Ad image

Prefeito abre Outubro Rosa com alerta para mulheres de Paranaguá

Por
8 leitura mínima
Prefeito Marcelo Roque

Agora Litoral
Uma solenidade em frente ao Centro de Referência de Saúde da Mulher marcou o início do Outubro Rosa em Paranaguá. O mês é dedicado às atividades de conscientização e realização de coletas de preventivos (Papanicolau) e exames clínicos de mama.

Todas as unidades básicas de saúde, incluindo as que atendem com horário estendido, contarão com atividades para conseguir aumentar a adesão pelo público feminino, buscando reduzir os casos dos dois tipos de câncer que mais acometem as mulheres: mama e colo de útero.

Centro de Referência de Saúde da Mulher

O Instituto Peito Aberto, a Pastoral da Aids, o Núcleo de Prevenção à Violência e Cultura da Paz, o Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher são parceiros da ação.

Durante o dia 1º foram oferecidos serviços para quem procurou o Centro de Referência de Saúde da Mulher em busca de exames.

No dia 19 todas as unidades abrirão as portas, mesmo sendo sábado, para realizar atividades para o Outubro Rosa, entre 8h e 17h.

O prefeito Marcelo Roque destacou que as mulheres devem se cuidar o ano todo, não somente no mês de outubro. “Seja de mama, de colo de útero ou qualquer outro tipo de câncer, tem que ter atenção redobrada para descobrir antecipadamente e assim ter uma chance maior de cura. Por experiência na própria família sei o que a doença faz não só com o paciente, mas com todos que estão à sua volta”, declarou o prefeito, que pediu à população feminina que procure as unidades básicas de saúde em busca de orientação e para realizar os exames.

A enfermeira Luciane da Cunha Tavares, responsável pelo Centro de Referência de Saúde da Mulher, lembrou que o câncer de mama é o segundo que mais mata as mulheres e que em Paranaguá não é diferente.

“Mesmo com todo nosso esforço muitas não entendem que o quanto antes fizerem o diagnóstico o tratamento vai ser menos agressivo e a chance de cura maior. É difícil educar, mas a gente não desiste. Fica o recado para nossas mulheres para que procurem nossas unidades no mês de Outubro, porque o serviço está cada vez mais próximo da população”, declarou a profissional.

Enfermeira Luciane da Cunha Tavares

Para a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, o empoderamento feminino fez com que as mulheres se esquecessem de coisas simples, como fazer o auto-exame. Ela aproveitou e apelou à população feminina de Paranaguá para que procure as unidades para realizar os exames preventivos e de mama, e também –  para aquelas que estão grávidas ou que pretendem gerar um bebê – para que amamentem.

“Não abram mão de amamentar, pois isso reduz a possibilidade de câncer de mama e útero, além de aumentar o vínculo com o filho, ser uma vacina poderosa que a criança vai receber”, ressaltou a secretária.

Programação completa para o Outubro Rosa nas unidades básicas de saúde:

  • Dia 14 – Unidade de Saúde Santos Scomação Maria Luiza – Campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h, com palestra e orientações.
  • Dias 9 e 23 – Unidade de Saúde Flora das Neves – Nova Brasília (Ilha do Mel) – Campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h, com palestra e orientações.
  • Dia 17 – Bairro Vila Santa Maria (Pastoral da Criança) – Campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h, com palestra e orientações.
  • Dias 18 e 19 – Unidade de Saúde Emir Roth (Ilha dos Valadares) – Campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h.
  • Dia 23 – Unidade de Saúde Norberto Costa (Ilha dos Valadares) – Campanha de preventivo e exame clínico da mama o dia todo, das 8h às 16h, e roda de conversa no dia 30 de outubro – com o tema câncer de mama e de colo.
  • Dias 14 a 19 – Unidade de Saúde Santos Dumont – Campanha de preventivo e exame clínico da mama das 8h às 16h, com palestras e orientações.
  • Dia 18 –  Unidade de Saúde Divinéia – Palestra sobre tema relacionado ao câncer de mama e preventivo.
  • Dias 08 a 19 – Unidade de Saúde Alexandra – Exposição de fotos e Testemunhos de mulheres que superaram o câncer, dia de beleza e palestras. No dia 10 de outubro, caminhada das rainhas do laço, com concentração às 8h30 na Unidade de Saúde.
  • Dia 08 – Pastoral da Criança da Vila do povo às 09h – Palestra sobre detecção precoce câncer de mama e prevenção câncer de colo uterino.
  • Dia 22 – Bairro Santa Cecília, às 9h – Palestra sobre detecção precoce câncer de mama e prevenção câncer de colo uterino.
  • Dia 08 – Unidade de Saúde Jardim Araçá – Campanha de preventivo e exame clínico da mama com roda de conversa sobre DSTs e coleta de testes rápidos, às 14h
  • Dia 15 – Unidade de Saúde Jardim Araçá – Conversa sobre câncer de mama e importância de coleta de preventivo na unidade de saúde, das 8h às 16h.
  • Dias 09 , 11 , 17 – Unidade de Saúde Vila Garcia – Serão realizadas diversas atividades como palestra, roda de conversa e orientações.
  • Dias 10 e 17 – Unidade de Saúde Serraria do Rocha – Palestra sobre câncer de colo do Útero.
  • Dia 24 – Unidade de Saúde Serraria do Rocha – Vacina do HPV.
    Coleta de preventivos e exame clínico da mama por livre demanda todos os dias, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Dia 16 – Palestra na Unidade de Saúde do Porto Seguro, com o Instituto Peito Aberto.
  • Dias 21 a 25 – Unidade de Saúde Vila Guarani – Campanha de preventivo e exame clínico, das 8h às 16h, com palestra e orientações.
  • Dias 09, 10 e 11 – Unidade básica Jardim Iguaçu – Campanha de preventivo e exame clínico de mamas na unidade de saúde, o dia todo, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

HORÁRIO ESTENDIDO

Será realizada coleta também no horário estendido, nas seguintes unidades e dias, das 18h às 22h:
Unidade de Saúde Emir Roth – Ilha dos Valadares – Dias 2, 9, 16, 23 e 30.
Unidade de Saúde Jardim Iguaçu – Dia 3.
Unidade de Saúde Divinéia – Dia 7.
Unidade de saúde Vila do Povo – Dias 11 e 25.

Da PMP
MARCADO:
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile