Notícias
Prefeitura vai endurecer fiscalização para conter avanço do Aedes Aegypti
QUEM MANTIVER CRIADOURO SERÁ MULTADO
Agora Litoral
Com a proximidade do verão cresce a preocupação com o mosquito Aedes Aegypti. A Prefeitura de Paranaguá vai endurecer a fiscalização contra proprietários de casas e terrenos baldios onde for detectada a presença de criadouros do vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Junto a isso várias ações estão programadas para proteger a população.
O último Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (LIRA), realizado em outubro pela equipe do Setor da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), apontou alto risco. Em todos os pontos da cidade com armadilhas os agentes de endemias encontraram muitas larvas e isso acendeu alerta nas autoridades para que a partir de dezembro Paranaguá não venha a ter registro de uma nova epidemia de dengue ou até de outras doenças transmitidas pelo mosquito.
O prefeito Marcelo Roque determinou que o plano de ação da Prefeitura de Paranaguá inclua a retirada de criadouros e conte ainda com conscientização dos moradores. “Estamos fazendo isso desde o ano passado, mas nossa população está relaxando em relação a essa questão. Não podemos deixar que uma nova epidemia venha nos atingir. Por isso estamos tomando as providências também para endurecer a fiscalização”, alertou o prefeito.
Os agentes de endemias identificarão os pontos com criadouros em toda a cidade, de acordo com a secretária municipal de Saúde e Prevenção, Lígia Regina de Campos Cordeiro, que explica como funcionará a fiscalização. “Eles (agentes de endemias) farão a comunicação dos imóveis com presença de larvas aos fiscais da Vigilância Sanitária para que vão a campo verificar a situação. A equipe da Patrulha Ambiental também será informada sobre o ocorrido e terá que tomar providências”, disse a secretária.
Não haverá mais notificação, mas sim aplicação de multa, observa a secretária Lígia. “Como a população já está a par de sua responsabilidade neste processo de fiscalização, vamos multar diretamente, pois não podemos permitir que nossa população fique vulnerável à ação de pessoas que não estão se preocupando com as vidas delas mesmas e também de seus semelhantes”, completou a secretária. Toda a fiscalização é prevista em lei.
AÇÕES JÁ COMEÇARAM
Nesta semana as equipes de agentes de endemias estão em duas regiões diferentes da cidade: Ilha dos Valadares e Alexandra. Eles estão realizando a fiscalização dos imóveis e também prestando orientações necessárias aos moradores, bem como fazendo a retirada mecânica dos criadouros. “Nestes dois locais os dados de infestação foram alarmantes e por isso estamos com equipes concentradas. Estamos intensificando essas ações e continuaremos trabalhando bastante para que uma nova epidemia não venha a atingir a cidade”, salientou a superintendente de Vigilância em Saúde em exercício, Eliniz Mendes.
FAÇA A SUA PARTE – CUIDADOS GERAIS
Tampe os toneis e caixas dágua;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e da geladeira.
CUIDADOS
Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
Não tome qualquer medicamento por conta própria.
Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.