Notícias
Policial militar mata oito e tira a própria vida no Oeste do Paraná
Tragédia aconteceu entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira
O policial militar Fabiano Junior Garcia matou oito pessoas, dentre elas seus três filhos, e em seguida tirou a própria vida. A tragédia aconteceu entre a noite de quinta (14/07) e a madrugada desta sexta-feira (15/07), nas cidades de Toledo e Céu Azul, no Oeste do Paraná.
A chacina
Garcia trabalhou até às 19h de quinta-feira (14), como de costume, sendo motorista do oficial CPU. Por volta das 23h ligou ao cunhado informando que matou a esposa, Kassiele Moreira, de 30 anos, e a filha do primeiro casamento, uma menina de 12 anos. Viaturas deslocaram-se até a região central de Toledo. Lá os policiais encontraram os dois corpos. Depois disso, Garcia foi até outro endereço, onde matou a mãe de 79 anos a facadas e o irmão de 50 anos a tiros.
Logo em seguida, percorreu aproximadamente 65 km para chegar em Céu Azul. Em uma propriedade rural matou com disparos de arma de fogo dois filhos, uma menina de 8 anos e um menino de 4 anos. Militares tentaram localizar o rapaz, mas não conseguiram. Depois disso, Fabiano Garcia voltou para Toledo e matou dois jovens de 17 e 19 anos, que andavam na rua.
Os detalhes da tragédia foram repassados pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, em coletiva de imprensa.
O coronel disse que a Polícia Militar tomou conhecimento dos crimes e tentou prender o agente antes que ele retornasse para Toledo para matar a mãe, o irmão e outros dois jovens.
“Os oficiais tentaram localizá-lo; foi mandado reforço para lá. Ele falou para um oficial que estava fugindo para Foz do Iguaçu, o que não era verdade. Foi tentado de todas as formas dar voz de prisão a ele”, informou.
Suicídio
Conforme a PM, os policiais avistaram o GM Vectra, de cor branca, de Garcia se aproximando próximo de sua residência, na Rua Rui Barbosa. O carro então parou e houve um disparo.
Os policiais então também efetuaram disparos nos pneus e radiador do carro, para impedir uma fuga. Ao verificarem o carro, constataram que Garcia havia tirado a própria vida.
Garcia gravou áudios aos familiares e amigos explicando a motivação
O Comandante Geral relatou que o Soldado gravou áudios aos familiares e amigos explicando a situação. “Deu a entender que a motivação foi ele não aceitar a separação e algumas dívidas que ele tinha”. Além disso, o coronel Hudson presume que Garcia tinha um planejamento para o crime.
“Ele era um excelente policial, e isso causa uma surpresa para toda a corporação, e em especial para quem conviveu com ele”, disse.
Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Toledo e Cascavel. Além do autor da chacina, morreram:
- Kassiele, esposa, de 28 anos
- Miguel, filho, de 4 anos
- Kamili, filha, de 9 anos
- Amanda, enteada, de 12 anos
- Irene, mãe, de 78 anos
- Claudiomiro, irmão, de 50 anos
- Kaio, desconhecido do PM, 17 anos
- Luiz, desconhecido do PM, 19 anosFabiano Garcia com a família (arquivo pessoal)
Garcia tinha 37 anos, trabalhava no 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo e estava há 12 anos na corporação.
Por meio de nota, a Polícia Militar lamentou o caso e disse que o policial envolvido no caso não tinha registros de problemas psicológicos. A PM informou que também disponibiliza atendimento psicológico aos policiais da região.
A arma utilizada era da Corporação e o carro usado pelo agente foi apreendido e era particular. A Polícia Civil investiga o caso.
Com informações da Catve e G1PR
Notícias
Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro
O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.
De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.
O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:
- Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
- Solicitar mudança para até três instituições de preferência
- Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável
O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:
- RG e CPF do estudante
- Comprovante de residência atualizado
- Histórico escolar
- Comprovante de vacinação (para rematrícula)
- Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).
A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.
Da AEN
Notícias
Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná
Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período
O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).
ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.
Confira o Boletim Semanal completo neste LINK.
. Mais informações sobre a dengue estãoNotícias
Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina
Achado foi na tarde desta segunda-feira
O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.
Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.
O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.
Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.