Unidade de Saúde em Nova Brasília, na Ilha do Mel

Agora Litoral
Segue intensa a programação do Outubro Rosa em todas as unidades de saúde de Paranaguá. Diversas atividades estão sendo realizadas desde a última segunda-feira (1.º), quando houve o lançamento dos eventos que duram o mês todo com objetivo de fazer com que as mulheres da cidade procurem o serviço público de saúde com objetivo de realizar exame para o diagnóstico de câncer do colo de útero e de mama.

Na unidade de saúde do Bangu a programação começou nesta terça e haverá novamente no dia 16 de outubro, das 8h às 16h. Nos dias 4 e 18 será a vez do posto da Gabriel de Lara, no mesmo horário. Já na Serraria do Rocha será nos dias 4, 11 e 18. Outras unidades também contarão com atividades, que serão divulgadas na próxima semana.

Na unidade de saúde de Nova Brasília, na Ilha do Mel, além de lanche as mulheres que procuraram pelo serviço também participaram de sorteio de brindes e tiveram a oportunidade de cortar os cabelos. A equipe do posto, moradores e comerciantes se uniram para enfeitar o espaço com bexigas e outros adereços na cor rosa e assim chamar a atenção do público feminino para fazer os exame preventivo e também a mamografia.

Mulheres ganharam corte de cabelo
Postinho de Nova Brasília chamou atenção para a importância dos exames
Unidade de Saúde na Ilha do Mel foi enfeitada para chamar atenção das mulheres

IMPORTÂNCIA DOS EXAMES
A secretária municipal de Saúde e Prevenção interina, Lígia Regina de Campos, convida as mulheres parnanguaras a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Alerta que a descoberta precoce destes dois tipos de câncer faz com que as chances de cura sejam maiores. “É importante descobrir na fase inicial. Saúde não é brincadeira. Peço às nossas mulheres que se cuidem e façam os exames”, orienta a secretária.

Paranaguá registrou em 2017 um total de 9 mortes de mulheres devido ao câncer de mama e de colo de útero, conforme a enfermeira Luciane Tavares, responsável pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher. “Infelizmente tivemos essas perdas no ano passado. Mas isso tem que servir de alerta, para que as mulheres procurem o serviço e se previnam. A Secretaria de Saúde tem uma estrutura para atender as mulheres o ano todo, não somente em outubro”, alerta a profissional.

Para realizar o preventivo do câncer do colo de útero (também conhecido como Papanicolau) a mulher tem que procurar a unidade básica mais perto de casa e solicitar à equipe de enfermagem ou ao médico. A coleta é marcada e feita pelos próprios profissionais do posto. Já para a mamografia a paciente também dever ir a uma unidade e o exame será solicitado por um médico ou enfermeiro. Há o devido encaminhamento para uma empresa de diagnóstico por imagem, contratada pela Prefeitura de Paranaguá, com resultado em sete dias. Ambos os exames são gratuitos.

>> Deixe sua opinião