Ligue-se a nós

Notícias

Polícia Civil faz balanço de operação contra o tráfico de drogas no Litoral

‘PRAIA LIMPA’ OCORREU EM MATINHOS E PONTAL

Publicado

no

Agora Litoral
Sete pessoas foram presas preventivamente durante a Operação Praia Limpa, deflagrada pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) na manhã desta terça-feira (4), suspeitas de ligação com o comando do narcotráfico no Litoral do Paraná. Duas pessoas ainda seguem foragidas e, durante a ação, foram apreendidos diversos celulares, porções de maconha, munições de diferentes calibres de uso restrito e um veículo Honda Civic com droga em seu interior.

A operação, antecipada em razão do assassinato do investigador Jorge Brito, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), aconteceu em Matinhos, Pontal do Paraná e alguns balneários da região.

“Nós infelizmente acompanhamos desde o final do ano passado um aumento no número de homicídios na região do litoral, e uma presença maior de traficantes dominando a área. Diante disso, iniciamos algumas operações lá, sendo as duas primeiras de buscas e apreensões, onde prendemos pessoas de menor porte no narcotráfico da região. Com isso conseguimos obter provas, indícios e informações que nos levaram a identificar três quadrilhas distintas”, explicou o delegado Rodrigo Brown, do Cope.

As provas apreendidas durante as duas operações deflagradas pela Polícia Civil foram apresentadas ao juiz da Vara Criminal de Matinhos, que decretou as prisões preventivas.
“São pessoas ligadas ao comando do narcotráfico da região, e na verdade essa operação seria realizada um pouco mais para a frente, com mais planejamento, mas infelizmente tivemos o fato trágico neste fim de semana, a morte estúpida e desnecessária de um policial civil da DHPP”, afirmou o delegado.

Sete mandados de prisão preventiva foram expedidos, sendo que cinco foram cumpridos durante a operação desta manhã e duas pessoas, de 34 e 42 anos, seguem foragidas. As outras duas prisões aconteceram durante a ação, sendo uma em flagrante e outra de um homem foragido do sistema penitenciário.

Anúncio

MORTE DO POLICIAL
De acordo com o delegado Brown, a morte do policial civil Jorge Fernando Brito, de 30 anos, provocada por um desentendimento do investigador com um traficante da região, foi determinante para a antecipação da operação, que mostrou a força da polícia. “Um traficante não pode fazer o que bem entender. Se atenta contra a vida de um policial, sabendo que ele é policial, o que ele não faria com pessoas normais, com trabalhadores e moradores da região?”, indagou.

A decisão de adiantar a ação, porém, teria prejudicado a atuação policial, conforme o delegado. “Isso até prejudicou um pouco, pois a grande movimentação policial fez com que em outros endereços que buscamos não houvessem drogas e armas, os bandidos já suspeitavam que aconteceria uma ação em decorrência da morte, então acabou atrapalhando um pouco nas apreensões”.

Além disso, a operação também foi considerada pelo delegado um preparo para a Operação Verão, que está se aproximando. “É necessário que a polícia já faça ações preventivas uma vez que ficaria difícil posteriormente correr atrás desses traficantes com grande número de pessoas e aumento de ocorrências. Desde já a polícia vem mapeando as quadrilhas do litoral para que possamos garantir um verão mais seguro para a população e veranistas”, completou.

Os presos devem responder por tráfico de drogas, associação ao tráfico e, em alguns casos, por posse ilegal de munição de uso restrito. Equipes do Cope seguem em busca de dois foragidos.

PRESOS NA OPERAÇÃO PRAIA LIMPA
Foram presos na operação: Kevin Roberto Dal Osto, de 23 anos, Vera Lucia Ribeiro, 38, Gustavo Luiz da Rocha Alencar, 27, Dirceu Kilian de Paulo Fidelis, 43, Bryan de Amatino, 29, Janio Rogerio dos Santos, 42, e Alexandre Almeida da Silva, 21 (já estava preso). Estão foragidos Leandro Santos Silva, de 34 anos, e Sandra Mara Horning, de 42.

Informações e fotos: Polícia Civil 
Anúncio
Anúncio

Notícias

Matrículas e rematrículas na rede estadual estão abertas até 29 de novembro

O processo é voltado para novos estudantes e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

Publicado

no

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) informa que o período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025 segue aberto até 29 de novembro. O processo é voltado para novos estudantes que desejam ingressar na rede estadual e também para aqueles que já fazem parte da rede, mas que ainda não confirmaram sua vaga.

De acordo com a Seed-PR, mesmo os alunos que perderam o prazo inicial de rematrícula podem regularizar a situação dentro do período atual. “O sistema permanece aberto e é possível confirmar a vaga ou até mesmo solicitar uma nova escola, se houver interesse. Nosso objetivo é assegurar que nenhum aluno fique sem acesso à educação no próximo ano”, reforça a chefe do Departamento de Governança de Dados, Fernanda Evangelista.

O procedimento é realizado exclusivamente online, por meio da Área do Aluno no site oficial da Seed-PR. No sistema, os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos podem:

  • Confirmar a vaga na escola indicada pela Secretaria
  • Solicitar mudança para até três instituições de preferência
  • Escolher cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, quando aplicável

O resultado da solicitação será enviado por e-mail, com informações sobre a alocação do estudante.

Documentos necessários

Para efetivar a matrícula ou rematrícula, os seguintes documentos devem ser apresentados:

Anúncio
  • RG e CPF do estudante
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico escolar
  • Comprovante de vacinação (para rematrícula)
  • Documento do responsável legal (para menores de 18 anos).

A documentação pode ser anexada na plataforma ou entregue presencialmente na escola até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro de 2025.

Da AEN

Continuar Lendo

Notícias

Boletim semanal da dengue confirma mais 308 casos no Paraná

Regional de Paranaguá é a terceira com maior número de diagnósticos confirmados neste período

Publicado

no

Por

O novo informe semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (19) pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), registrou mais 308 casos da doença e nenhum óbito no Estado. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.

As Regionais de Saúde com o maior número de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (967); 15ª RS de Maringá (419); 1ª RS de Paranaguá (350); 2ª RS Metropolitana (340) e 8ª RS de Francisco Beltrão (247).

ZIKA E CHIKUNGUNYA
Neste período foram confirmados 13 casos de chikungunya e 14 de zika vírus.

Confira o Boletim Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.

Continuar Lendo

Notícias

Encontrado corpo de adolescente que se afogou na tarde de domingo em Antonina

Achado foi na tarde desta segunda-feira

Publicado

no

Por

O corpo do adolescente, de 13 anos, que se afogou no domingo (17), na baía de Antonina, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (18). Ele estava brincando com a irmã, de 15 anos, na região do Portinho, quando mergulhou e não retornou à superfície.

Equipes de resgate foram acionadas e iniciaram as buscas pelo jovem na sequência, resultando no achado do corpo sem vida na data de hoje.

O menino seria morador em Antonina e a tragédia ocorrida comoveu a cidade e região litorânea.

Até o fechamento dessa matéria, não foi divulgada a identificação da vítima.

Continuar Lendo
Anúncio

Copyright © 2020 Agora Litoral

error: Cópia proibida.