Ad image

Preso suspeito de coordenar esquema de desvio de cargas em Paranaguá

Por
5 leitura mínima
Danielzinho é suspeito de coordenar desvio de cargas na cidade (Foto do perfil no facebook)

Agora Litoral
Policiais civis da 1.ª Subdivisão de Paranaguá prenderam, na madrugada desta quinta-feira, 17, numa casa noturna, um homem de 39 anos suspeito de ser o mentor de um esquema para o desvio de cargas na cidade. Outros dois suspeitos já tinham sido presos em flagrante, na semana passada, pelo mesmo motivo.

O gerente de transporte João Daniel de Barros, mais conhecido por “Danielzinho”, morador na Vila Divineia, foi preso em decorrência do cumprimento de um mandado de prisão expedido pela 2.ª Vara Criminal de Paranaguá e permanece recolhido no setor de carceragem da 1.ª SDP, à disposição da Justiça.

Segundo o delegado Nilson Santos Diniz, responsável pelas investigações, Danielzinho foi preso em decorrência da sequência das investigações realizadas pela delegacia local, a respeito da prisão dos primos Alcimar Jerônimo, de 35 anos, morador no Emboguaçu, e Luciano de Lima Jerônimo, de 41, residente no Jardim Samambaia.

“No dia 4 de maio, do corrente ano, dois policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (com sede em Curitiba), se dirigiram à cidade de Paranaguá para verificar uma denúncia de que num armazém, no bairro Alexandra, estaria sendo realizado o desvio de carga. A informação era de que um motorista, em posse de um documento falso, estava tentando carregar uma carga de fécula de mandioca, avaliada em R$ 100 mil”, disse Diniz.

O delegado relatou que as pessoas responsáveis pelo carregamento verificaram que o documento apresentado pelo motorista (Alcimar) era falso e quando os policiais da DFRC chegaram ao local para a abordagem, parte da carga já tinha sido carregada. “Os policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas deram voz de prisão a Alcimar e, durante a ação, chegou Luciano, que é primo do motorista que estava carregando o produto com a documentação falsa. O Luciano também estava participando do estelionato, mas ele não estava presente no armazém, pelo fato de já ser conhecido pela prática de desvio de cargas na cidade. Foi constatado que o Luciano estava coordenando toda a ação, sem aparecer, e também recebeu voz de prisão, sendo os envolvidos conduzidos à delegacia”, explicou.

COORDENAVA O ESQUEMA
O delegado Nilson Diniz contou que os primos foram autuados por estelionato, associação criminosa e uso de documento falso e permanecem recolhidos na carceragem local, preventivamente. Ele relatou que na sequência das diligências, realizadas pela 1.ª SDP, foi constatado que a pessoa responsável por toda a ação criminosa era Danielzinho. “Foi constatado que ele foi o responsável por entregar a documentação falsa ao motorista, providenciar o conjunto caminhão/trator utilizado no desvio, a documentação do veículo, a emissão de ordem de carregamento, além de orientar os outros envolvidos sobre onde seria realizado o carregamento. Então, ele era a pessoa que estava coordenando toda a ação delitiva, o desvio de carga propriamente dito”, disse.

Com estas informações, o delegado Diniz solicitou também a prisão preventiva de Danielzinho. “Assim que foi expedido o decreto prisional, que ocorreu na terça-feira, 15, começaram as diligências para o cumprimento da ordem judicial e, nesta madrugada, tivemos êxito em capturá-lo”, salientou Diniz.

Segundo o delegado, as investigações apuraram que Danielzinho já havia planejado o desvio de outras três cargas em Paranaguá. “Então, foi de suma importância a prisão destes indivíduos para impedir que outras cargas fossem desviadas”, declarou.

Danielzinho, que também está preso preventivamente, irá responder pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documento público e estelionato. “É importante frisar que a Polícia Civil, em Paranaguá, intensificará a repressão aos crimes de desvio de carga, que vêm causando prejuízos aos empresários do setor”, concluiu Diniz.

Nilson Diniz coordenou a investigação policial

NOTÍCIA RELACIONADA

Dois homens são presos por esquema de desvio de cargas em Paranaguá

MARCADO:
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile