animal e para a população.

Se for um animal com elevado potencial agressivo e que seja uma ameaça à população, ou ainda que corra risco de morte, procure informar o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (181) ou o escritório regional do IAT mais próximo. Há, ainda, o telefone da gerência de Biodiversidade do IAT: (41) 3213-3767. Para quem preferir, a gerência possui WhatsApp: (41) 99554-3114.ILHA DO MEL
Cerca de 95% da superfície da Ilha do Mel constitui uma Estação Ecológica, criada por decreto em 1982, para preservação e reconstituição de manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais. Os outros 5% do território formam um parque criado em 2002 para recuperação dos ambientes naturais remanescentes das praias e costões rochosos, importantes para proteção da diversidade biológica.

As áreas de preservação possuem como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas, que, ao longo dos anos, transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados por turistas brasileiros e estrangeiros no Paraná.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Paraná tem 2,4 mil mulheres atuando na Polícia Militar

Em 2023, quase 470 ingressaram nas fileiras da PMPR

Publicado

no

Por

Atualmente, mais de 2,4 mil mulheres atuam na Polícia Militar do Paraná, desempenhando uma variedade de funções operacionais e administrativas. Em 2023, quase 470 mulheres ingressaram nas fileiras da PMPR na graduação de Soldado de 1ª classe, fortalecendo ainda mais o contingente feminino na execução das ações de segurança em prol da população paranaense.

Além disso, 18 novas Aspirantes-a-Oficial foram distribuídas pelas unidades policiais como parte do Curso de Formação de Oficiais.

No dia 19 de abril a Polícia Militar do Paraná (PMPR) celebrou o Dia Estadual da Policial Feminina – dedicado a reconhecer e valorizar a importante contribuição das mulheres na corporação. Instituído pela Lei 20543 em 27 de abril de 2021, esta data destaca o papel fundamental das policiais femininas nos órgãos de segurança pública, ressaltando sua presença em todas as unidades policiais militares do estado e em diversas atividades operacionais e administrativas.

A história das mulheres policiais na PMPR remonta a 19 de abril de 1977, quando foi criado o pelotão de Polícia Militar Feminina por meio do Decreto Estadual nº 3.238. Naquela época, o Paraná se tornou o segundo estado brasileiro a permitir o ingresso de mulheres em seus quadros. Desde então, as policiais femininas têm desempenhado um papel cada vez mais essencial, inicialmente incumbidas da proteção de menores, mulheres e idosos, e posteriormente expandindo suas atividades para áreas como o policiamento de trânsito.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva, destaca a importância vital das policiais femininas no trabalho policial: “As mulheres na Polícia Militar do Paraná são essenciais para o cumprimento da nossa missão de proteger e servir à sociedade. Sua competência, dedicação e abnegação são exemplos inspiradores para todos nós. Reconhecemos e valorizamos o papel crucial que desempenham em todas as frentes de trabalho, e estamos comprometidos em proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo e igualitário, onde todas as policiais possam prosperar e alcançar seu potencial máximo.”

“…A Polícia Militar do Paraná parabeniza e agradece todas as mulheres que dedicam suas vidas à proteção e segurança da comunidade, inspirando confiança e servindo como exemplos de bravura e profissionalismo. Que este seja um momento de celebração e reconhecimento do valor inestimável das policiais femininas na construção de um Paraná mais seguro e justo para todos”.

Da PMPR

Continuar Lendo

Notícias

Aposta de Paranaguá ganha R$ 23,9 mil na Quina

Na Lotofácil, aposta de Guaratuba levou R$ 3,5 mil

Publicado

no

Por

Uma aposta simples com seis números, feita em Paranaguá [via canal eletrônico] acertou 4 números no concurso 6422 da Quina realizado nesta segunda-feira (22), em São Paulo e ganhou R$ 23.924,82. 

Ninguém acertou as cinco dezenas e o prêmio principal, para o próximo sorteio, acumulou em R$ 50 milhões.

Os números sorteados foram: 31 – 38 – 41 – 70 – 79

– 4 acertos: Ao todo, 98 apostas ganharam um prêmio médio de R$ 11,9 mil.

Próximo sorteio: O próximo concurso da Quina acontece nesta terça-feira (23), com o prêmio estimado em R$ 50.000.000,00.

Aposta de Guaratuba leva R$ 3,5 mil na Lotofácil

Uma aposta simples com dezesseis números, feita em Guaratuba, acertou 14 números no concurso 3085 da Lotofácil e ganhou R$ 3.528,78. O jogo também ocorreu nesta terça-feira.

Prêmio principal: Dois bolões de Curitiba (PR) acertaram as 15 dezenas e cada um levou mais de R$ 2 milhões. 

Os números sorteados foram:

02 – 03 – 04 – 06 – 07 – 09 – 11 – 12 – 13 – 14 – 15 – 19 – 20 – 24 – 25. 

14 acertos – 398 apostas ganhadoras – R$ 1,7 milhão (prêmio médio)

Próximo sorteio: O próximo concurso da Lotofácil com prêmio estimado em R$ 1,7 milhão, também acontece nesta terça.

MEGA-SENA

A Mega-Sena sorteia um prêmio estimado em R$ 3,5 milhões no concurso 2716 que também será realizado hoje em São Paulo. A aposta mínima custa R$ 5.

E hoje ainda tem sorteio da Timemania (R$ 400 mil), Loteca (R$ 200 mil) e do Dia de Sorte (R$ 500 mil). 

Os eventos acontecem no Espaço da Sorte, na capital paulista, com transmissão ao vivo a partir das 20h, pelo canal da Caixa no Youtube e pela página oficial da Caixa no Facebook.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pelo Loterias Online da Caixa. Para apostar pela internet é necessário ter mais de 18 anos e realizar um cadastro.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.