Agora Litoral
A primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, estará em Paranaguá nesta sexta-feira (25). Ela participará da campanha alusiva ao Outubro Rosa – para promoção de ações para melhorar a saúde das mulheres.
O evento Paraná Rosa em Paranaguá ocorrerá a partir das 14 horas, em frente ao Centro de Referência de Saúde da Mulher, na região central da cidade (ao lado da agência dos Correios).
Luciana Massa será recepcionada pelo prefeito Marcelo Roque e pela secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.
Em Paranaguá a ação será desenvolvida numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a 1.ª Regional de Saúde do Litoral.
Serão ofertadas às mulheres que comparecerem ao local coletas de preventivos de colo do útero, agendamentos de mamografias, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e diversas atividades. Palestras com profissionais também farão parte da programação, que deve durar a tarde toda.
A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, convida as mulheres de Paranaguá para participar do evento. “Estamos numa parceria com a 1ª Regional de Saúde para oferecer vários serviços em frente ao Centro de Referência de Saúde da Mulher. Durante o mês inteiro realizamos atividades em todas as nossas unidades para lembrar da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e no colo de útero. Este evento de sexta-feira com a primeira-dama do Paraná é outra grande oportunidade para atingir o público feminino”, comentou a secretária.
O Paraná Rosa tem o objetivo de percorrer 43 municípios do Estado durante o mês de outubro. A violência contra a mulher é outro tema abordado durante a campanha. Orientações serão prestadas durante o evento. “São várias atividades. Esperamos nossa população feminina para acompanhar essas ações que serão desenvolvidas na próxima sexta-feira”, reforçou a secretária Lígia.
SOBRE O PARANÁ ROSA
De acordo com informações do governo estadual, o Paraná Rosa é um projeto que foi idealizado pela primeira-dama, Luciana Saito Massa, com objetivo de levar a todos os cantos do Estado a informação, o cuidado e o acesso aos exames de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
“Desde o princípio, a ideia deste projeto é empoderar a mulher, fazer com que a vontade de se cuidar parta realmente dela. O Paraná Rosa é um projeto leve e humanizado; a mulher precisa entender que a prevenção não é somente fazer os exames, a prevenção é o cuidado com a auto-estima, e a prática de exercícios físicos, o cuidado com a alimentação, todos esses fatores contribuem para a prevenção do câncer”, comentou a primeira-dama, em matéria da Agência Estadual de Notícias.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, mostram que o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos. Até o mês de junho deste ano, ainda conforme dados divulgados pela Agência Estadual de Notícias, o Estado realizou 144.409 mamografias.
Já os exames preventivos de colo de útero foram 295.676. Para oferecer os testes, o Paraná conta com 179 mamógrafos SUS distribuídos nas 22 Regionais de Saúde. Em 2018 o número de óbitos em decorrência da doença alcançou 1.012 mulheres no Paraná.