Projeto Marco Zero
O objetivo de arrecadar recursos de empresas e pessoas físicas para garantir essa restauração. O primeiro passo foi a aprovação e publicação no Programa Nacional de Apoio à Cultura. Para dar andamento à iniciativa foi criado um consórcio de empresas formado pela Inspire C, Agência FN que faz a gestão de fomento e captação do consórcio e o núcleo de mídia e conhecimento.
O lançamento oficial do Projeto Marco Zero acontecerá em julho deste ano, quando a Diocese de Paranaguá comemora 60 anos, mas os trabalhos para angariar recursos já começaram e pessoas físicas com até 6% do imposto de renda e jurídicas com até 4% podem participar. As pessoas físicas têm até o final de abril para fazer o Imposto de Renda. Ao preencher o formulário, o contribuinte terá a opção de destinar parte do imposto devido para este projeto.
“Esta é uma forma de saber onde seu imposto está sendo aplicado e uma opção de fiscalização permanente”, lembrou Felipo Nichetti da Agência FN.
História
A igreja, pelos registros históricos, é a primeira edificação católica construída no Paraná e a primeira no Brasil dedicada à Nossa Senhora do Rosário.
Em estilo colonial português, do século XVIII, a igreja matriz tem o primeiro marco de sua construção datado de 1578, ou seja, há 444 anos. É formada por quatro partes: nave, capela mor, sacristia lateral e torre.
A escolha de dedicar a primeira igreja do povoado à Santa Maria, Mãe de Jesus, sob o título de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, foi provavelmente dos primeiros habitantes e administradores europeus, de acordo com texto extraído do site da Diocese.
Nossa Senhora do Rosário é a padroeira de Paranaguá, a cidade pólo do Litoral do Paraná e conhecida como Berço da Civilização Paranaense.