Ligue-se a nós

Notícias

Primeiro lugar no Vestibular da UFPR tem 17 anos e não fez cursinho

Luigi Peceguini é o novo calouro do curso de Engenharia Mecânica

Publicado

no

Paula Weidlich/Tribuna do Paraná

“Uma explosão de sentimentos e a sensação de que todo o esforço valeu a pena”. Assim o jovem Luigi Galvan Peceguini, de 17 anos, definiu como se sentiu na tarde desta quarta-feira (15) ao saber que foi aprovado em primeiro lugar no Vestibular 2020 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Luigi é o novo calouro do curso de Engenharia Mecânica.

Assim que soube do resultado, Luigi recebeu ligação de parabenização do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e partiu para a festa do tradicional banho de lama no Campus Agrárias, no bairro Cabral.

“Eu sabia que tinha ido bem nas provas, esperava ter sido aprovado, mas nunca imaginei que ficaria em primeiro lugar”, disse o novo calouro. “Eu já estava no carro, indo para o banho de lama, quando recebi a ligação do reitor da UFPR; foi emocionante”, conta Luigi, que conquistou a nota de 926,813, ficando à frente dos 38.453 candidatos que se inscreveram nesta edição do processo seletivo da UFPR.

Luigi comemora com a mãe, Rosane, o primeiro lugar geral no vestibular da UFPR. Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

Disciplina e muito estudo

O jovem, que era aluno do terceiro ano do ensino médio no Colégio Marista Paranaense, em Curitiba, conta que não fez cursinho e que esta foi a segunda vez que enfrentou as provas do vestibular da UFPR. “No ano passado fiz como ‘treineiro’, para ver como era. Este ano foi para valer, me preparei para isto”, diz Luigi.

Para alcançar seu objetivo e ser aprovado em Engenharia Mecânica, o rapaz, que mora com os pais, adotou uma intensa rotina de estudos. “Eu estudei bastante e planejei meu dia. Me organizei para estudar todos os dias, por pelo menos três ou quatro horas, todas as tardes, após voltar da aula. Só aos domingos eu repassava as matérias que tinham ficado para trás durante a semana e aproveitava para descansar”, revela.

Além da dedicação aos livros e apostilas, Luigi também credita seu bom desempenho às atividades esportivas, que manteve em seu dia a dia para recarregar as energias. “Fazer esportes também fez parte da minha rotina. Gosto de nadar, como hobby, e andar no parque, sempre que dá. Isso também ajudou muito durante minha preparação”, afirma.

Feliz com a aprovação, Luigi já pensa em seu futuro profissional. “Pretendo seguir carreira na engenharia mecânica, uma área muito importante na atualidade, que pode ajudar no desenvolvimento de novos produtos”, conta o jovem.

Deixe seu comentário!

Notícias

Mais três óbitos pela Covid-19 são confirmados pelo Hospital Regional

Mortes ocorreram na sexta e no sábado e foram confirmadas hoje.

Publicado

no

Por

O Hospital Regional do Litoral divulgou, na manhã desta segunda-feira (10), mais três óbitos em consequência da Covid-19. Os óbitos ocorreram na sexta (7) e no sábado (8).

As três mortes confirmadas são de uma mulher, moradora de Paranaguá, ocorrida na sexta-feira (7); de um homem, residente em Matinhos, também na sexta-feira; e de uma mulher, moradora em Antonina, no sábado (8).

A idade das vítimas não foi divulgada pela direção do hospital.

Com mais esses óbitos, o Litoral do Paraná soma 92 mortes de moradores da região em decorrência da infecção provocada pelo novo coronavírus.

São 57 em Paranaguá (mais 4 de residentes em outras cidades e contabilizadas nos municípios de origem), 10 em Pontal do Paraná, 9 em Matinhos, 7 em Guaratuba, 5 em Antonina, 3 em Guaraqueçaba e 1 em Morretes.

Continuar Lendo

Notícias

Caixa libera saques para trabalhadores nascidos em julho nesta segunda-feira

Calendário seguirá mês de nascimento do beneficiário.

Publicado

no

Por

A Caixa Econômica Federal libera nesta segunda-feira (10) o crédito dos novos saques do FGTS para os trabalhadores nascidos em julho.

Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual. Nesta etapa, poderão ser pagos até R$ 3,3 bilhões.

O saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de julho, estão liberados a partir de 17 de outubro (veja o calendário completo mais abaixo). A liberação dos créditos para os nascidos em janeiro começou em 29 de junho, e os saques para esse grupo começaram em 25 de julho.

Essa nova liberação do saque do FGTS se deu por meio de uma medida provisória, em razão da pandemia do novo coronavírus, que afetou as atividades econômicas e a renda dos trabalhadores.

A MP, no entanto, perdeu a validade no último dia 4, depois que o Congresso deixou de votar a medida no tempo previsto. A Caixa informou, no entanto, que vai manter o calendário de pagamentos.

Segundo o Ministério da Economia, um decreto deve ser editado disciplinando a produção dos efeitos.

Continuar Lendo

Notícias

TRAGÉDIA EM PARANAGUÁ: Empresário morre em acidente de trabalho

Peça de retroescavadeira atingiu o corpo dele na manhã de sábado.

Publicado

no

Por

Uma tragédia ocorreu no final da manhã de sábado (8) em Paranaguá, no Litoral do Paraná. O empresário Henrique Herzog Ziviani, de 38 anos, morreu após ser atingido pela peça de uma retroescavadeira.

O acidente foi no interior da empresa em que Henrique era um dos proprietários, no bairro Costeira.

Ele estava reparando uma das rodas do equipamento quando teria ocorrido um estouro e a peça atingido o corpo dele.

Com a violência do choque, Henrique teve morte instantânea.

Henrique, em foto do facebook

O falecimento de Henrique Herzog Ziviani, muito respeitado e estimado na cidade, foi lamentado nas redes sociais.

Ele era casado e pai de uma menina.

Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.