Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
PUBLICIDADE
Notícias

Prefeitura de Paranaguá e TCP entregam obras do Horto Florestal

PROJETO DA REFORMA TEVE INÍCIO EM 2018

Agora Litoral
A Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – entregaram nesta terça-feira (5), as obras de revitalização do Horto Florestal Municipal. A solenidade aconteceu às 11 horas, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), localizada na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, no Aeroparque.

O projeto da reforma do local teve início em 2018, com a construção de três novas estruturas – que foram construídas em um formato único, otimizando o espaço existente; implementação de bancadas em alvenaria para as bandejas e sistema de irrigação aéreo.

O investimento promovido pela TCP levou dois meses para a conclusão, pois foi realizada uma reforma estrutural no ambiente, passando de armação em canos de PVC para estrutura metálica. Além disso, foi feita a construção de passagem em paver, e foram instalados dois portões metálicos. A reforma estrutural ainda contemplou a instalação de três linhas de irrigação com dois compressores cada.
“A reforma integra o plano de Arborização do Município, que inclui também o auxílio na criação e implementação de uma Unidade de Conservação, na Ilha de Valadares, previsto para este ano”, explicou Juarez Moraes e Silva, diretor Institucional da TCP. “Nossa empresa reconhece o meio ambiente como parte integrante da política empresarial, por isso fizemos a aplicação direta do conceito de desenvolvimento sustentável”, complementou o gerente ambiental da TCP, Luiz Carlos Narok.

CONTRAPARTIDA
O secretário de meio ambiente, Vinícius Yugi Yigashi, disse que a medida da TCP foi uma contrapartida solicitada pela Prefeitura na concessão da Anuência Ambiental para as obras de expansão do cais e da área de retroporto. “A produção de mudas vai aumentar e, desta forma, os impactos emitidos pelo gás carbônico tendem a diminuir”, explicou.

O vereador Thiago Kutz destacou as atividades oferecidas pela Prefeitura no espaço. Para ele, o viveiro é uma importante ferramenta que fomenta a produção de maiores mudas.

O seu Olegário, funcionário público há mais de mais 30 anos, é o responsável pelas plantas na Semma. Ele foi homenageado por ser destaque na função que exerce com dedicação. “Sou apaixonado pelo meu trabalho e tenho o hábito de plantar desde criança. Eu só sei lidar com a terra e com o meio ambiente. Estou contente com o novo viveiro”, afirmou.

O prefeito Marcelo Roque parabenizou a atitude da empresa. “Que isso sirva de exemplo para outras empresas de Paranaguá. O TCP possui R$ 21 milhões em medidas compensatórias. Por isso, outras novidades virão. Queremos uma cidade melhor para todos e ter um desenvolvimento sempre sustentável”, comentou.

ACERVO
O Horto Municipal se destina à educação ambiental e recomposição de áreas degradadas, e conta com um acervo de mais de 1,2 mil mudas, espécies nativas da região de Paranaguá, entre elas: ipê amarelo (Handroanthus albus), sibipiruna (Caesalpinia pluviosa) e quaresmeira (Tibouchina granulosa). Com a expansão da estrutura, o Município deve expandir para a produção de mudas para a arborização pública.

No ano passado, a parceria da TCP com a Prefeitura de Paranaguá resultou em 30 projetos ambientais realizados. Os projetos fazem parte do processo de licenciamento ambiental das Obras de Ampliação do Cais Leste e beneficiam as comunidades no entorno do Terminal. A previsão é que em 2019, sejam realizados 46 projetos em parceria com o Município e comunidades.

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Que legal, tem muitas mudas grandes né da pra Prefeitura fazer uma campanha de entrega dessas mudas a população nas principais praças, é muito longe para várias pessoas e também a população poderia doar mudas, com jardineiros para orientar a população e de folhetes de como plantar. Já aproveitaria para plantar por aí, na Praça Tupi tem vários canteiros desperdicio que só tem mato dava pra deixar maravilhoso ali com árvores ornamentais né. Repassem a ideia Agora Litoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios