Ligue-se a nós

Notícias

Prefeitura anuncia ajuda a vítimas da ressaca em Paranaguá

Somente em Paranaguá, mais de 3,6 mil casas foram afetadas pela enchente provocada pela ressaca no último final de semana

Publicado

no

PARANAGUÁ, PR
Diário do Estado | Foto: Samuel Calado

 

As vítimas das enchentes provocadas pela ressaca do último final de semana devem receber apoio da prefeitura municipal de Paranaguá. O anúncio foi feito pelo prefeito Edison Kersten, que acompanhado das equipes da Defesa Civil da cidade, junto dos secretários de Meio Ambiente, Segurança, Agricultura, Pesca e Abastecimento, visitou quinze bairros que foram afetados pela cheia dos rios que circundam o município.

Segundo as estatísticas oficiais, 3.692 moradias sofreram com o alagamento somente em Paranaguá. O fenômeno ainda chegou a provocar estragos em outros pontos do litoral, como na Ilha do Mel onde casas ficaram danificadas, ou em Matinhos, onde as ondas destruíram parte da orla de alguns balneários.

Algumas das ações que já foram desenvolvidas na cidade contemplam melhorias nos bairros prejudicados. Desde o domingo (30), caminhões atuam na retirada de entulhos trazidos pelo mar em locais mais atingidos. Ainda segundo a prefeitura, obras de melhorias estruturais devem ser realizadas nas casas, e materiais de auxílio estão sendo distribuídos para recuperar os danos causados aos moradores. Outros bairros ainda devem ser visitados pela comitiva ao longo da semana.

Casas foram danificadas na Ilha do Mel (Foto: Roberto Santana / Arquivo Pessoal)

Casas foram danificadas na Ilha do Mel (Foto: Roberto Santana / WhatsApp)

Por conta da ocorrência, a Defesa Civil de Paranaguá também enviou equipes para a Ilha do Mel, que faz parte do município, para ajudar a população afetada. Por lá, residências localizadas à beira mar sofreram com o impacto das ondas que chegaram a atingir até 6 metros de altura, de acordo com a Capitania dos Portos no último comunicado.

Bairros afetados

O balanço divulgado pela prefeitura informa que pelo menos 16 bairros registraram ocorrências de alagamentos, os casos mais graves no entanto, ficam contabilizados nas vilas localizadas às margens do rio Itiberê (São Vicente, Santos Dumont, Ponta do Caju, Ilha dos Valadares), do rio Emboguaçu (Beira Rio, Vila Guarani, Jardim Iguaçu e Jardim Figueira) e do rio do Chumbo (Costeira e região). Entre outros bairros afetados estão Vila Garcia e também a Alexandra.

Em algumas ocasiões, casas foram invadidas pela maré alta e os moradores acabaram perdendo móveis, eletrodomésticos, alimentos e roupas. Não houve informações de desabrigados, mas teve quem preferiu se hospedar em residências de parentes ou amigos, temendo novas cheias. Até o momento, a secretaria de Meio Ambiente recolheu pelo menos 30 toneladas de entulho dos locais listados.

Água entrou nas casas no bairro Bom Retiro, em Matinhos (Foto: Marcia Cristine Vall / Arquivo Pessoal)

Casas ficaram alagadas e moradores contabilizam prejuízos (Foto: Marcia Cristine Vall / WhatsApp)

A superintendência de comunicação da prefeitura chefiada por Antônio Maninho Barbosa por sua vez, também auxilia no atendimento aos atingidos e as informações levantadas junto aos moradores são encaminhadas ao gabinete do executivo municipal.

Quem estiver precisando de ajuda pode contactar a Defesa Civil da cidade pelo telefone 153 ou 199, ou ainda ligar diretamente para (41) 3420-6165 (custo para uma ligação para fixo em Paranaguá ou área do DDD 41). O atendimento é gratuito.

Prefeito de Paranaguá Edison Kersten anunciou que prefeitura deve ajudar vítimas a maré alta - Foto: Samuel Calado / Divulgação

Prefeito de Paranaguá Edison Kersten anunciou que prefeitura deve ajudar vítimas a maré alta – Foto: Samuel Calado / Divulgação

Anúncio
Clique para comentar

Deixe um comentário!

Notícias

Guaratuba inicia programação de Natal já neste sábado

Evento é parceria entre empresários e Prefeitura

Publicado

no

Por

Ônibus "Sempre Natal" ficará na Praça Central

As atividades natalinas da cidade de Guaratuba, no Litoral do Paraná, começam com mais de um mês de antecedência, na noite deste sábado (23). Neste dia, um ônibus sairá às 19h30 do Parque de Eventos e se dirigirá até a Praça Central, onde acontecerá a abertura da programação “Sempre Natal”, que está sendo organizada por empresários da cidade com apoio da Prefeitura.

Na Praça haverá barracas de gastronomia, e na Rua Bom Sucesso a Feira de Artesanato se transforma em Feira de Natal, com a participação de artesãos convidados.

PROGRAMAÇÃO

Apresentações – Quartas e sábados, das 19h30 às 22h30 – Apresentações temáticas que encantam adultos e crianças.

Oficinas de Natal – Domingos, das 15h às 18h – Atividades especiais natalinas. Crianças se divertem com confecção de cartões de Natal, pintura no rosto e jogos.

Espaços Temáticos – A praça terá decoração natalina, muitas luzes, Casa do Papai Noel, presépio e “espaços instagramáveis” (locais para as pessoas divulgarem no Instagram ou outras redes sociais) que poderão ser acessados a qualquer hora do dia.

Barraca de Guloseimas – Todos os dias barraquinhas decoradas com opções deliciosas para complementar a magia de Natal.

Continuar Lendo

Notícias

Paraná representa o país em congresso mundial de Portos

Oportunidades estão sendo apresentadas em Miami (EUA)

Publicado

no

Por

Representantes da empresa Portos do Paraná

As oportunidades de negócios nos Portos do Paraná estão sendo apresentadas em Miami, nos Estados Unidos, no 28º Congresso Latino-Americano de Portos. A empresa pública paranaense representa os terminais brasileiros e participa do evento junto com a Autoridade Portuária de Santos. Além da feira de serviços e exposições, os representantes do Paraná participam de palestras, reuniões bilaterais, debates e visitas técnicas.
Considerado um dos principais eventos portuários do mundo, o Congresso reúne mais de 400 líderes e especialistas internacionais na área. A intenção da delegação paranaense é atrair investimentos e novos clientes, principalmente junto a países da América Central e do Norte.
“Queremos expandir os negócios, posicionando o Paraná como opção aos mercados latino-americanos”, disse o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia. “Aqui, apresentaremos as políticas desenvolvidas e planejadas pelos Portos do Paraná que culminaram numa redução de custos”.

O diretor empresarial da empresa pública, André Pioli, destaca que o momento é importante para mostrar os avanços da gestão e a eficiência na operação de cargas. “Os portos de Paranaguá e Antonina são extremamente competitivos e precisam reafirmar sua posição de referência em produtividade no mercado mundial”, afirmou.

As obras e os investimentos em infraestrutura terrestre e marítima também são destaque. “As melhorias viárias, a ampliação de cais e a dragagem fazem parte do nosso planejamento para receber a quantidade de carga prevista para os próximos 30 anos. Isso mostra aos investidores que estamos nos preparando para o futuro”, avalia Rogério Barzellay, diretor de engenharia e manutenção da Portos do Paraná.
EVENTO – O Congresso, promovido pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), acontece até esta quinta-feira (21). O evento traz os projetos portuários desenvolvidos na América Latina, as novidades dos negócios logísticos e vinculados à navegação e um espaço para a exposição comercial, da qual fazem parte as empresas fornecedoras mais representativas do setor.

Continuar Lendo

Notícias

Câmara de Paranaguá tem novo vereador

Jacaré foi empossado nesta segunda-feira (18)

Publicado

no

Por

Valdecir de Almeida Lenis, o Jacaré

Foi empossado na tarde desta segunda-feira, 18, na Câmara Municipal de Paranaguá, o primeiro suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) Valdecir de Almeida Lenis, o popular Jacaré.

O novo edil ocupará a vaga do vereador Ratinho (PSB), o qual se licenciou por 60 dias para a realização de um tratamento de saúde.

Em seu primeiro discurso, logo após assumir a vaga de vereador, Jacaré afirmou que buscará apresentar projetos na área do esporte.

A sessão de posse, ocorrida na sala da presidência da Casa de Leis, foi prestigiada por diversos vereadores.

Na eleição de 2016, Jacaré fez 711 votos.

Da CMP
Continuar Lendo
Anúncio
error: Cópia proibida.