Ligue-se a nós

Notícias

Porto de Paranaguá recebe mais um grande navio-tanque

Estava atracado no píer da Cattalini.

Publicado

no

Hafnia Guangzhou tem 228,39 metros de comprimento (LOA) e 38,04 metros de largura (boca).

Mais um grande navio do segmento de granéis líquidos opera no Porto de Paranaguá. Atracado no píer privativo da Cattalini Terminais Marítimos, o Hafnia Guangzhou descarregou óleo Diesel, vindo dos Estados Unidos. A embarcação de bandeira maltesa tem 228,39 metros de comprimento (LOA) e 38,04 metros de largura (boca).

É a manutenção da infraestrutura marítima, como explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, que permite que os portos de Paranaguá e Antonina possam receber navios maiores e funcionar com plena capacidade operacional e segurança.

“Tanto nós, da Autoridade Portuária, quanto os terminais privados investimos permanentemente em dragagem, sinalização náutica, e demais obras e tecnologias necessárias para que os portos paranaenses possam seguir gerando divisas, renda e trabalho com operações seguras e de qualidade operacional”, afirma.

OPERAÇÃO – Segundo a Cattalini, o navio está atracado no berço externo do píer e é maior que o “Cielo Rosso”, recebido no último mês de maio, com 228 metros de comprimento (LOA).

“Em média, os navios regularmente recebidos têm entre 147 e 195 metros de comprimento, mas o píer privativo está preparado para receber navios de até 229 metros”, informa a empresa, em nota.

Anúncio

O navio atracou na última terça-feira (13/7) e zarpou no final da tarde de quinta-feira (15/7).

GIGANTES – Os maiores navios recebidos no Porto de Paranaguá para carregar granéis sólidos de exportação têm 292 metros de comprimento (loa) e 45 metros de largura (boca): Pacific Myra (no último mês de abril; E.R Bayonne (em julho de 2020); Pacific South (em junho do ano passado).

De Carga geral, segundo a Diretoria de Operações da Portos do Paraná, o maior navio que opera pelo Porto de Paranaguá é o Glovis Solomon, com 232,39 metros.

O maior navio de fertilizante já a atracar e descarregar foi o Tramp Lady, de 225 metros, recebido no dia 29 de janeiro. A embarcação abriu oportunidade para fazer o retorno ao Exterior levando granéis de exportação, já que tem as dimensões dos navios que regularmente operam com soja, milho, farelo e açúcar.CONTEINEIROS – O maior navio de contêineres a atracar no Porto de Paranaguá foi Hyundai Loyalty, em maio de 2018, de 339,62 metros de comprimento e 45,6 metros de largura, mas com capacidade de carga para 8.600 TEUs.

No ano passado, também entre os maiores navios, foram recebidos, em junho, o MOL Beauty e o MOL Beacon, ambos com 336,9 metros de comprimento e 48,3 metros de largura e capacidade para 10 mil TEUs.

Entre os navios com maior capacidade de carga do segmento a operar no Porto de Paranaguá está o Kota Pusaka (outubro de 2020), medindo 330 metros de comprimento (LOA) com 48,2 metros de largura (boca), com capacidade de carregar 11.923 unidades de contêineres (TEUs).

Anúncio

Com essas mesmas dimensões ainda operam em Paranaguá os conteineiros Kota Pemimpin, Seaspan Harrier, Seaspan Osprey, Paranagua Express, e Montevideo Express.

O terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, operado pela empresa TCP, está localizado em posição geograficamente privilegiada, no centro do principal eixo logístico de entradas e saídas de cargas do país.

A empresa já tem autorização para operação de navios New Panamax (de 368m x 52m), sendo o primeiro terminal do Brasil com essa permissão.

Da Portos do Paraná / Fotos: Rafael Nakamura
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.