Ligue-se a nós

Notícias

Porto de Paranaguá implanta estação meteorológica para evitar acidentes

Tecnologia vai disponibilizar medições e alertas em tempo real

Publicado

no

A Portos do Paraná implantou uma estação meteorológica própria que disponibilizará medições e alertas em tempo real sobre as condições atmosféricas no Porto de Paranaguá. A ferramenta poderá ser acessada por toda a comunidade portuária, servindo de auxílio na prevenção de acidentes de trabalho.

“A atividade exige trabalho em altura e sincronia com algumas condições de clima e tempo. A estação permite que a Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho e a equipe da Operação disparem alarmes de condições adversas”, explica João Paulo Ribeiro Santana, diretor de Meio Ambiente da empresa pública.

O equipamento WS 18 trabalha em conjunto com o aplicativo Plugfield, disponível para aparelhos celulares com sistema Android e IOS. O módulo de GPS permite medir o índice pluviométrico, temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, radiação solar e raios ultravioleta.

De acordo com Santana, a ferramenta poderá auxiliar os navegadores, não só de grandes embarcações (muitas já possuem equipamentos semelhantes) como as de pequeno porte.

 “A Marinha já emite os seus alertas, mas os rebocadores, os barcos de apoio podem ter também em seus celulares, na palma da mão, a estação meteorológica do cais e todos os seus dados em tempo real”, destaca Santana.

Anúncio

O novo equipamento tem bateria de lítio que pode durar até oito dias e é alimentada com energia solar.

ALERTAS – Mesmo com a disponibilidade do aplicativo, a Portos do Paraná continuará emitindo os avisos de condições climáticas adversas na faixa portuária.

“Os alertas para a velocidade do vento, pressão, entre outros, serão mantidos, para que a comunidade se prepare preventivamente”, diz o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti.

A preocupação com as condições climáticas faz parte da Norma Regulamentadora 29, que trata dos critérios de segurança no porto.

“Essa norma traz uma série de cenários acidentais que têm que ser tratados dentro dos planos de emergência, entre eles as catástrofes climáticas.  Há alguns meses registramos a passagem de um ciclone bomba, que gerou diversos problemas para o porto. Com a estação será possível antecipar situações semelhantes”, afirma o assessor especialista de Segurança no Trabalho, Felipe Zacharias.

Anúncio

Os interessados em conhecer e usar o aplicativo em suas funções devem baixar o Plugfield nas lojas de aplicativos Google Play (Android) ou App Store (Iphone) e usar o login “comunidadeportuaria.pr”  e a senha “comunidadeportuaria”.

Da Portos do Paraná

Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.