Ligue-se a nós

Notícias

Portos do Paraná apresenta resultados do monitoramento da pesca

Trabalho informa o tipo de embarcações utilizadas, os métodos de captura, locais de desembarque, entre outras informações

Publicado

no

Fotos: Claudio Neves

Os resultados do monitoramento da pesca de 2022 na área de influência da Portos do Paraná foram apresentados durante reuniões com as comunidades marítimas, no Litoral. De acordo com o acompanhamento realizado pela empresa pública, no ano passado foram capturados 232.952 quilos e 20.080 dúzias de pescados nos pontos monitorados. 

O trabalho informa o tipo de embarcações utilizadas, os métodos de captura, locais de desembarque, entre outras informações que ajudam a fortalecer a pesca artesanal no Litoral do Estado.

Equipes da Portos do Paraná já conversaram, desde julho,  com pescadores de Guaraqueçaba, Antonina e Maciel, e ainda têm agenda a ser cumprida em Paranaguá. “A Portos do Paraná, por exigência do Ibama, faz o monitoramento da atividade pesqueira  no complexo estuarino de Paranaguá e Antonina  e, uma vez por ano, fazemos a devolutiva para as comunidades do que foi monitorado”, diz Pedro Pisacco Cordeiro, coordenador de Comunicação, Educação e Sustentabilidade da Diretoria do Meio Ambiente da empresa pública.

DADOS

De acordo com os dados levantados, foram produzidas 233 toneladas e 20 mil dúzias de 67 tipos de recursos pesqueiros explorados. 

Anúncio

O camarão-sete-barbas aparece em primeiro lugar com 46.290 quilos; seguido pela tainha, 45.846 quilos;  pescada-bembeca, 28.813 quilos; bagre-branco, 17.190 quilos; e baiacu-cascudo, 13 mil quilos. 

Entre as dúzias, se destacam o caranguejo-uçá, com 4.461 dúzias; o siri com 772 dúzias e 3.247 quilos;  e a ostra, com 8.107 dúzias desembarcadas no Mercado de Paranaguá e na Vila Guarani.

Para o oceanógrafo José Hugo Guanais, responsável pelo monitoramento, é um momento importante de apresentar os resultados para as comunidades. “A gente traz informações mais específicas e passa um feedback desse monitoramento do qual eles participam.  Assim, temos conhecimento da pesca e como ela vai se desenvolvendo ao longo do tempo “, destaca.A apresentação dos dados finais também é uma oportunidade da Portos do Paraná estreitar o relacionamento com essas famílias. “Aproveitamos para fazer mais uma etapa do diagnóstico socioambiental e esse trabalho subsidia a execução do programa de educação que a empresa pública realiza. São identificados quais as demandas e questões relacionadas ao meio ambiente que o Porto, de alguma forma, pode colocar no programa de educação ambiental de modo a colaborar com o fortalecimento da comunidade”, explica Pedro.

Edson da Silva Cordeiro, presidente da Associação Comunitária dos Pescadores da Ilha do Maciel, destacou a participação da empresa pública junto à comunidade litorânea. “O Porto, para nós, tem sido uma benção porque agora está para sair o trapiche, que é um sonho nosso, da comunidade. O Porto tem auxiliado e essa reunião com as comunidades marítimas foi boa com o oferecimento de cursos. Nós estamos aqui lutando pela nossa comunidade junto com o Porto”, afirma.

Portos do Paraná apresenta ações e projetos em seminário de inovação

A empresa pública Portos do Paraná participou no último dia 17 do Seminário: “O litoral em inovação, o futuro em nossas mãos”, no auditório do Instituto Superior do Litoral (Isulpar), em Paranaguá. Durante a palestra, o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana, apresentou os principais projetos e ações dos portos paranaenses em andamento e previstos para os próximos anos.

Anúncio

O evento foi organizado pelo Sistema Regional de Inovação do Litoral (SRI Litoral) junto à Prefeitura de Paranaguá, ao Governo do Estado e ao Sebrae Paraná.O executivo participou do painel Economia Azul, apresentando as iniciativas ambientais dos portos e mostrando que estas são mais inovadoras do que se possa imaginar.

“Na atividade portuária enfrentamos desafios diários, desde licenciamentos para obras e projetos até na relação porto-cidade e com comunidades locais que estão na área de influência dos portos de Paranaguá e Antonina”, explica o diretor de Meio Ambiente.

“Além disso, cada vez mais os portos paranaenses buscam atuar seguindo as melhores práticas ESG, ou seja, focado em questões ambientais, sociais e de governança”, pontua.

SEMINÁRIO 

O seminário foi dividido em três painéis: 

– Desafios e Oportunidades para a C, T & I do Paraná e do Brasil; 

Anúncio

– Inova Litoral: SRI e o Desenvolvimento Econômico Sustentável; 

– Economia Azul: inovação tecnológica e novas cadeias de negócios.O evento reuniu representantes do setor acadêmico, Governo Estadual, Sebrae, CREA-PR, CUFA-PR, entre outros. Ao longo do evento, as entidades defenderam e estimularam a inovação no Litoral do Paraná, com iniciativas das mais simples até as mais complexas e a necessidade de integração entre os órgãos fomentadores.

Da Portos do Paraná

Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.